Observatório Alviverde

09/09/2016

OS RISCOS QUE O PALMEIRAS CORRE SE MEIRA RICCI VOLTAR A APITAR SEUS JOGOS DAQUI AO FINAL DO BRASLEIRÃO!


Primeiro, um aviso aos amigos deste OAV!

Estou em viagem e enfrento dificuldades para manter em dia a rotina do blog. 

Na medida do possível tentarei fazê-lo nestes quinze ou vinte dias em que estarei longe de casa.

--------------------

Apesar da incontestável vitória sobre os Bambis, quero emitir um veemente protesto contra a facciosíssima arbitragem do abominável apitador de saída de trem Sandro Meira Ricci e deixar registrado o absurdo número de erros por ele cometidos contra o Palmeiras.

Tivéssemos um diretor de futebol interessado, eficiente e atuante,  tanto e quanto um presidente que fosse do ramo, o Palmeiras, independentemente de ter vencido o clássico, já teria entrado com um protesto formal junto ao Depto de Árbitros da CBF protestando veementemente contra o rosário de erros de que foi vítima no "choque-rei" da parte desse tão mal afamado árbitro. 

Da mesma forma já teria ido à mídia e proclamado que o Palmeiras não aceitaria mais e sob qualquer hipótese que  Meira Ricci  voltasse a ser escalado para os jogos do Verdão, tamanho foi o seu descaramento na condução da arbitragem do clássico.

Na verdade, Meira Ricci passou-me, mais do que simples impressão a nítida certeza de que, na medida do possível, tentava favorecer a equipe bambi.


Mas esperar o que de Mattos, que, suponho, não renovará contrato com o Palmeiras, ganhando ou não o título do Brasileirão?

Esperar o que de um diretor remunerado, mineiramente calado e finório que, em vez de entrar de sola nas arbitragens ladras, se omite, suaviza as críticas ou se faz de desentendido?

Esperar o que de um diretor de futebol que entra mudo e sai calado em quaisquer situações de crise, mesmo aqueles que exigem respostas verbais fortes e veementes através da mídia?

Esperar o que de um diretor de futebol convenientemente omisso que envia de forma subserviente um DVD à CBF e ao Departamento de Árbitros ao invés de ir à mídia e meter a boca no trombone em face dos sucessivos prejuízos que as arbitragens impuseram ao Palmeiras no primeiro turno do Brasileirão, retirando-lhe, direta ou indiretamente quase 20 pontos?

Infelizmente, pela completa falta de ação do diretor de futebol, o Palmeiras ficará sujeito a ter o retorno de Meira Ricci em seus próximos jogos, até naqueles decisivos deste Brasileirão, passando a correr imensos riscos.

Anotem agora os erros de Sandro Meira Ricco no Palmeiras x São Paulo, impressionantemente TODOS contra o Palmeiras.

Quem achar que exagero, providencie o tape do jogo comparando e conferindo com o que vou escrever: 

PRIMEIRO TEMPO

6m - Falta do bambi João Said não marcada e na sequência do próprio lance a falta do palmeirense que não existiu foi assinalada.

9m - Lateral para o Palmeiras invertido em favor dos bambis.

12m - Lateral Bambi, disputando com Rafael Marques tocou para lateral. Ricci deu para os bambis.

13m Solada de Wesley na bola e em Zé Roberto mas o árbitro só deu lateral.

23m Charles (impedido) ouviu o apito mas deu sequência ao lance sem receber o cartão amarelo.

25m Hudson dos Bambis, com licença para bater, cometia a terceira falta sem  ser amarelado.

26m E o excesso de faltas dos bambis não teria de ser coibido?

27m Pênalti claríssimo de Rodrigo Caio em Vitor Hugo, abraçado por trás pelos dois braços do jogador bambi. Ricci fez olhos míopes e "não enxergou". 

OBS 1- Ocorreu no mesmo lance em que Caio cabeceou a cabeça de VH e sangrou. Todos só se preocuparam em falar da contusão de Caio mas jamais na falta (abraço de tamanduá), por trás em Vitor Hugo.

OBS2 - Se mal pergunto, (estou só perguntando) "se Rodrigo Caio cabeceou a cabeça de Vitor Hugo impedindo-o de cabecear a bola em direção ao gol também não seria um pênalti"?

32m Hudson comete sua quarta falta, desta feita em Dudu. Cadê o cartão?

33m Jean cruzou. Allione foi para a bola na entrada da área e acabou seguro por Wesley. Falta marcada fora da área (certo), mas cadê o cartão para Wesley um dos jogadores mais faltosos àquela altura do jogo?

36m Falta de Carlinhos em Tcê-Tchê não marcada.

41m Falta claríssima em Moisés na entrada da área ignorada por Meira Ricci.

47m Hipotética falta de Gabriel na lateral esquerda que só Meira Ricci viu.

49m Falta (realmente ocorreu) de Gabriel na lateral esquerda. Cartão amarelo para Gabriel, merecido.  Mas por que um critério diferente em relação aos jogadores dos dois times? Hudson havia feito por merecer dois amarelos e já deveria ter sido expulso. Wesley, no mínimo, teria de ter sido amarelado já no primeiro tempo!
  
SEGUNDO TEMPO:

1m Chaves, impedido, penetrou na defesa palmeirense mas desta vez quem não marcou foi o auxiliar

5m Os bambis fizeram 1 x 0 aos 3 m e já iniciaram a "cera" com Lyan provocando a reclamação de Cuca.

9m Toque de mão de um zagueiro bambi que o locutor não mencionou na transmissão, não marcado.

17m Dudu tomou limpamente a bola do goleiro Dênis quando ele a colocara no chão para a reposição e já estava em jogo. Meira Ricci (tinha de ser punido por isso pela comissão de arbitragem) marcou uma suposta infração do palmeirense e depois vendo o erro absurdo que cometeu começou a pedir desculpas. Se ele errou, por que deu, então, bola ao chão, favorecendo visivelmente os bambis?

18m Carga sem bola do centro-avante Chaves em Mina. Cadê o cartão amarelo? Será que Ricci o deixou no vestiário? 

23m Zé Roberto dividiu (parece-me que com Lyanco) a bola bateu no sãopaulino e saiu pela lateral que seria para o Palmeiras. Meira Ricci concedeu para os bambis!

24m Falta sobre Jean não marcada. Deram o escanteio, mas o erro acabou sendo bom para o Palmeiras pois do córner nasceu o gol.

32m Falta em Dudu não apontada pelo bandeira (ocorreu em frente dele) e nem pelo árbitro também próximo do lance.

36m Falta feia de Daniel, mais uma vez em Dudu (o maior alvo da pancadaria bixolor) não marcada.

37m Falta horrorosa de Mena em Dudu. O cartão amarelo, de fato, ficou no vestiário.

38m Mena pegou Gabriel Jesus. Pela sequência de falta já deveria ter sido expulso há muito tempo  mas  finalmente, recebeu o cartão amarelo.

39m Falta de Jean punida com amarelo. Ele está fora do jogo contra o Grêmio. 

42m Falta de Zé Roberto que não aconteceu.

RESUMO:

Jamais em minha vida de jornalista (já se vão mais de 50 anos de carreira) vi semelhante esbulho a um time da parte de um apitador.


A ressalva que faço é que Meira Ricci ao menos não exorbitou e respeitou os gols do Palmeiras, ainda que um dos quais (o de Mina) houvesse suscitado reclamações.

Sorte a do Palmeiras que a televisão demorou para reprisar o lance. Sou convicto de que se o lance fosse reprisado em seguida o árbitro seria avisado e anularia o gol palmeirense.

Voltando aos erros de Meira Ricci contra o Palmeiras, é preciso dizer que, em média, há mais de um erro em cada três minutos de jogo.

Sem qualquer clubismo ou parcialismo (sinceramente) sua senhoria não errou uma única vez que fosse contra os bambis, o que, em parte, pode ser explicado pelo controle e domínio completo imposto pelo time do Palmeiras em 90% das ações, isto é, por quase todo o jogo.

Pela inação completa da diretoria alviverde em relação a Meira Ricci, outro "apitador de saída de trem" que tanto mal causou ao Verdão no "choque-rei", a minha preocupação a partir de agora é outra, muito outra. Sabem qual?

A de que -sem o devido protesto formal da taciturna diretoria de Nobre-, o Depto de Árbitros da CBF volte a escala-lo nos jogos que, de fato, vão definir a sorte do Brasileirão em 2016.

O Palmeiras precisa aprender a lidar, também, com os árbitros, com as arbitragens, com os tribunais, com a mídia, com a CBF e com todos aqueles fatores exógenos que, por incrível que pareça, acabam decidindo os campeonatos.

COMENTE COMENTE COMENTE