Observatório Alviverde

07/04/2015

VALDÍVIA REACENDE A FOGUEIRA DAS VAIDADES E DIFICULTA AS NEGOCIAÇÕES DE RENOVAÇÃO!!



Valdívia é imaturo!
 Image result for imaturidade
 Tomara que seja isto!


Ninguém deseja tanto que Valdívia renove com o Palmeiras, quanto este velho escriba, que aprecia o futebol bem jogado, de muita criatividade e improviso, tanto e quanto, sei, a maioria absoluta dos que escrevem neste Blog.
 

Não significa, porém, que todos nós, apaixonados torcedores do Palmeiras,  fechemos os olhos quando Valdívia assume atitudes frívolas e posturas incompatíveis com a sua condição de ídolo, desrespeitando a torcida palmeirense que tanto o aprecia. 

Reconhecemos-lhe o imenso talento como jogador, mas temos, todos nós, consciência plena de que o chileno, na qualidade de cidadão e de ser humano, tem sido (e é) , muitas vezes, volúvel e  imperfeito.

--------------------

" Valdívia não encarna, nem de longe, o demônio que a mídia pinta, acusa e declara, mas, está longe, também, de pertencer às sacrossantas hostes do arcanjo Miguel"!
 

Inteligentíssimo, dotado de um QI estratosfericamente além da média dos companheiros de profissão, talvez por isto os homens da mídia, o tachem de sabido, finório e aproveitador.

Pelo que depreendo, ele, ao contrário dessa linha de raciocínio equivocada, revela-se, tantas vezes, imaturo e portador de uma personalidade acentuadamente juvenil.

--------------------

Cheguei à essa dolorosa conclusão após ele, sem que e nem pra que,  ter postado na Internet a foto da caneca em que se lia  "Rio de Janeiro", coincidindo com as declarações de Luxemburgo e dos dirigentes do Flamengo, de que o time carioca estaria interessado em seu futebol.

Soou como se ele quisesse comunicar à torcida, que não estava satisfeito no Verdão e que toparia uma transferência para o rubro-negro carioca. Isso, para mim, configura completa imaturidade!

--------------------

Considerando-se que o futebol é profissional, é um direito líquido e certo de todo e qualquer atleta, jogar onde bem lhe aprouver. 

Mas, por que e em razão de que, colocar uma situação de renovação nesse patamar? 

Para autovalorização? Para pressionar a diretoria? Para espezinhar a torcida que o tem como ídolo? Por que não ficou quieto?

-------------------

Voltemos no tempo, até o carnaval.

Eu e a maioria que opina por aqui, com poucas exceções, desaprovamos-lhe a atitude, quando ele viajou (a convite da Band TV) para participar do carnaval baiano.

Detalhe: ele estava em trabalho final do tratamento da lesão que, há meses, o afastava do time.  

Muitos não ligaram importância ao fato, considerando que o jogador estava de folga! 

Em meu entendimento, ele foi negligente!

-------------------- 

Dias após, ocorreu outro fato, em meu entendimento, muito grave, que fez com que aflorasse e se manifestasse, novamente, a personalidade infanto-juvenil do jogador.

Aliás, o fato, muito longe de revelar personalidade ou autossuficiência, revela a insegurança de Valdívia, fato, aliás, com o qual, não concordo e, definitivamente, não compactuo, ainda que Valdívia pudesse ter razão! 

Fique claro, não é pelo fato de Valdívia ser um craque e o melhor jogador do Palmeiras, que ele pode tudo! 

Craque algum é maior do que o clube que o contrata ou do que a torcida que o aplaude, seja a do gigantesco Palmeiras ou a do modestíssimo Ibis de Pernambuco tido como o pior time do mundo!

Em suma, não posso concordar -definitivamente- com a atitude do jogador, que, de forma irreverente, imatura e irresponsável, -coisa de moleque,mesmo-, criticou o diretor Alexandre Mattos e, sem a menor necessidade, gerou uma enorme polêmica em torno de sua renovação.

Infelizmente, de nada e do nada, por insegurança e impaciência, criou um dispensável mal-estar entre os colegas e em todos os segmentos da torcida, das organizadas, que o abominam mas reconhecem-lhe o talento, ao torcedor comum que o adora! Era preciso agir assim? 

Conheço, muito bem, os métodos de Mattos e a sua forma de agir, própria de quem enfeixa o poder e o exerce em sua plenitude. Sei que é difícil lidar com isso, ainda mais em se tratando de um negociador mineiro. Mas, por questões de profissionalismo, Valdívia não tinha nada de se manifestar!

--------------------

A maioria dos integrantes da Leal, que admira o futebol do chileno e torce, ardentemente, para que ele renove com o Palmeiras, ficou, num primeiro momento, chocada, perturbada, e, depois, triste e frustrada com a publicação de suas palavras que retaliavam o diretor.

A minoria, cega, tutelada pela mídia inimiga, (que torce para que Valdívia deixe o Palmeiras e reforce os adversários), aproveitou o ensejo para dirigir-lhe os xingamentos, ofensas e diatribes que fazem parte de seu inesgotável e nada recomendável repertório de agressões verbais! Um horror!

Interessante é que os organizados, que se julgam cobras criadas, maiorais e que se colocam, sempre, acima do bem e do mal,  inocentemente, bovinamente,  vassalamente, nem suspeitam que servem como massa de manobra da ardilosa mídia.

Eles não percebem que, ao mesmo tempo em que, por exemplo, a Band critica o Mago nos programas esportivos, colocando-o na condição de mau elemento e de um jogador incompatível com a grandeza do Palmeiras, na prática, age diferente.
 

Reconhece-lhe a condição de craque e de ídolo, tanto e quanto o seu enorme prestígio e popularidade. Tanto é verdade que investiu alto no conceito de que desfruta o craque  palmeirense em todo o país.

Assim, conforme dissemos, cooptou-o, concedendo-lhe passagem aérea, hotel cinco estrelas e, certamente, um altíssimo cachê, para que ele vestisse a camisa da Band e desfilasse à frente de suas câmeras pelas ruas, no carnaval de Salvador! 

Entrementes, em pleno no ar, seus comentaristas, sobretudo os boquirrotos "gambáticos" Neto e Ronaldo, o colocavam, nos programas esportivos, como "mau elemento" e altamente nocivo e lesivo aos interesses do Palmeiras. 

Como cu-rintianus confessos, arrogantes e fanáticos podem ter a petulância de deliberar sobre assuntos do Palmeiras? 

Nobre e Mattos não conseguem enxergar? 

--------------------
 
Por tudo o que foi exposto, eu pergunto: alguém tem condições de esclarecer o mistério que envolve Valdívia, a mídia e a nossa torcida? Nem Freud!

Se, por sua indiscutível condição de craque, Valdívia foi escolhido para vestir a camisa da Band em seu time de carnaval, por que é que os comentaristas esportivos da emissora (os enganadores, facciosos, inconsequentes e incompetentes ex-jogadores) o querem longe do Palmeiras?


-------------------- 
 

Logo após o episódio da postagem da palavra Rio de Janeiro na Internet, o jogador, merecidamente, começou a ser ofendido pela torcida, ressentidíssima pois a imagem do que publicou, foi, como era esperado, associada a uma possível e imediata transferência dele para o Flamengo.

Nesse ponto, não há desculpas para Valdívia. Ficou muito claro que ele, infantilmente, quis, de fato, provocar ou brincar com os sentimentos da torcida. Esse não pode ser, nunca, jamais e em tempo algum, o comportamento de um ídolo! 

Ou Valdívia ainda não se deu conta de que desfruta dessa condição e desconhece o incomensurável valor que representa para a torcida do Verdão?

Quem tentar afirmar algo diferente das verdades e realidades citadas por este bloguista tentando defender o jogador, estará, apenas, tentando tapar o sol com o alambrado! 

Muitos dirão, -é uma tese compreensiva e plausível-, que ele só quis brincar com a torcida, mas tem de aprender e se conscientizar  de que isso não se faz!

Penso que ele visava atingir às organizadas que tanto (estupidamente) têm trabalhado contra a sua renovação de contrato.

Mas, ao tentar atingir aquele segmento, Valdívia acabou vitimando milhões de palmeirenses -a maioria absoluta- que o admiram e o querem, novamente, curado, são e saudável, vestindo a gloriosa "maglietta" alviverde, a mais linda do planeta.

Ao apagar, quase que de imediato, a primeira publicação que gerou tantos protestos e, ao divulgar, logo em seguida, palavras de apreço e carinho à torcida e ao clube, Valdívia, em parte, resgatou a moral e o prestígio com a maior parte daqueles que o reverenciam como craque de primeira grandeza e principal jogador e ídolo do Palmeiras, mas há quem tenha ficado ressentido.

Quando se esperava que as polêmicas terminassem e que o assunto renovação se encaminhasse definitivamente, resumindo-se e circunscrevendo-se, exclusivamente, ao diálogo entre o clube e o jogador, eis que Valdívia, mais uma vez, coloca as mangas de fora e presta novas e polêmicas declarações à mídia. perfeitamente evitáveis, reacendendo a fogueira das vaidades, principal entrave para a sua renovação.

--------------------
 
Algumas dúvidas continuam no ar relacionadas a essa entrevista de Valdívia.

1) Estaria, ele, frustrado com o indesculpável desinteresse manifesto de Nobre e Alexandre Mattos pela renovação?

2) Estaria ele, na qualidade de craque e de ídolo maior da torcida, indignado e frustrado e ferido em seu amor-próprio pelo fato de o Palmeiras não o ter (ainda) procurado?

3) Estaria, Valdívia, já acertado com outro clube e, a esta altura, procurando uma desculpa plausível que o possa encaminhar para deixar o clube de bem com a torcida e pela porta da frente?

EU, pelo que depreendo da conduta do mineiro e do presidente e conforme antecipei em outras postagens, creio que Valdívia, em pouco tempo, será uma página virada na vida do Palmeiras.

Pelo que se lê nas entrelinhas dos fatos é que a renovação virou uma batalha entre os egos de Mattos e do Mago.

 --------------------

Encontrei, casualmente, ontem, com um diretor do Cruzeiro nas imediações do Forum de BH, perto do antigo estádio do Cruzeiro e sua atual sede social.

Em um papo informal ele me garantiu, entre outras coisas, que o ego de Mattos é descomunal, maior que o de Valdívia e do que a soma de todos os egos dos jogadores do Palmeiras. Será?

Mattos, num primeiro momento, golpeado verbalmente pelo Mago, que cometeu, do ponto de vista estratégico, um erro infantil , dificilmente perdoará a "ousadia" do chileno, renovando-lhe o vínculo com o Verdão!

A não ser que, mediante os apelos da torcida e de Oswaldo de Oliveira, o presidente intervenha e tenha o bom-senso de manter no elenco seu único e solitário craque à frente de Prass e o mais técnico entre todos os jogadores em atividade no futebol brasileiro.

COMENTE COMENTE COMENTE