Observatório Alviverde

07/07/2021

PALMEIRAS JOGA BEM, GANHA DO GRÊMIO POR 2x0 E VAI PRA CABEÇA DO BRASILEIRÃ0/21!

A vitória do Palmeiras sobre o Grêmio foi tudo, menos irrepreensível. O Verdão poderia ter vencido o jogo com folga, mas, como sói sempre acontecer, acabou tendo algumas dificuldades.

Vou deixar os pormenores e as minúcias de análise por conta de vocês, mas quero ressaltar alguns aspectos da vitória que me desanimaram (poucos) e outros (muitos) que me animaram .

Desanimaram-me, por exemplo, a costumeira falta de ligação e de capacidade para armar contra-ataques, sempre destituída de sincronismo entre os poucos atacantes que ousavam avançar e os homens de meio campo e defesa que recuavam para marcar e tentar a retomada de bola.

De qualquer forma, um jogo como o desta noite, em que o gol de abertura foi marcado logo aos 15 segundos, abriria um leque de condições para a criatividade palmeirense em bolas longas de contra-ataque, tivesse o time de Abel um ou dois lançadores para a exploração dos chamados lançamentos em profundidade.

Da mesma forma o Palmeiras continua sendo um time que abre vantagens (a de hoje chegou a dois gols) e se acomoda aos resultados, passando a jogar sem objetividade e até com um certo desprezo em relação a fazer mais gols. É por isso que eu digo: "se acomoda, mas me incomoda!"

Outro aspecto que me leva à perplexidade (foi o grande problema palmeirense no ano passado) é a falta de definição do time titular, parecendo-me que o português "divide para reinar"! 

Isso não é bom na medida em que acirra as disputas internas e promove rivalidades em um grupo que tem de ser homogêneo.

Por outro lado, animam-me muitíssimo a enorme disposição da equipe, a correria dos atletas que se desdobram em  campo a cada jogo, a subida de produção de tantos jogadores, a volta de Deyverson, a chegada de Dudu e a possível reintegração de Borja.

Outro aspecto muito positivo é a tomada da liderança e a possibilidade de lutar por ela via um elenco numeroso e de grande qualidade.

Sem querer passar o carro à frente dos bois ou fazer futurologia, sou convicto de que se o Palmeiras mantiver alta a sua motivação, tem tudo para ganhar este Brasileirão/21 e para chegar forte à fase final da Libertadores deste ano.

Num jogo em que ninguém jogou mal, no qual o ponto alto foi a defesa, do ponto de vista individual a personagem do jogo pode ser escolhida entre Jailson, Menino, Luan, Gustavo, Viña, Scarpa, Veiga e até o técnico Abel Ferreira aos quais atribuo uma nota 7 (sete).

O craque do jogo não poderia ser outro senão Danilo, ao menos um ponto acima dos companheiros, a quem vou aquinhoar com u'a merecidíssima nota 8.

Agora é esperar a rodada deste final de semana em que o Verdão, ainda bem, não desce a serra pra jogar no Allianz contra o Santos, em jogo preliminarmente marcado para as 16 horas.

COMENTE COMENTE COMENTE