Observatório Alviverde

09/03/2015

RENOVAÇÃO DE VALDÍVIA: TEM DE SER AGORA! RAFAEL MARQUES, UM JOGADOR EM ASCENÇÃO!


Afinal, falo sobre Valdívia ou  Rafael Marques?
Na dúvida, vou discorrer sobre os dois.


Começo falando sobre o Mago
!
Image result for valdivia

A mídia, surrado e eterno tema, (sempre a mídia) não desiste de seu propósito de defenestrar Valdívia do Palmeiras

A matéria de hoje, da uol, que, segundo os créditos, é da autoria de Cesar Greco através da /Ag.Palmeiras/Divulgação, não deixa margem a outra interpretação.

Quem se dispuser a ler o matéria, perceberá, claramente, que tem como objetivo desvalorizar o atleta, diminuir os vínculos afetivos que ele tem com o Palmeiras e com a torcida e fazer com que ele se aborreça e migre para outro time.

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/ultimas-noticias/2015/03/09/com-ano-seguro-palmeiras-reduz-dependencia-e-trata-valdivia-sem-entusiasmo.htm

A UOL, empresa marcantemente, assumidamente sãopaulina (um diretor da Folha acompanhava a delegação bambi no Palestra quando do clássico do gás) faz tempo, trabalha contra a renovação do chileno, conforme comprovam todas as matérias publicadas sobre o assunto e repercutidas nos comentários e blogs da empresa.

Infelizmente, parte ponderável da torcida palmeirense pega corda e dança de acordo com a música proposta pela maior parte da mídia paulistana, que salvo muitos profissionais eficientes corretos e decentes é a pior do Brasil.

O Palmeiras, realmente, enquanto clube e instituição, não precisa de Valdívia, pois é muito maior do que o chileno ou do que qualquer outro. Pra que ficar falando isso a toda hora? É lavagem cerebral? Creio que sim!

Mas, se puder contar com ele, num momento em que se anuncia o atleta como fisicamente recuperado, o time de futebol agregará um valor impar na realidade atual do futebol brasileiro e fator importantíssimo de diferenciação em relação aos outros clubes.

Renovação de Valdívia? Sim! Hoje, agora, já!


Image result for rafael marques
Rafael Marques, foi uma contratação que a imprensa, quase que unanimemente, condenou. 

Num primeiro instante,  cheguei a acreditar que se tratasse, apenas, de um atleta protegido de Oswaldo, mas o tempo e os jogos se encarregaram de mostrar-me que não.

Contrariando todas as minhas sombrias expectativas, comparo Rafael Marques, não no futebol, mas, taticamente, no papel que exerce, a um novo Fedato, o maior reserva (ou, vá lá, décimo segundo jogador), da história do futebol brasileiro, daquele time do Palmeiras de Luis Chevrolet, Dudu, Ademir, Leão César e Leivinha, das décadas de 60 e 70.

Trata-se de um atleta taticamente perfeito,  muito mais, de transpiração do que de inspiração, mas dotado de ótima estatura, útil no jogo aéreo, de grande fôlego, que corre o tempo todo para ajudar na marcação, sabe armar o jogo e consegue chegar bem no ataque para a finalização.

Suas atuações têm sido convincentes e a minha satisfação, em razão disso, é imensa, haja vista que eu, muito influenciado por comentários de Oswaldo Pascoal, comentarista da Rádio Globo e da Fox, cheguei a imaginar que se tratava, como ele afirmava em alto e bom tom  de um "cabeça de bagre".

Desta vez Pascoal (um jornalista que conhece futebol como poucos, que tem o meu respeito e que acerta na maioria de suas opiniões), cometeu um erro palmar e, fosse eu, ele, iria a público pedir desculpas pelo equívoco.

Rafael Marques, contratado como centroavante tem se revelado, muito mais, com pendores de meio-campista e, sem qualquer dúvida, faz jus ao respeito, ao carinho e ao reconhecimento que lhe devota seu mestre Osvaldo de Oliveira.

Se mantiver o nível, o ritmo e a dedicação, Rafael Marques tem tudo para se projetar e se transformar em uma das peças mais importantes do time do Palmeiras para esta e para as futuras temporadas. (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE
 

OSVALDO PASSARÁ ATESTADO PÚBLICO DE COVARDIA SE TIRAR GABRIEL DE JESUS DO CLÁSSICO CONTRA O SANTOS!


Por que será que Oswaldo de Oliveira se revela tão político e cauteloso, quando o assunto é a promoção de Gabriel de Jesus ao time principal?



Image result for GABRIEL DE JESUS 
Gabriel de Jesus mostrou contra o Bragantino que pode brigar por uma posição no ataque palmeirense.

Não participo do dia a dia alviverde, mas sou convicto de que, Oswaldo, em sua relação com o elenco, anda mais apertado do que charuto em boca de bêbado. 

Em razão disso, reluta em lançar de vez o jovem valor, candidato a craque. Explico!

A inexplicável escalação de um mistão no jogo contra o Braga, revela a situação precária e difícil pela qual passa o treinador, em face de estar à frente de um elenco numeroso, repleto de cobras criadas e de egos hipertrofiados, difícil de administrar e, até, de  controlar. 


Sorte, a dele, que Mouche e Alan Patrik estão machucados, pois seriam mais duas personalidades muito fortes a pressioná-lo e atazaná-lo, reivindicando um lugar no time titular. 

Como estará a cabeça de Oswaldo, que, a esta altura, deve estar dando tratos à cuca, no sentido de descobrir como colocar Valdívia e Cleyton Xavier no time, sem provocar reações de descontentamentos? É, humanamente, impossível!

Oswaldo, por índole, vocação e formação, detém uma personalidade voltada ao diálogo manso, à convergência educada e à média, aspectos que funcionam, em um primeiro momento, mas que perdem, completamente, a força na sequência mais longa de qualquer relacionamento grupal.

Como convencer tantos egos, entre jogadores mais velhos e juvenis -todos querem jogar- de que vão ter de esperar mais tempo por uma chance no time? 


Ainda mais, considerando-se pelo viés de que os jogadores têm contrato por presença no time e por produtividade e ganham mais (ou menos), por isso?

Culpa, -é evidente- dos arroubos e exageros de Alexandre Mattos, profissional do ramo, é verdade, cheio de idéias e boas intenções, mas ainda imberbe e pouco vivido no ramo, ele que inflou o elenco do Palmeiras com tantas contratações, muitas delas, desnecessárias.

E não digam que ninguém advertiu ou censurou o jovem supervisor pelo excesso de contratações. 


Através deste Blog não apenas criticamos-lhe a atitude, tanto e quando apontamos e condenamos o fato de o Palmeiras ter contratado jogadores demais para tantas posições, mas, atacantes, de menos, para as nossas necessidades!

O resumo de tudo é que Mattos contratou em quantidade, aos borbotões, sem o menor método ou cálculo, abusivamente, inconsequentemente...

Pelo que deduzo, de tudo o que ocorreu, ele, acima de tudo, estava disposto a se autopromover a qualquer custo. 


Mattos atingiu o seu objetivo, em face das carências de nossa sofrida massa torcedora, estimulada, massageada em seu ego, embriagada e embevecida, em face do número recorde de jogadores contratados, sem precedentes em nossa história.

Este blogueiro está tranquilo e de consciência limpa, em face de ter ido contra tudo e contra (quase) todos, advertindo a Paulo Nobre e diretoria com a devida antecedência, mesmo sem ter sido ouvido.

Recebemos críticas ferinas em razão disso mas, enfim, ousamos apontar os problemas.


Apesar de tudo, Oswaldo não pode reclamar de nada! 


Assim que foi contratado, anunciou que gostaria de ter três jogadores em cada posição, mais quatro goleiros, (um exagero) sem se lembrar que o Brasil não é o Japão e que o jogador brasileiro tem um temperamento inquieto, irrequieto, expansivo, reivindicador e que não tolera o banco!
 

Não se iludam e estejam convictos desta verdade: pela necessidade de fazer média com o elenco e com muitos jogadores de renome que Oswaldo não colocará Gabriel de Jesus nem no banco de reservas contra o Santos.

E, no entanto, deveria fazê-lo, sem esse temor mórbido, habitualmente manifestado por tantos torcedores nossos que, toda a vez que o Palmeiras vai lançar um jogador da base vêm com essa frase pronta, que não corresponde à verdade: "é preciso lançar o jovem com cuidado para ele não se queimar"!

Isso não existe! Há anos acompanho o futebol mineiro (o que mais lança jogadores da base no Brasil) e essa frescura, essa bobagem de não queimar jogadores jovens não existe por aqui.

Em Minas, a partir da primeira oportunidade manifesta, o jogador é colocado em campo, a maioria das vezes em jogos de grande responsabilidade.

Aqui não tem essa de ir lançando os jovens jogadores aos poucos ou "em banho-maria", como se diz na gíria do futebol.

Aqui o garoto vai a campo na primeira chance que recebe e tem de se virar.
 

Foi dessa forma que foram revelados, no passado, jogadores como os dois Palhinhas, Lacy e Reinaldo, (este, velho, vestiu a camisa do Palmeiras) considerado um dos maiores gênios do futebol mineiro em todos os tempos, que entrou em campo no lugar do consagrado Dario Maravilha, com apenas 16 anos de idade. Não, eu não errei, foi com 16 anos, mesmo!

Quando o Cruzeiro ganhou o primeiro brasileiro por pontos corridos, lançou, de sopetão o então jovem Wendel. Antes disso, houvera lançado, sem prévio aviso, Cleyson, contratado junto ao Santa Tereza, time cujo objetivo era o de, apenas, revelar jogadores.

O Palmeiras precisa acabar com essa bobagem, com essa história da carochinha de que lançar um jogador da base vai queimá-lo para sempre. 


Alexandre Mattos, que é mineiro,  não está vendo isto? Ou ele quer, simplesmente, continuar contratando?

Se um garoto se queimar, é porque não tem personalidade suficiente para a promoção e se o cara não tiver personalidade, como poderá vestir uma camisa tão forte quanto a do Verdão?


Ademais, há quantos anos os sucessivos técnicos do Palmeiras ficam esperando para não queimar jovens jogadores e acabam queimando o clube, pois não conseguem revelar e nem lançar ninguém?


CONCLUSÃO

SE OSWALDO, DE FATO, RETIRAR GABRIEL DE JESUS DO BANCO, ESTARÁ PASSANDO, PUBLICAMENTE, UM ATESTADO DE COVARDIA OU ESTARÁ FAZENDO MÉDIA COM OS JOGADORES MAIS EXPERIENTES.

RESPEITAMOS TODAS AS ESCOLHAS DE OSWALDO, MAS PELO QUE MOSTROU CONTRA O BRAGA, GABRIEL DE JESUS TEM MÉRITOS PARA, AO MENOS, SENTAR NO BANCO, NO CLÁSSICO CONTRA O SANTOS!

QUANTO MAIS O PALMEIRAS DEMORAR PARA LANÇÁ-LO, MAIS TEMPO ESTARÁ DESPERDIÇANDO!


COMENTE COMENTE COMENTE