Observatório Alviverde

17/03/2025

O PALMEIRAS FOI MELHOR MAS NÃO GANHOU. ABEL TEVE ALGUMAS FALHAS CONTRA O CORINTHIANS!

Findo o "derby" e embora não pareça, foi cumprido à risca tudo o que desejavam a FPF e a mídia parcial e desleal. Melhoraram demais o humor, a disposição e o entusiasmo dos locutores nas TVs, após o gol corintiano.

O árbitro Rafael Clauss efetuou o com tal eficiência o seu costumeiro trabalho de ajuda ao Corinthians, que até os palmeirenses mais fanáticos não se deram conta disso e excluem a arbitragem da derrota deste domingo.

Clauss errou (sou convicto de que propositadamente) na medida em que fragmentou o jogo, mesmo sabendo que esse tipo de atuação ajudava o Corinthians que mostrou ter ido ao Allianz em busca de um empate ou de uma vitória magra. Conseguiu.

Em duas oportunidades paralizou o jogo quando o Palmeiras ia para o gol com perspectivas  favoráveis, sem considerar a chamada "lei da vantagem".

Em ambas as vezes Clauss prejudicou o Verdão embora parecesse que ajudava, porque as faltas foram assinaladas pró Palmeiras, quando, na realidade, ele deveria ter esperado, primeiro, o desfecho dos dois lances. 

Cadê os cartões amarelos para os jogadores corintianos que praticaram o anti-jogo muito mais do que os palmeirenses? Cadê os cartões por cera, principalmente para o goleiro corintiano?

CRÍTICAS A ABEL FERREIRA

1) Mesmo jogando em casa Abel optou, taticamente, pelo defensivismo, também conhecido como retranca. Ontem não chegou a se configurar isso, mas, quase... Jogar atrás, na intermediária e  arriscar pouco a penetração,com medo de contra-ataques, foi uma desastrosa decisão! Já chega de tanta cautela no Palmeiras! O time tem de ser mais ousado e decisivo!

2) Atrás no marcador, 0 x 1 a partir de 12 minutos do segundo tempo, demorou muito para  realizar as alterações necessárias perdendo tempo excessivo para mudar o jeito de jogar do time em busca da reação.

3) Recuou demais o colombiano Richard Rios que, de melhor "volante atacante" em atividade no Brasil , virou um "volante de contenção" sem tanta utilidade e brilho. Rios foi o responsável pelo gol do adversário, também pelo fato de estar em posição na qual ele não rende e não está tão acostumado a trabalhar, cobrindo e revezando com o lateral direito.

4) Escalou, de cara, Marcos Rocha com sintomas de contusão, haja vista o apetrecho na coxa que o jogador retirou assim que saiu, ignorando Maike e perdendo, logo aos 12 minutos, uma alteração que acabou, depois,  impedindo o time de efetuar outra. Reconheço que entre Maike e Rocha, Rocha é melhor, mas na circunstância de ontem, o Palmeiras deveria ter começado com Maike.

5) Mesmo com as imensas dificuldades do jogo e de penetrar na área para chegar ao gol adversário, o time de Abel Ferreira fez mal uso dos escanteios e das bolas paradas, cruzando pouco e levantando poucas vezes a bola para a área do adversário, optando pelo jogo curto e tocado de perto, sempre obstruído pelos truculentos defensores corintianos. Nem quando entrou Flaco Lopez o time tentou jogar pelo alto, perdendo constantemente e mui facilmente a posse de bola, correndo inutilmente e facilitando o trabalho da defesa corintiana. Cadê que Abel combateu isso?

6) Há de se dizer, também, que o  Palmeiras bateu 50% ou mais dos inúmeros escanteios que criou, da mesma forma como bateu  a maioria das faltas, isto é, em toques curtos e improdutivos que sempre redundaram em nada. Mas Abel apostou apenas no toque de bola se esquecendo da bola comprida, arma só utilizada pelo adversário.

7) "Será o Benedito" que Abel não consiga criar um esquema que libere um pouco mais o craque Estevão das marcações mais ríspidas? Por que ele fica o tempo todo na ponta-direita sem qualquer outra alternativa de jogo?

CONCLUSÃO MINHA, RESPEITANDO TODAS AS OUTRAS DESTE OAV

Eu não disse que o desprezo por  Gustavo Scarpa (tentou, humildemente, voltar e não deixaram)) e a não contratação de Hulk (palmeirense, estava louco pra vir), seriam tiros nos pés em face de tantos contratados a peso de ouro que até agora renderam pouco?Tomara que Paulinho (contratado contundido) ajude a solucionar o mais crônico dos problemas palmeirense:s a ineficiência ofensiva!

ANTES QUE EU ESQUEÇA

Não estou, definitivamente, pedindo a cabeça de Abel, mas apenas dirigindo-lhe críticas construtivas. Fique claro que, com tudo e apesar de tudo, sou convicto de que o Palmeiras tem muito mais time do que o Corinthians. O que ocorreu ontem decorreu por descuido e falta de visão tática. Apenas isso!

Para que todos constatem o que estamos afirmando, basta que estabeleçam o número de vezes que cada time chutou em gol: Palmeiras 22 vezes e Corinthians 3 vezes!

COMENTE COMENTE COMENTE