Observatório Alviverde

25/06/2015

O QUE EU TEMO NESTE CHOQUE-REI!

 EM SEMANA DE CHOQUE REI,
 Image result for chega de fofoca
Já basta de bla-bla-bla!

Até ontem, quarta-feira, quase 20 mil ingressos já haviam sido vendidos para o Palmeiras x Bambis.

A partir de tão expressivos números, aos quais se agrega mais quatro dias de vendas, estima-se que o Allianz estará lotado domingo, às 16 H por palmeirenses ávidos por outra vitória sobre os abomináveis bambis, inimigos figadais do verdão e de sua torcida.

Dizia-se, antigamente, que o Curíntia era, simplesmente, um rival, um adversário e os bambis, inimigos!

Essa imagem, de há muito projetada, persiste até os dias de hoje, emprestando vida e motivação ao segundo jogo mais importante do futebol paulista, o "choque-rei".

Algumas coisas, porém, preocupam-me bastante, a propósito do clássico de domingo. A maior, entre todas, é a arbitragem. 

Ao escalar o gaúcho Anderson Daronco, que prejudicou tremendamente o Palmeiras há algum tempo em um jogo contra o Flamengo, a CBF mostra que não está nem aí para o Verdão.

Para que se tenha uma ideia, o Palmeiras chegou a solicitar o afastamento desse apitador, exigindo que ele fosse removido para a reciclagem mas isso não ocorreu. 

Pelo visto e ocorrido, o prestígio e a influência do Palmeiras junto à casa maior do futebol brasileiro, estão mais baixos do que a temperatura dos polos (del Nero)!

A minha segunda preocupação diz respeito a ausência do centroavante recém contratado pelo Verdão, Alecsandro que mal pôs os pés no Palestra e já se contundiu. 

E ainda há quem não acredite em influências espirituais e coloque essas situações transcendentais, exclusivamente, na seara das coincidências. 

Na verdade, são casos demais para que se possa considerá-los, simplesmente, acasos...

Sem um centroavante de ofício efetivo, eficaz e eficiente, e sem um armador do estofo de Valdívia, (parece que estou vendo) será extremamente difícil fazer gols nos bambis. 

Consequentemente, como todos sabem, e é elementar meus caríssimos Watsons Verdes, quem não faz, leva! Temo por isto!

O Palmeiras, tradicionalmente, em raríssimas vezes, tem sorte quando enfrenta a bambizada. 

Trata-se de um adversário tabu contra o qual não costumamos levar vantagem, senão em raras oportunidades e situações.

Coincidentemente, no último encontro contra eles, e jogando nos domínios do Allianz, o Verdão os venceu de forma relativamente fácil, com direito a um gol antológico de Robinho, por cobertura, sobre Ceni, de quilométrica distância.

Outro de meus temores, paradoxalmente, também, a minha esperança, é o trabalho de Marcelo de Oliveira. 

Marcelo, atacante que foi (e dos bons), certamente terá montado, daqui até domingo, algum esquema ofensivo criativo e efetivo com Alecsandro ou sem Alecsandro.

Para encerrar:

vocês notaram que, no decorrer desta semana, boa parte da mídia paulistana, a pior do Brasil, voltou a abordar alguns temas que nada têm a ver com o clássico? 

Quem não percebe que o objetivo dessa abordagem, sempre em detrimento do Palmeiras visa a depreciar o Verdão e criar um ambiente desfavorável no grupo para o clássico contra os bambis?

O assunto Dudu, por exemplo, voltou à tona esta semana. 

Foi o tema predominante no rádio, no jornal, na televisão e na maioria dos blogs e sites da web, sempre tratado de forma depreciativa e desafiante, colocando o atleta como o símbolo de um blefe em campo e como um mico, fora de campo? 

Junte-se a isto a tal lista de dispensas insinuada e admitida pelo inexperiente diretor de futebol, levando intranquilidade ao elenco, sobretudo aos jogadores de menor experiência, reputação e prestígio.

Mas nada tem incomodado mais o elenco e a torcida do que a abordagem mentirosa e equivocada da situação contratual de Valdívia, o melhor jogador da Copa América até agora, muito melhor do que o imaturo Neymar e do que o badalado Messi, ao menos até a rodada de ontem.

Na ânsia incontida de que o Palmeiras dispense e perca, imediata e definitivamente o melhor jogador das Américas e um dos melhores do mundo, a imprensa paulistana tem colocado o chileno em todos os lugares possíveis e imagináveis, do México aos Estados Unidos, da Europa às Arábias e garante que o Mago não renovará com o Verdão.

Mattos, em várias entrevistas concedidas esta semana, negou, veementemente, que esteja aconselhando o presidente Nobre a não renovar com o atleta. 

Independentemente de Valdívia estar ou não de saída e  presente ou não no contexto do grupo, essas especulações incomodam e intranquilizam o elenco, gerando um ambiente inóspito e inseguro.

Em razão de tudo isso, quero fazer uma sugestão, assim: proponho que todos os nossos pensamentos e melhores vibrações sejam dirigidos ao novo técnico e ao time, a fim de que os jogadores palmeirenses possam ter a tranquilidade suficiente para jogar o que podem e render o que sabem, em busca de uma grande e redentora vitória sobre o nosso maior inimigo.

Que o Grêmio possa ter sido o nosso último fracasso neste Brasileirão! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE