Observatório Alviverde

29/11/2009

O MEU TÍTULO É A PARTICIPAÇÃO NA LIBERTADORES! NO BRASILEIRÃO SÓ A MALA BRANCA PODE TIRAR O TÍTULO DO FLAMENGO!

Eu não me iludo com a miragem de um Palmeiras campeão, ainda que tenhamos chances matemáticas de levantar esse título. Se as perspectivas, do ponto de vista teórico, são excelentes e factíveis, do ponto de vista prático, ao menos em meu ponto de vista, são impossíveis.

Partindo-se da premissa teórica de uma vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, necessitaríamos para que se configurasse o título, de empates do Inter contra o Santo André e do Flamengo contra o Gremio. Como não sou ingênuo tenho a convicção de que o Gremio não vencerá o Flamengo no Maracanã. Antes e pelo contrário não empatará e será derrotado fragorosamenteJá o resultado do colorado conquanto improvável, é perfeitamente possível. Impossível mesmo, repito, será o Gremio empatar ou vencer os urubus.

Em primeiro lugar pela própria marca consolidada neste brasileirão de que o Gremio é péssimo atuando fora de casa. Em segundo lugar pela pressão irresistível a que os gaúchos estarão sujeitos nesse jogo decisivo. Em terceiro lugar pela desmobilização completa do tricolor dos pampas cujo elenco, a esta altura, quer, apenas e tão somente, férias. Em quarto lugar pelo mais importante de todos os aspectos: o Gremio não quer ver o Inter, seu grande rival, vestindo a faixa de campeão.

Aqui entra em discussão um aspecto tabu do futebol, que a imprensa tanto censura, a mala branca. Na circunstância em que estão o Gremio e o próprio campeonato, apenas u´a mala branca teria o poder da transmutação e faria o Gremio se motivar e encarar o Flamengo com chances de derrotá-lo.

Fica aqui exposta a fragilidade maior do sistema de campeonato por pontos corridos quando entra em suas rodadas finais e os times embolam na classificação. A tremenda rivalidade regional entre as equipes dos mais diversos estados, conduz a essa situação esdrúxula e inexplicável para os puristas e sonhadores da imprensa e das instituições que comandam o futebol que insistem em defender uma pretensa ética no futebol. Quem se der ao trabalho de ler as abas deste blog, verificará que este editor já cantava esta pedra com ampla antecipação. Por tudo isso ouso afirmar com a antecipação de uma semana que o Flamengo já está coroado como o novo campeão brasileiro. Quem viver, verá. E sabem por que? Porque o Inter está na parada, só por isso!

Palmeiras, São Paulo e Inter só terão chances se vencerem os seus jogos, respectivamente contra Botafogo, Sport e Santo André, e se u´a mala branca bem recheada tiver o condão de motivar o desmobilizado Gremio que, premido pela exigência de sua torcida, vai ser o peru de natal, isto é, vai morrer de véspera.

Por isso o meu título este ano, após tantas decepções, é a participação do Palmeiras na Libertadores. Bom demais para um time "amarelão"!