Observatório Alviverde

04/03/2014

SÓ RONALDINHO GAÚCHO PODE SUBSTITUIR VALDÍVIA!!


 
 Quatro alternativas para o lugar de Valdívia, mas só um poderia substituir Valdívia!

Dirão. muitos, que Kleina está procurando no elenco, um substituto para Valdívia!

De minha parte, prefiro dizer que Kleina garimpa alguém apenas para ocupar o lugar cativo que, de fato e de direito, pertence ao incomparável Mago, ora servindo a Seleção Chilena!

O resumo, hoje, do time do Palmeiras, -sem dúvida nenhuma- é este: Valdívia, Prass, Marcelo Oliveira e mais oito! Como fugir disso? 

Ninguém, no atual elenco, substitui nenhum dos três, principalmente o chileno.Temos de torcer, sempre, para que essa espinha dorsal esteja apta a jogar e seja mantida para a felicidade do Palmeiras!

Eu ia complementar e dizer que, ninguém, hoje, -por extensão- no futebol brasileiro é capaz de substituir o Mago, até me lembrar que ainda está, aqui, no Brasil um tal Ronaldinho Gaúcho. 

Você que lê estas linhas, que concorda ou discorda do teor delas, é capaz de indicar ou mencionar algum outro jogador dessa linhagem que esteja atuando em algum clube de nosso país? 

Se souber, por favor, registre neste OAV, mas receio que você não vai achar!

E pensar que ainda existem palmeirenses cabeças duras que rejeitam Valdívia e querem vê-lo, -de co
stas-, mudando para outro clube...

O Palmeiras vai sofrer -muito- com ausência de Valdívia quinta, dia 06, no clássico contra a Portuguesa!

No domingo, 09/03, em Jundiaí contra o Paulista, nem tanto, talvez, pois poderá estar com a classificação matematicamente definida, lutando, pela manutenção da liderança do grupo e, espero, para chegar em primeiro entre todos os concorrenres. 

No entanto, para isso, é preciso saber se Kleina vai cometer o suicídio -em outras palavras, a imbecilidade- de "poupar" jogadores, fazendo com que o time chegue desmotivado, sem pegada e sem entrosamento, ao final da primeira fase e aos jogos que vão decidir a competição. 

O possível erro, embora banal, é comum -estou alertando antecipadamente- e já tive a oportunidade de ver grandes times pagarem um preço altíssimo por esse equívoco, em decisões praticamente ganhas! Que Kleina tenha juízo!

Kleina, neste momento,  está interessado em consolidar a liderança e a melhor campanha na fase de classificação, a fim de usufruir as benesses e as poucas vantagens do regulamento do Paulistão/2014.

Em razão disso, ele vai ter de fazer uso de toda a sua inventividade fora dos bastidores, a fim de minorar o problema. 

Quem não sabe que, sem o Mago, o Palmeiras terá de mudar o seu estilo de jogo e o seu modo de atuar, ao mesmo tempo em que, - se sabe, também-, terá muito menos profundidade ofensiva!

De acordo com as raras publicações da mídia nesta semana carnavalesca, Bruno César aparece como o homem mais indicado a substituir o Mago, malgrado seja um jogador de características diametralmente opostas1

Bruno, canhoto, driblador, -ao menos era- além de ser um condutor de bola, fominha, gosta de se aproximar e de finalizar!

Valdívia, destro, também driblador, -quando necessário- e muito mais cerebral, gosta de deixar os companheiros na cara do gol,  ao qual, também, vai, embora de forma menos repetitiva e, na maioria das vezes, apenas numa boa!

Mendieta, aos poucos se recuperando -completamente- da cirurgia a que foi submetido, pode ficar com a vaga!

Mendieta é a peça paraguaia -vale o trocadilho- que melhor se adapta, em meu entendimento, para exercer a função de Valdívia pela semelhança de estilo de jogo! 

Neste caso seria como substituir uma peça metálica, (Valdívia) por outra, semelhante, porém de plástico (Mendieta).

Em meu entendimento, o paraguaio é a melhor alternativa, à ausência de Valdívia e a melhor opção de Kleina! Sua escalação apresenta a vantagem de não ser necessário alterar de forma radical a maneira do time jogar! 

Com Mendieta o Palmeiras pode atuar da mesma forma que vem jogando com Valdívia, sem qualquer metamorfose tática mais radical, embora fique sem o toque de gênio que Valdívia empresta ao time!

Marquinhos Gabriel, baseando-me  na posição em que atuou contra o São Bernardo, também pode ser uma alternativa.

Apesar disso, sabe-se que ele não tem características para -ao menos- tentar exercer o papel de Valdívia, o que fica dificultado pela sua condição "sprinter", isto é, jogador que gosta de mobilidade e correria, como se não bastasse a peculiaridade dele ser, canhoto, fenômeno que, alias, também ocorre com Bruno César.

A derradeira opção seria Mazinho, que, em meu entendimento, no momento, é a pior das alternativas para entrar no lugar do Mago. 

Não afirmo isso pelo fato de eu não acreditar no excelente futebol de Mazinho, mas porque considero que ele deveria ficar mais algum tempo no banco, entrando, -por enquanto- apenas, no decorrer das partidas!

Mazinho no banco é uma alternativa de rechaço ao processo de queima a que -parte, parte, eu disse parte- da torcida palmeirense vem submetendo esse jogador, em situação desrespeitosa e desumana, semelhante àquelas do Lúcio, do Diego Souza e, recentemente, de Márcio Araújo. 

Ainda bem que Kleina, desta vez está atento e disposto a cortar o mal pela raiz!

Concluindo:

Sem ficar em cima do muro, entre as quatro opções, eu colocaria Mendieta, de cara, no lugar vazio decorrente da convocação de Valdívia para a Seleção Chilena, repito, em função de uma certa semelhança de estilos dos dois jogadores!

E você, escalaria quem para ocupar o lugar de Valdívia?

Reparem que eu sempre falo em alguém para o lugar de Valdívia pois, para substituí-lo, neste momento, no futebol brasileiro creio que só exista mesmo Ronaldinho Gaúcho!

COMENTE COMENTE COMENTE