Observatório Alviverde

21/03/2016

APESAR DO HORRÍVEL PRIMEIRO TEMPO, FOI O ÁRBITRO VINICIUS FORLAN QUEM AFUNDOU O PALMEIRAS!

 Resultado de imagem para audax x palmeiras

MUITO DESTE POST FOI ESCRITO NO INTERVALO DE AUDAX X PALMEIRAS.
NA ÂNSIA DE APRIMORÁ-LO,MISTUREI TUDO!
(QUEM QUISER O TEXTO ORIGINAL VOLTE A PÁGINA)
=====================
A RESPEITO DO JOGO
"Calma, gente, calma que é só o início do trabalho.
Cuca disse na entrevista inicial que só conseguiu comandar um único treino. É muito pouco.
Vamos dar tempo ao técnico e, principalmente, tempo ao tempo. É preciso.
=====================
ZÉ ROBERTO
Hoje, não dá para colocar o mau resultado só na conta do Marcha a Zé.
Os lances que decidiram o jogo ocorreram pelo lado oposto, onde o garoto João Pedro, visivelmente, está sem ritmo de jogo.
Zé não cometeu o pênalti, fruto da criatividade da arbitragem.
Ainda que houvesse cometido, estava fora de sua posição, dando suporte à defesa
=====================
ARBITRAGEM FACCIOSA
Vinicius Forlan, velho inimigo, liquidou o Palmeiras a partir da marcação um pênalti inexistente de disputa de bola logo aos 10 minutos.
O atacante do Audax atirou-se sobre os pés de Zé Roberto que tentava limpar a área.
Vocês acham que Forlan perderia a chance de marcar o penal, ciente de que teria o apoio e respaldo da mídia?
Vilaron, palpiteiro global, justificou que não precisa ser intencional, que o jogador do Audax fora atingido e o pênalti bem marcado.
Ele só não esclareceu como um zagueiro pode evitar o choque se o adversário se atira contra seus pés em pleno ar, quando ele tenta chutar a bola! 

Três minutos após, (13M)  o lance se repetiu na área do Audax, igualzinho ao de ZR.
Vinicius Forlan, pra variar,  não marcou nada e nem tomou conhecimento das reclamações dos jogadores do Palmeiras.
Na TV Vilaron  fingiu que não viu e, na maior cara-de-pau, afirmou que os jogadores do Palmeiras reclamavam (deslavada mentira) de um toque do zagueiro, e que a bola houvera batido na barriga do zagueiro do Audax.
Arre égua, como esse cara é tendencioso! Os jogadores palmeirenses reclamavam, sim, uma atitude de isonomia da arbitragem em relação ao lance anterior de Zé Roberto.

De passagem: Fiquei sabendo que diante do sucesso de Vilaron na análise do jogo de ontem, Cereto e produtores já cogitam colocá-lo em dupla com Milton Milk no jogo decisivo do Palmeiras em Rosário! " É demais para o meu visual", como sempre diz o narrador José Carlos Araújo!

Foi patético aquele lance aos 41 do 1º tempo da falta foi marcada e cobrada rapidamente pelo Palmeiras para a projeção, livre, de Dudu que invadiu livre e até perdeu o gol ao desanimar por ouvir o apito do árbitro impugnando a jogada.
O soprador de apitos Forlan causou um prejuízo imenso ao Palmeiras ao parar o jogo alegando que a falta só poderia ser cobrada após ele apitar. Onde está isso na regra que, se sabe, permite o lance rápido?
O que disse Vilaron sobre esta tunga arbitral?
Simplesmente o que sempre diz quando prejudicam frontalmente o Palmeiras, isto é, nada, absolutamente nada! Seu silêncio disse tudo!
Vocês acham que o árbitro e o comentarista teriam atitudes assim na eventualidade de um lance semelhante pró Bambis, Curica ou Santos?

E o cartão amarelo "exorbitante e transcendente" aplicado a Gabriel Jesus em jogada banal de carrinho normal, lateral, em que o palmeirense até encolheu a perna?
E a falta desmedida e brutal do goleiro do Audax sobre Eric aos 29 do segundo tempo, que nem cartão amarelo rendeu ao jogador do time de Osasco?
Não importa se ele saiu de ambulância por levado a pior no choque que ele mesmo provocou. Independentemente das consequências, deveria ter sido expulso pois era o último homem e Eric partia em direção ao gol.

O que disse "Curica Vilaron" sobre o lance?
O mesmo que ele sempre diz mesmo quando o Palmeiras é operado sem anestesia pelos árbitros, como hoje. Nada, absolutamente nada! Sua omissão disse tudo!
Enfim, por que Vilaron não se julga suspeito e pede para não ser escalado nos jogos do Verdão? Seria muito mais sensato e melhor para ele próprio que não se queimaria!

Aos 38 minutos do 2º tempo, um zagueiro do Audax conduziu a bola com o braço dentro da área para sair jogando. Foi um lance rápido que não permitiu que eu visualizasse a intencionalidade ou não.
Mas a corriola global não convencionou que em qualquer toque deve ser marcado o tiro-de-rigor? 
Odinei Ribeiro o narrador, sequer mencionou e Vilaron (como sempre) não enxergou embora vestisse óculos. O repórter Alexandre Oliveira, ignorou. O diretor de TV sequer passou, não reprisou.
O bandeirinha à direita das cabines não apontou. Forlan nem se tocou. Tocou, sim, mas só o jogo.

Odinei registrou (duvido que aconteceu) em pleno ar, certamente pelo prazer de  gozar e provocar os palmeirenses, que um estrangeiro presente ao estádio lhe houvera perguntado qual dos dois times era o Palmeiras.
Se mal pergunto, perdão, perguntou como?
Ele transmitia com a porta da cabine aberta?
Estava sem fone?
O estrangeiro teve acesso livremente à cabine de transmissão?
Teria ousado Odinei transmitir o jogo do meio da massa? Em se tratando de alguém da Globo, duvido!
Ou seria ele mais um prestigitador ou um rei da peta como a maior parte da corriola global?

Criativo o gajo Odinei, não?

Ou ele (medianíssimo narrador, voz de repórter, jeito de repórter, linguagem de repórter, deveria ser repórter) imagina que a torcida palmeirense, comprovadamente a de melhor QI entre todas, seja tola e ao ponto de não decifrar ou compreender as mensagens subliminares?
Falta franqueza a essa gente. Sobram, dissimulações e hipocrisia!

Como me disse o Dr. Edson, indignado com a zombaria provocativa, a primeira atitude de quem não conhece os times ao chegar ao estádio é perguntar a alguém, quem é quem. Ele está certo!
Na verdade Odinei, subliminarmente, covardemente, tripudiava sobre o Palmeiras, como ele não ousa fazer nunca, jamais e em tempo algum quando narra os jogos dos Bambis, das Sereias e dos Curicas.

E o que dizer do repórter "voleibolista", o vaseliníssimo Alexandre Oliveira que tão pouco manja do soccer?
Mergulhou em seu mundo favorito, o mundo das obviedades, indo buscar uma piada pronta, primária e do pior gosto possível visando a atingir o Palmeiras e a sua torcida.
Ele disse que "um torcedor" no estádio lhe dissera que o Palmeiras perdia o jogo porque seu adversário era mais "audaxioso".
Piadinha infame, pueril, aparentemente inocente mas que, claro está, foi de sua lavra, com a finalidade única e exclusiva de denegrir a imagem do Palmeiras e, certamente, de espicaçar e irritar ainda mais a torcida, aborrecida com o resultado.

Onde estão os diretores da Rede Globo que não enxergam isso? Ou seriam eles coniventes com o trabalho medíocre (no pior sentido da palavra) e provocador de seus funcionários que narram os jogos do Palmeiras como se usassem a camiseta de seus clubes sob o uniforme global? É preciso dar um basta neste abuso!

Tudo isso serve de alerta a Paulo Nobre que ainda reluta em fechar negócio com a Turner, rede televisiva alternativa que acena com muito mais grana (para efeito de TV fechada) do que a Globo.

Ou teria, ainda, Nobre a doce esperança de que a Globo, aparelhada para promover servilmente o Fla, o Curica e os Bambis, vai mudar seu tratamento em relação ao Palmeiras em termos de TV aberta? Nem que o Palmeiras ganhe várias vezes seguidas o campeonato mundial de clubes da Fifa.

Tá com medo de um "cano" da Turner, Nobre? Exija o dinheiro adiantado porque eles estão com muito e à espera da adesão imediata de um clube da magnitude e da grandeza do Palmeiras.

Sou convicto de que 90% ou mais da torcida apoiariam a medida, já tomada, corajosamente, por vários times brasileiros, como o Santos, o Inter, o Grêmio, o Atlético Pr e outros, até porque acabaria com essa patifaria de pay-per-view em que você paga e ainda recebe em sua casa uma volumosa carga de propaganda.
====================  
NOVES FORA A TV, MORAL DA HISTÓRIA
Aceitar, passivamente, árbitros como Ceretta, Forlan, Luiz Flávio e outros antis, está provado, é abdicar de ganhar, é suicídio!

Como o Palmeiras não tem departamento de futebol, apenas departamento de contratação, vamos continuar, como eu disse ontem, "tomando no holoférnes" com dignidade, isto é, sem reclamar, sem gritar, sem reclamar, sem espernear e sem dizer nada... Já chega de inação!

Até quando o Palmeiras vai aceitar numa boa e sem reclamar os mesmos árbitros que tanto o prejudicam?

Ou Nobre e Mattos acreditam que futebol se ganha só dentro de campo?
=====================
É PRECISO MEXER NO TIME
Não sei se Cuca vai mexer no intervalo (creio que sim), mas se ele colocasse o Matheus Sales no lugar do Arouca ou de Gabriel e o Egídio no de Zé Marcha a Ré, sou convicto de que o time melhoraria consideravelmente!

Não gosto das alterações de Cuca! Entram Lucas Barrios e Rafael Marques saindo Gabriel e Alecsandro, mas se o meio de campo não melhorar isto é, se não conseguir o abastecimento do ataque, as alterações podem ser em vão. Tomara que eu me engane.

Com a esperada manutenção de Marcha a Ré (nem Cuca parece ter peito para experimentar o time sem a participação dele) e a fraquíssima atuação de João Pedro por falta absoluta de ritmo de jogo (reeditando os erros pretéritos que tanto temos combatido) vamos continuar vulneráveis na marcação, sem capacidade para o toque de bola e sem jogadas de ultrapassagem pelo lado esquerdo.

=====================
INTERVALO
=====================
JUNINHO É (muito) MELHOR QUE GABRIEL JESUS
Lembram-se que eu disse isso, no início do ano passado, quando os dois faziam parte do time de juniores?
Lembram-se que o Palmeiras perdeu a semifinal porque Juninho, comandante, cérebro e artilheiro daquele time contundiu-se e eu disse que sem ele ia ser difícil chegar? O Palmeiras, até então com uma campanha espetacular sob Juninho, sem ele acabou desclassificado melancolicamente pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

Nobre, o mago das finanças mas apedêuta em bola caiu -infelizmente- no conto do corretor. E caiu com a anuência e apôio da parte ignorante da torcida que torce, canta e vibra muito mais e mais forte se o Palmeiras contratar novos jogadores do que se vencer os adversários, em inexplicável inversão de valores.
Aliás, esses caras sempre trabalham contra jogadores sem nome e marketing tanto e quanto contra os garotos promovidos a partir da base palmeirense. Viram as vaias, ontem, direcionadas a João Pedro?
Pois fiquem eles sabendo que João Pedro é um jogadoraço com potencial para Seleção que precisa ser lapidado para aprender marcar melhor. Deve ser mantido no time até adquirir o melhor de sua forma!

Mas o nosso presidente, a quem apoio integralmente do ponto de vista administrativo, permitiu que o time se enchesse de volantes e armandinhos, gastando uma fortuna com jogadores para um único setor, abrindo mão das verdadeiras prioridades da equipe. Cadê o armador? Ou vai continuar a teimosia pelo aproveitamento de Cleiton Xavier, já infinitas vezes mais caro do que Valdívia?

Em razão desse amadorismo, o Palmeiras está desperdiçando o que de melhor existia em sua base, cuja tradição sempre foi a de "segurar a cabra para dirigentes, empresários e outros times, mamar". Elias, Bruno César, Wilsinho e David Bras, são os exemplos mais recentes dessa cornucópia inconsequente de contratações que só fazem inchar o elenco e multiplicar as insatisfações.

Menos mal que Juninho ainda é do Palmeiras, mas com a corretagem colocada acima da garimpagem, eu quero saber até quando o Palmeiras vai continuar atirando contra os próprios pés?
=======================
CUCA, ONTEM, MUDOU O JEITO DO PALMEIRAS JOGAR
Manifestei a minha preocupação quando Dunga colocou em campo Barrios e Rafael Marques nos lugares de Alecsandro e Gabriel e falei comigo mesmo: É muita bala pra nenhum canhão.

Mas o time melhorou de rendimento mediante a adoção de outra tática que percebi, incontinenti, mas que os "inteligentes" da mídia não foram capazes de perceber. 

Cuca recuou Robinho transformando-o em armador  à frente da linha de zagueiros. Da mesma forma mudou Dudu de posição e de função, colocando-o, decididamente, como atacante, e exigiu de Barrios (ele cumpriu à risca) uma maior mobilidade!

O time se acertou em campo, não obstante a crônica deficiência da falta de apoio dos laterais. Passou a jogar, como jogava o antigo Fluminense de Cuca, à base da bola comprida para a infiltração dos atacantes que vinham de trás, em vez dos laterais, estes mais fixos, para prevenir os contra-ataques.

Barrios, quando não era acionado em profundidade, atuava tanto fazendo o pivô quanto procurando se colocar às costas dos zagueiros para as triangulações e tabelas com quem encostasse ou se habilitasse.

Rafael Marques -gosto muito desse jogador- rodou bastante à procura do jogo e ajudou a confundir a defesa do Ajax.

Não fosse atuação facciosa do árbitro que, decididamente, apitou o tempo todo contra o Palmeiras...

Que deixou de marcar covardemente dois pênaltis contra o Audax (aos 13 do 1º tempo em lance similar ao de Zé Roberto e outro, no toque de um zagueiro do time de Osasco entre 37 e 38 do 2º tempo)... Confiram no tape antes de dizerem que exagero ou estou errado)...

Que não expulsou o goleiro do Audax, último homem da defesa que entrou para quebrar Eric quando ele partia em direção ao gol, quase na entrada da área mas acabou, ele próprio se quebrando,  e o Palmeiras teria ganho o jogo e levado os três pontos.

O time, também, apesar da intensa superioridade verificada no segundo tempo, poderia ter ao menos empatado o jogo, não fosse a dispersividade e a condição de "fominha" de Dudu que perdeu um gol feito por absoluta falta de altruísmo (havia companheiros mais bem colocados, Barrios inclusive) aos 36 do segundo tempo.
====================
OS MELHORES DO PALMEIRAS
O time, reconheçamos, melhorou muito de rendimento na etapa complementar, embora esteja muito longe do ideal.

Depois de Robinho, o melhor do Palmeiras pela nova função exercida  no segundo tempo de armador-lançador, o paraguaio Barrios foi o destaque do Verdão.

Como, além de ser cedo não sou pessimista penso que, apesar de tudo, o time vai melhorar e, certamente, vai chegar em breve ao ponto que todos nós mais desejamos.

Por enquanto, como compôs Paulo César Pinheiro e Márcia cantou...

O importante é que a nossa emoção sobreviva!

COMENTE COMENTE COMENTE
 PS-Quem quiser se dar ao luxo de escolher o melhor do jogo, não o procure no Palmeiras, mas no time do Audax.