Observatório Alviverde

22/10/2014

SEM VALDÍVIA, DORIVAL VAI COM MAZINHO! É UMA BOA ALTERNATIVA!




O Palmeiras que se cuide. O Cruzeiro terá esta noite -19,30H- no Mineirão, a sua melhor formação com a volta de uma de suas principais estrelas, Ricardo Goulart, após cinco jogos fora.

Dagoberto vai figurar no banco como importante opção para Marcelo Oliveira no decorrer da partida, mas o zagueiro Manoel, e os laterais Mayke e Egídio que foram poupados do treino de ontem,  iniciam a partida como titulares.

O Cruzeiro deverá estar alinhado assim para enfrentar o Palmeiras:
Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Alisson (Marquinhos); Marcelo Moreno.

A diferença de objetivos das equipes em relação ao jogo de hoje, está definida na seguinte equação:

Líder do Brasileiro, o time celeste inicia a 30ª rodada com sete pontos de vantagem para o São Paulo, que ocupa a segunda colocação e enfrenta o Palmeiras que  briga contra a queda para a Série B. A equipe alviverde ocupa 14ª colocação, a três míseros pontos da zona de rebaixamento.

O empate, ontem, do concorrente EC Bahia, que perdia para o Galo, em casa, por 1 x 0, só alcançado aos 39 do 2º tempo, foi um mau resultado para o Palmeiras.

Uma derrota, hoje, para o Cruzeiro, ainda não tem o poder de colocar o Palmeiras no Z4, mas, nessa possível e, até, provável condição, a situação do Verdão vai se agravar e passará a ser de muito mais risco, considerando-se que o compromisso subsequente será o "derby"contra o Cu-rintia.

O Palmeiras tem necessidade premente e exclusiva de vencer! Uma vitória representaria uma vacina preventiva para todos os males que espreitam e, principalmente, ameaçam o alviverde do Allianz Park.

Mas um empate, circunstancialmente, não seria, de todo, um resultado tão negativo.

Manteria, por exemplo, o enquadramento de pontos atual que nos separa do Bahia, quatro (4) e faria com que o Palmeiras ganhasse um ponto a cada derrota das equipes que estão abaixo dele na tabela, cujos compromissos serão estes:

A Chapecoense (34 pts) joga em casa contra os Bambis.

O Vitória (31 pts) em Sampa, no Itaquerão, pega o Cu-rintia.

O Botafogo (30 pts) faz uma espécie de jogo pela sobrevivência contra o lanterna, o Coritiba, (29 pts) em Curitiba.

O Criciúma (30 pts) recebe, em casa, o Atlético PR (37 pts) e o Furacão, se perder, pode voltar para a zona de desespero, a depender da combinação de resultados.

Como se observa e constata, o jogo desta noite em BH é vital para o Palmeiras, embora uma derrota, em face do pequeno toucinho adquirido pelo Verdão após as três vitórias consecutivas, não o precipite na Zona dos condenados.

De qualquer forma, nessa sombria hipótese, o Palmeiras ficará com uma espada sobre a cabeça e estacionado na Zona dos desesperados. A situação, pra lá de séria é seriíssima!

Não sei qual o time que Dorival vai colocar em campo, mas sei que ele não terá Lúcio, Marcelo Oliveira e, lamentavelmente, Valdívia que, menos mal e graças a uma brilhante jogada do jurídico alviverde, poderá atuar sábado contra o Cu-rintia.

Gosto do time anunciado para esta noite e, creio que seja, com pequeninas ressalvas, de fato, o melhor de que dispomos no momento, considerando-se as ausências anunciadas;


Fernando Prass; João Pedro, Tobio, Nathan e Juninho; Washington, Victor Luis, Wesley e Mazinho; Cristaldo e Henrique.

Numa análise fria, creio que, se o time perdeu em experiência com a saída de Lucio, ganha em poder de antecipação e velocidade com Nathan indo para a quarta-zaga e Tóbio para a zaga central, fazendo cessar as improvisações. Já não era sem tempo! O meu único temor é que a nossa jovem zaga trema diante do líder e de seu envolvente e irresistível poder ofensivo!

A volta de Washington, que marca muito bem e joga com seriedade, é uma garantia de que o time terá pegada no meio de campo, cuja eficácia na saída de jogo fica aumentada, em face, não, apenas de Washington, mas, também da presença de Victor Luís cujo rendimento cresce, assustadoramente, de jogo para jogo. Resta saber se Wesley vai jogar o que sabe ou se esconder do jogo!  

Gosto, demais, do aproveitamento de Mazinho, habilidoso, liso, driblador, improvisador, substituindo Valdívia. Foi uma grande sacada de Dorival! Não vejo no elenco, ninguém melhor que ele para a função, muito menos, Mendieta!

Mazinho, em meu entendimento, se bem preparado psicologicamente, tem condições arrebentar e de decidir o jogo!

Cristaldo, é outro atleta carente de preparação psicológica, pois embora tenha algum potencial, não rende satisfatoriamente em campo e parece que a bola queima-lhe os pés.

Eu, particularmente, escalaria Bernardo, cujo potencial conheço, mas a maior parte da torcida do Palmeiras desconhece. Bernardo, simplesmente, pelo que mostrou no Cruzeiro e no Vasco, é um jogadoraço!

Finalmente, que o nosso limitado artilheiro Henrique faça gols, mas no momento certo, não quando o jogo está definido ou perdido, com ocorreu tantas vezes. Hoje ele atua com a motivação de ampliar a vantagem na artilharia sobre seu concorrente direto, Marcelo Moreno, que comandará o ataque do Cruzeiro! 

Tenho um sentimento forte de que, inspirado por Valdívia, Mazinho, se escalado vai arrebentar com o jogo!

COMENTE COMENTE COMENTE 

NOTA SOCIAL-FAMILIAR

Meu tempo anda tão escasso que, ontem, 21/10, data de aniversário de meu irmão, cheguei em casa vindo da Feira Super-Minas, dormi e só acordei agora, 1,15 H da manhã do dia 22, sem que houvesse ligado a ele, em Pederneiras, para homenageá-lo com os meus fraternos parabéns. Menos mal que ontem havia enviado um e-mail que - ainda bem- acabou me salvando.

É óbvio que, quando desejo paz, alegria, saúde e vida longa a meu querido mano, devidamente acompanhados de uma vivência muito feliz com a família, não posso deixar de acrescentar "

... e com grandes vitórias do Verdão, já a partir do jogo desta noite contra o Cruzeiro aqui em BH.

Ao contrário do que eu planejava e desejava, em razão de meus compromissos na Feira, não poderei ir ao estádio, mas estarei em minha casa, se Deus quiser (e ele quer) a tempo e hora, para torcer pelo verdão, contra o arrogante e pretensioso Palestra Mineiro, do qual nunca consegui ser, sequer, um simpatizante e, menos ainda, um torcedor, porque torcer, mesmo, eu não torço nem pela Seleção, mas, exclusivamente, pelo Verdão (AD).