Observatório Alviverde

04/05/2021

A MATEMÁTICA NÃO CONFIRMA MAS OUSO DIZER QUE O PALMEIRAS JÁ ESTÁ PRÓXIMA FASE DA LIBERTADIRES!

COMENTÁRIO DO FINAL DO 1º TEMPO!

Palmeiras jogou o anti-futebol, só tocou para os lados e sem nenhuma objetividade. 

Um time que em 45 minutos só chega uma vez com perigo ao gol adversário e ainda assim apenas ao final do 1ºtempo,  é sinal que alguma coisa está errada.

O erro é o sistema dos três zagueiros e a falta de apoio dos laterais, mas esta é uma opinião minha.

Excelente a anunciada entrada de Felipe Melo.

Pode ser o ponto de partida para um segundo tempo mais consistente e uma vitória consagradora..

COMENTÁRIO DO 2º TEMPO

A entrada de Felipe Melo, acertei em cheio, foi fundamental. 

Além da liderança natural que exerce, da forma como "canta" o jogo e de uma presença física que impressiona os adversários, ele acalma os companheiros e infunde-lhes confiança.

Renovo o que disse em relação ao primeiro tempo: o sistema de três zagueiros, conquanto o Palmeiras até pode ser campeão o utilizando, não é o que melhor se adapta ao elenco.

O Palmeiras venceu hoje graças a dois lampejos de Adriano que, definitivamente, provou-me que sabe muito do ofício, lampejos esses que levaram o Palmeiras à vitória através de duas assistências perfeitas, num jogo em que o time do Palmeiras mostrou-se outra vez apático e excessivamente defensivista.

Se alguém chegasse ao estádio no 2º tempo sem conhecer os jogadores, diria que o time de verde era o Palmeiras e o de branco o Defensa Y Justícia, tal o domínio exercido pelos argentinos, muito mais conscientes e consistentes em campo do que o Palmeiras.

Em razão disso temi pela sorte do Palmeiras que, após estabelecer 2 x 0, sofreu um gol em lance no qual Éverton poderia ter saído melhor do gol como sabe sempre soube sair. 

Infelizmente o Palmeiras fez jus à velha frase de nosso hino, a única da qual não gosto e apreciaria muitíssimo se fosse mudada, a que diz que "a dureza do prélio não tarda". Repararam que em todos os nossos jogos, até nas goleadas, tem dureza!

O primeiro gol do Palmeiras, anotado por Rôni veio logo aos 2 minutos do segundo tempo, numa roubada de bola de Patrik servindo Luís Adriano que olhou para um lado e tocou no outro para a penetração do companheiro e Rôni não perdou. Palmeiras 1 x 0.

O segundo, também de Rôni, veio de outra assistência de Adriano que, livre, receberia em boas condições pelo lado esquerdo da defesa argentina e às costas do zagueiro. 

Quando todos pensavam que ele dominaria e avançaria em direção ao gol, ele anteviu a penetração de Rôni pelo lado esquerdo e surpreendeu...

Com um único toque na bola em movimento habilitou o companheiro para o gol. Foi uma enfiada sensacional, autêntica assistência de craque que estabeleceu Palmeiras 2 x 0, gol de Rôni.

A partir daí, por volta dos 12 minutos, o Palmeiras recuou complemente as suas linhas, para além da normalidade e permitiu ao Defensa reagir em campo, marcar um gol e diminuir o placar para 1 x 2 por volta dos 24 minutos.

Daí por diante o time argentino foi o dono absoluto da situação e rodeou de forma ameaçadora a defesa palmeirense estando a pique de empatar  o jogo por diversas vezes.

O Palmeiras teve uma chance aos 26 minutos quando Rafael Veiga, da entrada da pequena área conseguiu fazer o impossível e cabecear para fora.

As situações criadas pelo time argentino para chegar ao empate foram todas em jogadas de abafa, no chamado "perde/ganha" sempre com a predominância da defesa palmeirense no estouro ou no desvio ou com os erros sequentes dos atacantes argentinos.

Que o Palmeiras passou por um grande sufoco, não há a menor dúvida e o lance de maior perigo contra o Verdão ocorreu numa cabeçada de Nicolás Trapíchio que passou bem rente à trave.

De qualquer forma há que se dizer que ganhou o time de melhor qualidade e, a esta altura, embora a matemática ainda não confirme, eu, consultando as previsões de meu bom-senso, ouso proclamar que o Palmeiras  está classificado para as oitavas de final da Libertadores/21. 

Um dos mais importantes em campo foi Adriano, Nota 8, autor intelectual dos dois gols palmeirenses que recebe a nota elevada, muito mais por ter ajudado a decidir do que propriamente por ter jogado bem e com destaque o tempo todo.

Com Luan e Gomez muito seguros ganhando ambos nota 7, há que se reconhecer que o craque do jogo, outra vez, mais uma vez foi Rôni, que recebe com justo mérito uma altíssima nota 9, a maior de todas.

COMENTE COMENTE COMENTE

VITÓRIA SIMPLES SOBRE O DEFENSA GARANTE O PALMEIRAS NAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES/21!

O Palmeiras já está em Buenos Ayres para enfrentar o Defensa Y Justícia pela Libertadores da América.

É um adversário contra o qual o Palmeiras jogou apenas duas vezes em toda a história e mesmo assim só recentemente pela Recopa em confrontos que apresentaram um aspecto interessante: 

O Palmeiras ganhou o 1º jogo na Argentina por 1 x 2.  O Defensa, pelo mesmo placar, venceu o 2º confronto no Brasil, levando a Recopa a ser decidida nos pênaltis após sofrida prorrogação. Ganharam os gringos!

O jogo desta noite no Estádio Norberto Tomaghello na grande Buenos Aires vai valer pela fase de Grupos da Libertadores deste ano, com o poder de encaminhar a classificação de ambos os times.

Registre-se que o Defensa Y Justícia empatou (1x1) na estreia em Sangolqui, Venezuela, contra o Independiente e em sua própria casa goleou (3 x 0) o fraquíssimo Universitário do Peru.

O Palmeiras derrotou com grandes dificuldades do Universitário em Lima, Peru (2 x 3) e goleou o Independiente no Allianz (5 x 0) sem tantas dificuldades.

Na tábua de classificação em vigência, o Palmeiras é o líder invicto do grupo A da Libertadores com 6 pontos ganhos em 2 vitórias, sem empate ou derrota, 8 gols marcados, 2 sofridos, saldo de 6 e 100% de aproveitamento!

O Defensa é o segundo do Grupo A, invicto (ainda) com 4 pontos ganhos decorrentes de 1 vitória, 1 empate, zero derrotas, com 4 gols marcados, 1 gol sofrido, saldo de 6 e um percentual de 66,6% de aproveitamento.

Segundo o jornal argentino Olé a situação médico-clínica do adversário do Palmeiras para o importante confronto desta noite não é nada boa. Além de nove jogadores que já tinham Covid outros três, muito importantes, contraírame a doença nos últimos dias (Pizinni e Tomicic estes juniores recém promovidos e Frias), mais o preparador físico Professor Bressan. 

Aqui a lista completa dos portadores de Covid do Defensa Y Justícia, segundo a publicação do importante periódico argentino:

La lista completa de contagiados por Covid-19:

Miguel Merentiel,  Eugenio Isnaldo,  Enzo Fernández,  Lautaro Escalante,  Tomás Martínez,  Carlos Rotondi,  Nicolás González,  Braian Romero,  Fernando Meza,  Franco Paredes,  Francisco Pizzini,  Adonis Frías,  Juan Pablo Tomicich y Martín Bressan.

Em relação ao Palmeiras para esta noite muito se especula mas ninguém sabe ainda que time Abel colocará em campo e, menos ainda, arrisca nenhum palpite quanto a tática a ser adotada, se a tradicional ou a dos três zagueiros.

Sabe-se que Viñas, suspenso, não vai jogar, mas, em compensação, Wesley treinou sem nada sentir, viajou com a delegação e pode ser aproveitado no decorrer do confronto.

Este o mais provável time palmeirense para enfrentar o Defensa, em jogo marcado para as 21,30H, hora de Brasília.

Weverton; Luan, Gustavo Goméz e Renan; Marcos Rocha e Victor Luís; Danilo, Patrick de Paula e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

TRANSMISSÃO:                                                                                                                                     Em Tv aberta pelo SBT com Téo José, mas se pode ver também pelo site oficial do SBT                   Na TV por assinatura, via Fox Sports.

Você acredita que, em razão dos desfalques do adversário, o Palmeiras irá ganhar fácil?

Em relação à tática a ser usada você prefere a de três zagueiros?

O time anunciado, para você, é o melhor possível ou você faria alguma alteração?

COMENTE COMENTE COMENTE