Observatório Alviverde

01/12/2013

MUDA, PALMEIRAS!



 
Parece um estigma.

É só o Palmeiras aparecer em circuito nacional pela tv aberta  e o time perde o jogo.

Essa constante na vida do Verdão tem de ser encarada como propaganda negativa, com seriíssimas repercussões na vida e no futuro do clube.

Ontem, em Chapecó, ocorreu novamente.

Infelizmente o Palmeiras, mais uma vez,  apresentou-se representado por um time misto.

A consequência foi a perda de um jogo que, em condições normais, o Palmeiras não perderia.

O pior, foi a forma através da qual fomos derrotados, jogando um futebol feio, primário e ineficiente.

Como a Chapecoense usava camisa amarela, parecia que a Chape era o Palmeiras e o Palmeiras, a Chape.

É evidente que não posso criticar a postura de Kleina, que já colocou na alça de mira a temporada de 2014, ano de nosso centenário.

Na avaliação de Kleina, dando férias antecipadas à maioria dos jogadores, o Palmeiras tem condições de sair na frente de todos os adversários no que tange à preparação física.

Uma semana antecipada aos concorrentes , nas circunstâncias colocadas pelos especialistas em preparação física, pode, de início, fazer uma grande diferença.

De minha parte, não creio que seja exatamente assim, pois não atribuo o mais mínimo valor a essa tendência de preparação que visa, sem qualquer dúvida, a copiar novamente o modelo europeu.

Os clubes gastam verdadeiras fortunas com hotéis de luxo, nos quais são realizadas as concentrações que tanto irritam os jogadores, sobretudo os casados, que ficam muitos dias longe da família..

Mas, ai do clube que não se render a essa exigência.

A imprensa atribuirá, sempre, à falta da pré-temporada, qualquer tropeço ou qualquer fracasso em quaisquer competições.

É óbvio que não sou louco e que descarto uma pré temporada bem feita, de preferência, perfeita.

O que descarto é o exagero da hospedagem em hotéis de alto luxo, e, principalmente, o confinamento desnecessários dos atletas por quase um mês quando todos ficam, inultilmente, longe de casa, apartados de suas famílias.

Aí,  muitos almofadinhas da mídia, que não manjam nada de preparação, colocam-se à frente das câmeras e microfones e fazem pose para dizer que "os times  têm de ficar concentrados, longe das famílias, a fim de que os atletas não se preocupem com os problemas de casa ou do dia-a-dia, que não partam para a "gandaia" e se recuperem mais rapidamente".

Embora em um ou outro caso isolado de jogadores solteiros possa funcionar, no que se refere à maioria, os casados, é sempre contraproducente e não funciona. 

Quem não sabe que qualquer recuperação se acelera quando se tem o carinho e a presença da família?

Então, o ideal seria esse trabalho ser realizado de forma um pouco mais amena, nos centros de treinamento das equipes, preferentemente, em regime que antigamente se chamava de semi-internato. 

Se acham que os solteiros vão se perder na noite -duvido muito em razão da pesadíssima carga de treinamento- que estes, sim, fiquem concentrados.

Além de não sofrer nenhum processo desgastante na pré-temporada, os clubes gastariam muito menos e não começariam o ano no vermelho.

Em relação ao Palmeiras, antes da pré-temporada, o clube precisa fazer uma devassa total no elenco.

Kleina e a diretoria precisam dispensar, desde que de forma profissional e inteligente, a maior parte desse elenco, sobretudo no que se refere aos reservas, os chamados jogadores para compor o elenco..

O jogo de ontem em Chapecó provou o que se sabia. isto é, deixou claro que temos -muito mais- jogadores de segunda categoria do que atletas capazes de entrar no time à altura das necessidades do Palmeiras.

O meu temor é que Kleina, influenciado pela campanha dos jogadores para que ele ficasse, não trabalhe de uma forma profissional na hora da remodelação do plantel.

É preciso que ele considere que o Palmeiras, em 2014, estará de volta à divisão da qual ele nunca deveria ter saído, fazendo parte, novamente, da elite do futebol brasileiro.

Além disso, comemoraremos o centenário, uma data grata e importante para todos os verdadeiros palestrinos, aqueles vibram com o time, têm sede de títulos e que assistem a todas as competições das quais o time participa. Daqueles que, se possível fosse, assistiriam, até, à lavagem das camisas! 

Assim, é preciso que seja elaborado um trabalho profissionalíssimo no clube, a partir da escolha daqueles que vão compor o elenco em 2014.

A diretoria, por seu turno, tem de se aviar rapidamente e tratar de começar a trabalhar nos bastidores, junto à mídia, federações, tribunais esportivos e CBF, a fim de resolver os nossos problemas extra-campo, fatores esses que tem sido determinantes em nossos fracassos.

Mais do que isso, tem de cuidar, também, da imagem do clube e não permitir, como ontem, em jogos televisados para todo o país em circuito aberto, que, sob qualquer hipótese, o Palmeiras entre em campo representado por equipes mistas.

Quem não sabe que isso é contraproducente para a imagem do clube, desmotivando e desanimando as novas gerações de torcedores, que passam a admirar outras camisas e torcer para outros clubes!

Muda, Palmeiras! (AD)