Observatório Alviverde

15/07/2017

PALMEIRAS X VITÓRIA. SÓ A VITÓRIA INTERESSA.


Houvesse o Palmeiras derrotado o Curica 4ª feira passada, o nosso maior rival, já incluso o ponto do empate de 2 x 2 de ontem com o Atlético Pr, estaria com 33 pontos e o Verdão com 22, o que significaria 11 pontos de diferença.

Se o Palmeiras (obrigação) derrotasse o Vitória esta manhã, passaria a somar 25 pontos e a diferença entre Curica e Palmeiras passaria a ser de apenas 8 pontos, absolutamente reversíveis.

E, no entanto, a incontestável realidade dos números e a inflexível verdade do Brasileiro estampam "36 pontos ganhos pelo Curica versus 19 pontos para o Palmeiras", o que estabelece uma diferença (quase) irreversível de 17 pontos a mais para o time Lulático !

O Verdão, decorrida a 14ª rodada, pode baixar a diferença para 14 pontos desde que derrote o Vitória esta manhã no Allianz Parque.

DEDUÇÃO DOS FATOS:
Aquele desastrado 0 x 2 no derby prejudicou "demaaaais"  o time do Palmeiras!  Alijou, praticamente, a equipe da disputa pelo título (o Verdão só volta ao topo através de uma improvável sucessão de milagres) e sua sina, em termos de Campeonato Brasileiro, será aquela de lutar -ao menos- por uma vaga direta na Libertadores-18 exceto (repito) no caso de uma improvável reviravolta.

==============================
PALMEIRAS X VITÓRIA

Súmula antecipada do jogo:
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X VITÓRIA

Data: 16 de julho de 2017, domingo
Local: Allianz Parque, São Paulo-SP
Horário: 11 horas
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistente: Luiz Claudio Regazone e Eduardo de Souza Couto

PROVÁVEL PALMEIRAS: Prass; Mayke (Jean), Mina, Luan e Egídio; Bruno Henrique (Felipe Melo) e Tchê Tchê; Roger Guedes, Guerra e Dudu; Willian.
Técnico: Cuca

VITÓRIA: Fernando Miguel; Patrick, Alan Costa, Wallace e Jeferson; Renê Santos, Yago, Cleiton Xavier e Carlos Eduardo; David e André Lima
Técnico: Alexandre Gallo

COMUNICADO AOS AMIGOS DO OAV:

Em decorrência de um compromisso familiar simultâneo ao jogo, não poderei assistir ao Palmeiras x Vitória "ao vivo".

Mas o assistirei em seguida, com as mesmas emoções, através da  reprise da FOX sem tomar conhecimento antecipado do resultado.

Mas não se preocupem com o meu comentário a ser postado mais tarde e deixem estampados os seus pois o blog estará aberto.


Pedindo desculpas a todos espero que o Verdão conquiste uma grande vitória e, definitivamente, se reabilite! 

COMENTE (antes) COMENTE (durante) COMENTE (depois do jogo)! (AD)  

CRITICAR É FÁCIL. DIFÍCIL É APRESENTAR AS SOLUÇÕES!"


É insólita mesmo esta torcida do Palmeiras, ímpar, peculiaríssima. Nunca existiu ou existirá outra igual ou, ao menos, da mesma têmpera.

Esbraveja, xinga, questiona, protesta, esperneia, vai do zero ao cem e do cem ao zero em um átimo. Da mesma forma, coloca o time, os técnicos e os dirigentes abaixo dos cachorros com a mesma velocidade que os transforma de palhaços de circo mambembe em luminares da bola.

Foi assim, (está sendo assim) após a derrota no Allianz para o Curica, dá bem para perceber. 

Ainda que o ambiente reinante possa deixar transparecer que tudo tenha voltado à rotina, um simples empate amanhã contra o Vitória, fará com que os jogadores sejam execrados, na mesma medida em que, se o Palmeiras vencer por meio a zero, serão -todos- exaltados!

Foi por tudo isso, principalmente, pelas críticas contundentes e intermináveis da torcida, que o editor deste OAV, irritado pelo negativismo exaustivo de tantos, abriu o espaço para que aqueles que agem dessa forma caíssem na real e transformassem suas energias negativas em positivas.

Pedimos, então, aos frequentadores este espaço que dessem uma trégua e, simplesmente, que parassem de colocar o indicador em riste, apontando-o, ameaçadoramente, contra os protagonistas da bola e evitassem maximizar os equívocos existentes no time e no clube, a bem do próprio Palmeiras.

Sugerimos que a carga de denúncias, críticas, imprecações e acusações, veiculadas neste blog fossem substituídas por ideias, sugestões e propostas objetivas visando a melhorar o time e fornecer ao treinador dados e subsídios que, muitas vezes, ele próprio, no fragor da batalha, não pressente, não percebe e não enxerga, mas quem está do lado de fora, sim.

Já citei inúmeras vezes esta frase em minhas crônicas,  mas obrigo-me sempre a repetí-la em face de sua interminável atualidade: "é (sob qualquer circunstância) nuito melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão"! (T.L.Rampa).

Este foi o escopo -nenhum outro mais-, que norteou a abertura deste espaço para que todos pudessem contribuir para com a recuperação e o restabelecimento digno do time do Palmeiras.

Eu só não poderia supor que a decepção fosse o resultado final nossa campanha, porquanto apenas e tão somente "meia dúzia de três ou quatro porcos pingados" palmeirenses atenderam o nosso clamor. 

Embora poucos, todos estes, para mim, constituem-se em torcedores da melhor classe e estirpe. De uma forma ou de outra contribuíram com os seus pontos de vista e intentaram ajudar o Verdão a sair da crise que o envolve da cabeça aos pés, realçada e ressaltada pela derrota infantil para o maior rival.

Quanto aos demais, excluindo naturalmente quem possa ter tido um motivo justo e, em razão disso, não opinou, serei contundentemente franco. Essa gente gosta mesmo é de fazer espuma, de xingar, ofender e de agredir,  partidária constante da filosofia do "quanto pior, melhor". Como dizia Tancredo Neves, "guarda ódio no freezer"!

Às vezes fico com a impressão de que palmeirenses existem que torcem mais por si, para si e para as suas convicções do que propriamente para o clube. 

Passam a impressão de que agem assim simplesmente, para obter motivos que justifiquem as suas agressões contra tudo e contra todos que contrariam os seus pontos de vista e ousam ir de encontro às suas ideias destrutivas.

Sem querer ser a palmatória do mundo parece que -finalmente- desvendei o segredo e pude compreender os motivos da irracionalidade desproposital da reação da torcida em relação a Eduardo Batista quando de sua meteórica e conturbada passagem pelo Verdão que, em sã consciência, nem deveria ter ocorrido.

Estou à vontade para abordar o tema, haja vista que fui o primeiro analista da mídia palestrina a condenar de forma bastante antecipada e veementemente a suicida contratação! 

Entretanto, a partir do momento em que a "fétida caca" de Mattos já enchia o penico palmeirense, o momento (como eu sempre mencionei), era de espera e de respeito ao profissional que chegava.Tínhamos (toda a torcida), a obrigação de proporcionar-lhe a condição de ao menos tentar mostrar o seu serviço. 

Como de hábito, não deixaram e aí eu me lembrei da covardia perpetrada contra Tite nos tempos de Palaia, Edmundo e, como não poderia deixar de ser, da Mancha!

Embora se soubesse que o currículo paupérrimo de EB fosse incompatível com a grandeza do Palmeiras a bobagem de sua contratação era irreversível. 

Na verdade, não não custava nada ao clube proporcionar-lhe uma chance, mas os "donos da verdade" da torcida trataram de trucidá-lo e reduzí-lo a sub-nitrato do pó de esterco. 

Após lograrem êxito em seus malignos intentos, nem se deram conta de que, no frigir dos ovos, EB que trabalhou no Palmeiras o tempo todo sob fortíssima pressão, talvez a maior entre todos os técnicos contratados até hoje, obteve uma campanha percentualmente melhor que a de Cuca, ao menos até agora!

Infelizmente os autossuficientes da torcida impediram-no de trabalhar à vontade, e deu no que deu. 

Hoje, de cabeça fria, ainda que com o fracasso recente de EB do Atlético Pr., (também trabalhou sob a pressão da presença de Paulo Autuori) ninguém pode afirmar que o trabalho dele tenha sido inferior ao (atual) de Cuca, fraco, inconsistente, inseguro e que precisa melhorar muito para se tornar um mau trabalho, quanto mais para ser um bom trabalho. A frieza dos números está aí e tem suficiência para provar!

Aqueles que reivindicam exclusivamente os grandes nomes para o Palmeiras e acreditam que só com astros e estrelas o time consegue ser vencedor, se se dispuserem a analisar o time com seriedade, isenção e, acima de tudo, com honestidade, concluirão que o Curica, jogando no "Lulão", teve muito mais dificuldades para derrotar o Palmeiras de Eduardo Batista do que as teve para derrotar o Palmeiras de Cuca em pleno Allianz Park.

Isto, porém, os xingadores oficiais, via de regra míopes em bola e desprovidos de lógica não querem nem saber de ponderar e analisar. Só querem mesmo é criticar, xingar, anarquizar e destruir aquilo que não conhecem, simplesmente porque fatos existem no contexto que colidem com os seus pontos de vista. 

Este blog prova, comprova e ratifica uma verdade que existe também no futebol e todo mundo já sabia: 

"Criticar é fácil... Difícil mesmo é apresentar soluções e boas sugestões"!

COMENTE COMENTE COMENTE