Observatório Alviverde

28/07/2015

HUMILDADE E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL Á TORCIDA DO PALMEIRAS!


 Image result for humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém

Volto a discorrer sobre a humildade, ainda que pertencendo a uma torcida orgulhosa, altiva, muitas vezes arrogante e que, definitivamente, não cultiva (jamais cultivou) essa virtude.

Eu sempre ouvi dizer que humildade e canja de galinha não fazem mal a ninguém e, pude constatar, no decorrer de minha longa vida, que se trata de prova provada e de indesmentível realidade.

Sem querer estabelecer polêmicas (todos têm o direito à livre manifestação, até de discordar do bloguista), quero dizer o seguinte: 

talvez o único blogueiro que entendeu "in totum", isto é, integralmente, o meu recado de ontem, tenha sido Ney Verde. 

Como eu e tantos palmeirenses antigos, Ney se revela otimista, porém realista, menos atirado do que os palmeirense mais jovens, ao recomendar que "devemos comer pelas beiradas". Endosso-lhe as palavras, sapientíssimas!

Só quem vivenciou tantas decepções pretéritas em circunstâncias muito mais favoráveis do que esta, excelente, com a qual estamos em "lua de mel" pode avaliar e avalizar o que estamos afirmando.

Muitos interpretaram as minhas advertências de ontem como lances de pessimismo o que, garanto-lhes, não é verdade. 

Trata-se, apenas, de precaução decorrente de tantas outras situações que ficaram marcadas pelas frustrações.

Como esquecer a decisão do Paulistão com a Inter de Limeira, na década de 80, quando tínhamos muito mais time?

Dá pra esquecer a virada que tomamos do Vasco na Copa Mercosul, (ano 2000? 

E a decisão do Mundial de clubes em que o Palmeiras reunia melhores condições do que o adversário para sair-se vencedor?

Em todas essas ocasiões eu fui um incorrigível otimista! Por tudo isso e outras ocasiões que consegui retirar da memória, tenho muitos motivos para estar sempre com um pé atrás.

Ademais, o Brasileirão é um certame longo, temos ainda um turno e quatro jogos pela frente e tudo pode acontecer. 

De minha parte eu prefiro, apenas, afirmar que o tempo é bom, que o ambiente é propício e que são ótimas as perspectivas do Palmeiras.

Fique claro que, como (quase) todos, estou bastante otimista e acreditando na perspectiva do título. 

Sou (sempre fui) um pensador da possibilidade. 

Aliás, a esse respeito, há um livro sobre o assunto, o qual tive a sorte de ler, há anos, que marcou, de forma indelével, tanto a minha conduta pessoal quanto a minha vida. 

Faço questão de citar-lhe (despretensiosamente) o nome e o recomendo aos mais jovens pois se trata de uma fonte benfazeja de ensino, entusiasmo, de otimismo e de viver:

'O PENSAMENTO DA POSSIBILIDADE CONDUZ AO EXITO'. 
O autor é Robert H. Shuller, americano.

Tantas vezes, em situações muito mais sólidas que a de hoje, o Palmeiras frustrou-me, embora nessas oportunidades eu houvesse exercitado, vivenciado e esbanjado otimismo em relação ao time.

Respeitando o sentimento de cada palmeirense e as atitudes de todos, eu quero ratificar o que disse ontem, sem tirar ou por nenhuma vírgula às minhas palavras.

Mantenho o meu discreto otimismo em relação ao time e ao trabalho de Marcelo Oliveira e considero todos os elogios e loas que lhe têm sido dirigidos, merecidos, porém inconsistentes que não resistirão ou sobreviverão na hipótese (Deus nos livre) de o time tropeçar. "A mão que afaga, é a mesma que apedreja (AA)"

Conheço Marcelo pessoalmente (ele também me conhece) e, sei que, ainda, é um treinador em fase de aprendizado (apesar das ótimas campanhas no Coritiba e do bi-brasileiro pelo Cruzeiro) que tem tudo para se consagrar por sua condição de ex-craque de futebol (ele foi o maior parceiro de Reinaldo José de Lima).

Que essa consagração a exemplo do que ocorreu com o mestre de Marcelo, Telê Santana, também ocorra a partir de um grande trabalho na S.E. Palmeiras! 

COMENTE COMENTE COMENTE