Observatório Alviverde

21/09/2019

O ASSUNTO É BORJA!


Borja está no esquema de Mano e pode jogar, amanhã, domingo, contra o Fortaleza, ainda que não comece como titular.

O titular, evidentemente, será Luiz Adriano, melhorando a cada jogo e fazendo jus à condição de dono da posição, ainda que pressionado, também, por Deyverson e Henrique Dourado.

Os críticos de Borja afirmam que o colombiano é um jogador tecnicamente muito fraco.

Acusam-no de não ter intimidade com a bola, de não saber cabecear de não saber conduzir a bola em velocidade...

Vão além e garantem que ele também não tem capacidade para jogar de costas para os zagueiros e fazer parede para entrada de outros atacantes, não como se não bastasse o seu  péssimo controle de bola... 

Reconhecem, até, que Borja faz alguns gols em bolas divididas, mas acrescentam que, quando ele está em campo, a maior parte das bolas a ele dirigidas terminam, invariavelmente, nos pés dos adversários e que o time, via de consequência, parece jogar com um homem a menos.

Então, quando menos se espera ele enfia uma bola na rede, após ter perdido inúmeras chances, dando início, então,a  um grande lobby da imprensa para que ele seja mantido no time principal do Verdão. 

Só que os jornalistas que o defendem, via de regra aqueles parciais e identificados com seus times em pleno exercício da profissão (tremendo mau-caratismo), jamais o aceitariam comandando o ataque de seus clubes de preferência.

Mas há a corrente da torcida palmeirense que defende (ainda) o aproveitamento de Borja e muitos desses torcedores acreditam piamente que ele seja a melhor alternativa possível no elenco atual, para comandar o ataque palmeirense.

Quanto às limitações de Borja preferem minimizá-las e, na medida do possível, ignorá-las. 

Sob a alegação de que o que realmente importa é que um centroavante faça gols, independentemente melhor ou pior condição técnica, fazem prevalecer o inesquecível bordão de meu amigo e grande narrador esportivo, Enio Rodrigues Caraçi, araraquarense, um dos maiores da história e grande palmeirense que dizia ao microfone da Rádio Bandeirantes toda a vez em que narrava um gol: 
" o que vale é bola na rede"!

Mas a principal alegação dos Borjistas diz respeito aos sistemas de jogo e às táticas adotadas pelos técnicos que o dirigiram.

Sob Róger ele dividiu boas e más atuações, mas com Felipão ele chegou ao fundo do poço justamente por não se adaptar a um esquema (mais velho do que o rascunho da bíblia) de ter de recuar e jogar a maior parte do tempo como um zagueiro ou defensor.

Mano já deixou transparecer que o colombiano se encaixa em seu esquema de jogo e sinalizou que, na medida do possível e de acordo com as necessidades, poderá  reaproveitá-lo!

Você acha que Borja merece outras chances?

Ou que não há mais lugar para o colombiano nesse Palmeiras de Mano Menezes?

COMENTE COMENTE COMENTE

O MAIS PROVÁVEL TIME DO PALMEIRAS PARA ENFRENTAR O FORTALEZA:
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Luan), Vitor Hugo e Diogo Barbosa; 
Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; 
Zé Rafael (Carlos Eduardo), Willian e Luiz Adriano

Com 39 pontos, o Verdão é o vice-líder do Brasileirão, com apenas 3 pontos atrás do Fla e vai enfrentar o ex-time de Ceni com 22 pontos em 14º lugar na classificação.

DETALHE:
Ainda que o Cruzeiro detone a urubuzada e o Palmeiras derrote o Fortaleza, o Verdão continuará no mesmo segundo lugar na tábua de classificação do Brasileiro..

Ocorre que o time carioca tem 13 vitórias e o Palmeiras, hoje com 11, completaria 12 naquele que é o primeiro critério de desempate, o número de vitórias.

No item saldo de gols, segundo critério de desempate, registre-se 24 x 16 para o time carioca em diferença enorme de 8 gols.

De qualquer forma, nessa hipótese o Palmeiras se igualaria ao Fla em número pontos ganhos, 42, o que já seria um grande passo do Verdão rumo à liderança definitiva da competição. (AD)