Observatório Alviverde

07/11/2013

2014 SERÁ MELHOR COM KLEINA OU SEM KLEINA?


 
 KLEINA DEVE FICAR OU SAIR?

O Palmeiras voltou à série A em 2014. Já não era sem tempo!.

Isto é o que, verdadeiramente, importa! 

 O Verdão, agora, tende a ser o campeão da série B -ainda não é - mas, se for, muito melhor!

Entretanto, se, por infelicidade, não vier a ser, não haverá nenhuma importância, pois o que vale, efetivamente, é o acesso! 

O resto é, simplesmente, vaidade para que não se diga que é o próprio resto!

Pensando nisso, pensemos, também no seguinte:

Kleina levou o Palmeiras à classificação a-n-t-e-c-i-p-a-da.

Foi um técnico correto, aplicado e trabalhador, que justificou cada centavo nele investido e em sua comissão técnica pelo Palmeiras.

Enfrentou todas as turbulências decorrentes do cargo como NENHUM outro treinador que conheço, nem Felipão, nem Luxa, nem ninguém.

Com o seu jeito humilde de ser, o seu modo vaselina de reagir e sua simpatia ao atender a mídia, conseguiu blindar o clube e o time da maior parte das crises e das ondas projetadas.

É óbvio que, pelo fato de o Palmeiras estar na segunda divisão, o clube ficou um pouco mais longe do foco maldoso da mídia curitiano-sãopaulina.

Entretanto, como negar a influência positiva de Kleina nesse aspecto, ignorando a sua condição de amortecedor de crises? Só não viu quem não quis ou quem não desejava ver!

Do ponto de vista técnico se ele não foi melhor, nunca esteve pior do que qualquer treinador que o antecedeu no Verdão no decorrer dos últimos anos, nem a Luxa, nem a Felipão ou qualquer outro!

Ou haverá alguém que dirá que o trabalho de Kleina foi inferior, por exemplo, ao de Felipão, o grande responsável pelo descenso palmeirense, noves fora CBF, tribunal, mídia e a juizada sem vergonha?

Detalhe: Kleina trabalhou a um custo infinitamente menor do que qualquer deles!

Fui, inicialmente, contra a contratação de Kleina pois sabia de sua inexperiência de seu "tipo" de comando, que só funciona a longo prazo, num momento em que o problema do Palmeiras era imediato.

Por isso, cravei, antecipadamente, que ele seria impotente para tirar o Palmeiras do descenso! 

Acertei na mosca, mas o alvo era fácil! Só não enxergava quem não quisesse enxergar!

Da mesma forma, não quero dizer que Kleina seja o técnico ideal para um clube da tradição do Verdão. Longe disso!

Mas há um porém: Hoje, "quem seria o técnico ideal para o Palmeiras?"

Na circunstância atual, confesso-lhes, não existe em disponibilidade no mercado um técnico que se possa considerar ideal para o Palmeiras.

Existem, apenas, expectativas, esperanças e promessas, mas, tudo isso Kleina já representa, como se não bastasse o aspecto de estar dentro do clube e conhecê-lo profundamente.

Pergunto-lhes:

Quais, entre os melhores e mais conceituados treinadores do futebol brasileiro, ainda não trabalharam no Verdão? 

Pouquissimos!

Quantos deram certo?

Luxa e Felipão em tempos idos! 

Pois fiquem sabendo que qualquer famoso que se disponha a vir, só virá a peso de ouro. Prefiro que o clube invista em jogadores.

Ademais, creiam, em pouco tempo será crucificado pela mais vaidosa, exigente e ignorante de todas as torcidas brasileiras: parte da torcida paulistana do Palmeiras, resguardando-se a outra parte. 

Em uma frase, os estúpidos organizados e respectivos seguidores em pouco tempo destruirão o novo treinador se os resultados demorarem.

Quero lembrar que fui contra a contratação de Kleina...

Mas

Sou favorável à continuidade de Kleina...

Agora que ele adquiriu maturidade, experiência, maldade (no melhor sentido da expressão) e sabe o que é dirigir um clube de primeira linha como o Palmeiras conhecendo as nossas virtudes e vulnerabilidades, querem defenestrá-lo do cargo. É muita  falta de visão!

Porém, se o Palmeiras estiver disposto a demitir Kleina que o faça agora, a fim de proporcionar ao novo treinador a possibilidade de reiniciar o trabalho com mais antecedência!

Para que recomeçar tudo novamente, se já temos um longo caminho percorrido visando a 2014, com Kleina?

Deem reforços a Kleina, exijam dele um pouco mais de ousadia tática e o cobrem após o Paulistão!

Respeitando todas as linhas de pensamento a respeito do tema técnico do Palmeiras para 2014, essa é a minha opinião!

Um lembrete:

Não se esqueçam que o técnico campeão brasileiro de 2013, Marcelo Oliveira, está longe de ser qualquer dos chamados treinadores de ponta, medalhões do futebol brasileiro.

 COMENTE COMENTE COMENTE