BRASIL 1 X 4 ARGENTINA. A TRISTE REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO NA ATUALIDADE!
Há alguns anos, vi os denominados "cronistas de vanguarda" da época, trabalhando e fazendo campanha forte para que o Campeonato Brasileiro fosse jogado de janeiro a dezembro, como acontecia na Europa, sem levar em consideração as abissais diferenças geográficas, econômicas, sociais, climáticas e outros tantos fatores.
Paralelamente trabalhavam pela extinção dos campeonatos regionais no Brasil porque estes não existiam na Europa e tudo no Brasil (para eles, para eles) deveria ser , mais do que semelhante, igualzinho ao que viam na Europa.
Da mesma forma, exigiam o Brasileirão por pontos corridos e não admitiam que fosse realizado ou decidido em grupos, chaves ou coisa assim, como ocorria na Europa.
Tudo o que existia naquela época, em matéria de futebol, ao menos para esses idiotas úteis dos microfones, das câmeras e das (então) máquinas de escrever, tinha de ser da Europa. Se não fosse, não prestava.
Lembro-me que reagi, eu e alguns poucos jornalistas, no limite de nossas forças, a esse verdadeiro assassinato cometido contra o futebol brasileiro mas, de longe, perdemos essa briga .
Primeiro porque a maior parte desses tais "cronistas" trabalhava nos veículos de comunicação de maior porte do país e, em razão disso, falavam para a maior parte do público do país.
Depois, em face da submissão do futebol brasileiro que, a partir daí, nunca mais soube impor sua força e sua grandeza ao europeu, como fazia nos tempos de grandes campanhas em Copas e na época daquele Palmeiras de Ademir da Guia, Dudu, Luis Pereira, César, Leivinha e tantos outros craques que acabaram indo para a Europa.
Nessa época eles recebiam os elogios e os pedidos para fazerem fotos e darem autógrafos à torcida europeia.
Em compensação, quem não se lembra de Neymar e Ganso subservientemente pedindo para tirar fotos e solicitando autógrafos a Iniesta, Chavi e Méssi, craques do Barcelona, após a derrota do Santos no Mundial.
As ações dos "cronistas de vanguarda" não se resumiram em defender e elogiar essas nefastas ações e capítulos nebulosos do futebol brasileiro.
Eles tanto falaram que enfiaram o futebol brasileiro numa situação de total inferioridade e, pode-se dizer, que os caras conseguiram, também, fazer a cabeça da maioria dos torcedores.
Quando desmoralizaram campeonatos e torneios tupiniquins e limitaram as datas e o número de times dos campeonatos regionais, fecharam dezenas de clubes importantíssimos do futebol brasileiro gerando o cáos e impedindo o acesso de milhares de jovens ao futebol profissional.
Consequência: hoje, quando os times brasileiros precisam de jogadores já não têm mais reposição em nosso país e são obrigado a importar jogadores pagando em dólar ou Euro!
O futebol Brasileiro, hoje, tem uma renovação inversa à sua grandeza e, repito, deixou de empregar milhares de jovens impedindo-os de fazer carreira no esporte.
Os times, em nossos dias, vivem da importação e exportação de jogadores em um rodízio interminável no qual vendem os melhores e contratam os "meias bocas", deixando os clubes se ídolos e sem identidade.
Registre-se, também que, mesmo os times mais tradicionais, parecem times de outros países, com muitos estrangeiros e poucos brasileiros.
Faz tempo que estamos colhendo o que os tais cronistas plantaram há anos. Tá difícil!
Os 1 x 4 de ontem em Buenos Aires são a prova definitiva de que tudo está errando no que respeita ao futebol brasileiro na atualidade.
Passou a hora de mudar!
COMENTE COMENTE COMENTE