Observatório Alviverde

13/04/2012

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE!

 

Foi ótima esta semana de folga para os jogadores do Palmeiras.

Felipão aumentou a intensidade dos treinos e conversou bastante com o elenco visando à recuperação emocional do grupo, após as derrotas para o CU-ríntia e o Mirassol.

A resposta dos jogadores, pelo que se depreende das entrevistas concedidas por Barcos, Cicinhoi, João Vitor, Juninho e outros, está sendo bastante positiva.

Todos afirmam com ênfase que o grupo está fechado e focado, exclusivamente, no objetivo de ganhar o campeonato.

@@@@@@@@@@

Na verdade, desde as dispensas de Kléber e do antigo gerente de futebol, o vestiário do Palmeiras voltou respirar melhor e a vivenciar paz e tranqüilidade.

Estes eventos foram fundamentais na recuperação da equipe após a temporada turbulenta e a péssima campanha no Brasileirão 2011.

É óbvio que outros fatores também contribuíram para o bom rendimento da equipe em 2012, entre os quais a chegada de César Sampaio como uma espécie de “manager”

Seu temperamento calmo, sua integridade, sua religiosidade e  a sua naturalíssima autoridade, passaram credibilidade ao elenco pois Sampaio cumpriu exemplarmente a sua missão de bombeiro e artífice da paz!.

As ações positivas de Sampaio, restabeleceram a relação de confiança que quase já não existia dentro do elenco.

Eram constantes os atritos de Felipão com Frizzo, que transmitiam uma enorme sensação de  insegurança ao grupo, deixando os jogadores menos experientes assustados, com reflexos negativos visíveis dentro de campo.

A intervenção inteligente de César Sampaio deu um basta nessa situação e, até hoje, ele continua sendo uma espécie de algodão entre cristais na briga entre Felipãpo e Frizzo, dois cidadãos de egos superinflados.

@@@@@@@@@@

Outro fator importante a ser citado foi a chegada do atacante argentino Barcos, contratado junto ao futebol equatoriano que, num primeiro momento parecia ser a solução para o nosso problemas de falta de gols.

Barcos começou muito bem e foi muito importante no estabelecimento da longa série de 22 partidas invictas conseguidas pelo Verdão, mas, de repente parou de fazer gols.

@@@@@@@@@@

Também foi muito bem-vinda a chegada de Juninho, até o momento a nossa melhor contratação, que resolveu o problema crônico de nossa ala  esquerda para defender ou apoiar..

E resolveu não apenas pela qualidade de seu futebol, mas pela sua condição de atleta de excelente preparo físico que joga sempre, mantem a regularidade e não se contunde.

Artur, que veio mais para compor o elenco, a exemplo de Barcos, também teve excelentes atuações logo que chegou ao Verdão.

Chegou a marcar alguns gols, mas perdeu a titularidade para Cicinho e não a recuperou, mas foi sempre uma importante opção de elenco.

Artur também colaborou bastante para a boa fase do Palmeiras, do início do ano a duas semanas atrás.

@@@@@@@@@@

Infelizmente, o mesmo não se pode dizer de Daniel Carvalho que conseguiu apresentar apenas lampejos de bom futebol.

O problema é que Carvalho não consegue emagrecer suficientemente para melhorar o seu condicionamento físico e render o que sabe dentro de campo!

@@@@@@@@@@

A derrota para o Corinthians, em tese, normal, conquanto anormal pelas circunstâncias do jogo e pela interferência da arbitragem, abateu o ânimo da rapaziada.

As críticas mordazes da maior parte a mídia oportunista, que não reconheceu nunca a capacidade da equipe nem com o penhor da longa série invicta estabelecida, mexeram com o brio e com o emocional dos palmeirenses.

A partir do jogo contra o CU-rintia, o Palmeiras passou a ser um time nervoso, ansioso, aflito e extremamente tenso dentro e campo.

Esse foi, para muitos, o aspecto determinante da queda de rendimento do time, mas compartilho apenas em parte com a tese .

De minha parte, mesmo reconhecendo a importância dos problemas psicológicos e motivacionais, atribuo a queda de rendimento da equipe exclusivamente à ausência de Valdívia.

Valdívia, jogador criativo, diferenciado e craque solitário do time, está fazendo uma falta terrível ao Palmeiras.

A seca de gols de Barcos e as limitações do ataque do Verdão, tem tudo a ver com a ausência do Mago, tanto e quanto a falta de inspiração e de criatividade da equipe.

@@@@@@@@@@

Mas as notícias de hoje, são boas. Muito!

Segundo o Dr. Vinicius Martins, Valdívia dedicou-se de corpó e alma à recuperação.

Falando com o médico, o chileno garantiu que quando voltar a jogar vai jogar ainda mais do que jogou quando de sua primeira passagem pelo Verdão. Tomara!

Valdívia vai iniciar os treinamentos normais na segunda-feira da próxima semana.

@@@@@@@@@@

De quebra, Luan, recuperado da cirurgia nos pés, também volta a treinar, ele que é um jogador especial que aumenta em muito as opções tático-estratégicas de Felipão.

Luan vai ser uma ótima interessante por sua forte pegada e dedicação na marcação.

Além de ajudar demais o meio de campo, sua grande mobilidade  atrai à marcação adversária, proporcionando mais espaços para a infiltração de nossos atacantes..

Como arremata relativamente bem, Luan poderá contribuir bastante para a melhor produtividade de nosso ataque.

@@@@@@@@@@

Valdívia, pelas suas características e por sua condição de craque, vai proporcionar desenvoltura, agilidade, sentido de profundidade e contundência ao nosso ataque.

Eu, particularmente, vejo o Palmeiras muito mais encorpado com o retorno desses dois importantes jogadores.

Sou convicto de que as suas presenças aumentam, enormemente, as nossas possibilidades de vencer as partidas que vão decidir o Paulistão.

E, com Valdívia, temos a certeza absoluta de que o Palmeiras vai sair da mesmice e da vala comum dos times bonzinhos nas quais se atolou desde que o chileno se contundiu.

COMENTE COMENTE COMENTE