Observatório Alviverde

02/05/2016

PALMEIRAS MUDA A FILOSOFIA DAS CONTRATAÇÕES! DIZEM QUE PATO VEM AÍ!


A chegada de Cuca transforma (para melhor) a cada dia a fisionomia do time do Palmeiras.

Sem deixar para Mattos a iniciativa das escolhas, o clube -felizmente- começa a rezar pelo catecismo de Cuca.

Sem choro, nem vela e nem fita amarela o Palmeiras começa a se reforçar com jogadores novos, de estatura acima da média e de reconhecida capacidade técnica.

Fabiano e Fabrício, contratados ao Cruzeiro preenchem essas exigências, tanto e quanto o novo contratado, o colombiano Yerri Mina, sobrando do alto de seus 1,93M e de seus baixos 21 anos.

É evidente que a atitude (profissionalíssima) de Cuca não significa que o Palmeiras tenha sempre de evitar ou discriminar jogadores baixos de grande qualidade técnica.

Como dizia o campeoníssimo Rubens Minelli, um dos precursores dos times altos e fortes no futebol brasileiro: "entre um baixo e outro alto, equiparados tecnicamente, opta-se pelo mais alto que tem a vantagem de ajudar  a defender melhor e a decidir no jogo aéreo. Jogador baixo no time só mesmo se for melhor, muito melhor!"

Há quanto tempo eu aguardava que que essa filosofia fosse adotada no Palmeiras, embora eu jamais radicalize e admita sempre que baixotes geniais tipo Valdívia, Dudu e outros, congêneres, possam fazer parte do time.

Num ponto, porém, vou radicalizar mesmo sabendo que possa provocar a ira e o protesto de muitos palmeirenses: a depender do custo, Alexandre Pato, anunciado à boca pequena como possível reforço do Palmeiras e que nem é tão baixo assim, cairia como uma luva no ataque palmeirense.

Desde, é claro, que, antes disso, o Palmeiras contratasse um armador de qualidade. Deve estar contratando!

Não existe esse jogador no mercado? Claro que existe, basta garimpar! Cito um exemplo!

Ontem, no primeiro jogo da decisão goiana entre Goiás x Anápolis tive o ensejo de ver um armador do Anápolis FC, embora não tão alto, classudo, canhoto, driblador, bom de marcação, lutador, empenhado em campo, emérito lançador em todas as distâncias, do time dirigido por Valdemar de Oliveira irmão de Oswaldo Oliveira.

Encheu-me os olhos a capacidade técnica desse jogador, cujo nome, Lucas Sotero, até anotei para não esquecer, o qual sugiro ao Palmeiras não a contratação direta, mas a observação.

Cuca, Mattos e todos os palmeirenses podem fazê-lo através das exibições repetidas do tape do primeiro jogo decisivo Anápolis x Goiás, realizado ontem em Anápolis e, depois, ao vivo, do jogo do domingo vindouro no Serra Dourada que o "pay-per-view" exibirá, ao vivo, para todo o país.

Curioso em relação a Lucas Sotero, fui à Internet em busca do currículo desse atleta.

Verifiquei que Lucas Sotero, 24 anos, 1,74 m,  revelado pelo Atlético-PR, defendeu o Dínamo Minsk na Bielorrússia antes mesmo de completar 20 anos. Depois voltou ao Brasil e atuou em clubes como Figueirense, Santa Cruz-RS, Santa Rita e no Vila Nova de Nova Lima, MG.

Da mesma forma tomei conhecimento de que Sotero não vai ficar no Anápolis em 2016 porque já é o novo reforço do Vila Nova de Goiânia para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Fica aí a sugestão de observação. Pelo que vi e depreendi do jogo de ontem, Lucas Sotero é um jogador de um enorme potencial, talentosíssimo ...

COMENTE COMENTE COMENTE