Observatório Alviverde

15/12/2018

ASSIM ESTÁ O PALMEIRAS!


Meus amigos, o Palmeiras, ao menos sob o prisma em que enxergo o futebol, está tratando a situação das contratações para 2019, de uma forma tranquila, normal, natural e sem exageros ou atropelos.

Melhor assim, na medida em que a afobação de outras temporadas deixa de existir e, em razão disso, a tranquilidade toma conta do clube, do presidente, dos dirigentes, da comissão técnica, dos jogadores e da própria torcida.

Só na mídia -leia-se aqui os Jucas, os Rizecks, os Barretos, os Mauros Césares, os Sormanis e assemelhados- visceralmente contrários ao Palmeiras, se alteram e se exasperam, porquanto andam com o material muito restrito para exercer, como de costume, a rotineira crítica, maldosa e corrosiva acerca dos jogadores contratados pelo Verdão.

Como já dispõe de um time, perdão, de dois times e meio, quase três formados, o Palmeiras pode dar-se ao luxo de, paulatina e pontualmente, ir contratando os jogadores de que necessita, de maneira gradativa, não com o objetivo de formar outros times, mas, simplesmente, para retocar os que já fazem o atual elenco. 

Eu já disse várias vezes e vou repetir: não obstante o título Brasileiro deste ano mantenho a minha opinião que "não concordo (nunca concordei) com as mudanças radicais nas escalações jogo a jogo", haja vista que, em meu entendimento, retiram o entrosamento do time.

Fique claro, porém, que , nas mesmas proporções, considero que muitas substituições aplicadas no contexto do time titular são úteis, desde que necessárias e em consonância com o acompanhamento das situações médico-físicas (as contusões em si e a  capacidade aeróbica de cada atleta), emocionais e disciplinares (cartões) dos jogadores.

Aí entra o tal do "bom-senso" e cabe ao treinador aplicá-lo.

Vejam todos que, apesar do título nacional, o Palmeiras não conseguiu o seu objetivo maior, a Libertadores, tanto e quanto não levou a própria Copa do Brasil, muito embora, nesta competição, o Verdão tenha sido altamente prejudicado por um árbitro que, das duas uma: ou é ruim de serviço ou mal intencionado. Na qualidade de ser humano, sinto-me melhor em apenas considerá-lo ruim no exercício da função.

As informações de retornos, contratações e negociações não têm sido pródigas no Verdão, o que se pode (também) explicar pelo casamento muito recente do homem encarregado de dar vida e movimentar tudo isto, Alexandre Mattos, ocorrido na semana passada.

Até o momento apenas assistimos ao óbvio de contratações de há muito anunciadas, de Zé Rafael, do Bahia, de Artur Cabral, atacante do Ceará e de Rafael Veiga, recomendado por Felipão, e retornando na qualidade de campeão sul-americano de um empréstimo ao Atlético Pr.

Há um punhado de negociações em pleno andamento entre compras, vendas e empréstimos, mas a ausência do diretor de futebol alviverde tem atrasado o acerto final dos negócios tanto e quanto as divulgações. 

Fiz uma mini varredura na Internet, obtive muitas informações e vou repassá-las a todos os amigos deste OAV, ressalvando que deixarei a matéria por dois dias para que todos possam desfrutar dela, analisando-a e deixando os comentários até a postagem da próxima segunda-feira.

Uma notícia divulgada ontem informa que o zagueiro Thiago Martins (esteve titular até a fratura da perna) foi cedido por empréstimo ao Yokohama Marino, time japonês.

O zagueiro Matheus Barbosa revelado no Figueirense e um atacante japonês de nome Daiju Sazaki foram adquiridos por empréstimo talvez para as categorias de base e o lateral direito Lucas Rosa campeão brasileiro sub 17 vai jogar na Juventus da Italia. Nada muito importante, claro!

Por outro lado o Verdão renovou contrato com o atacante Gabriel Barbosa de 19 anos da categoria  sub-20 até 2021, recusando, por conseguinte, uma proposta do Lviv da Ucrânia.

Em relação ao elenco a retrospectiva é ampla mas vale a pena ser lida:

Voltando de empréstimos:
a) Rafael Veiga cedido ao Atlético Pr este ano e o único entre todos os que retornam de empréstimos que tem certeza de que estará entre os titulares. Sua volta foi solicitada pelo próprio Felipão.
b) Vagner goleiro(ex Londrina) e Vinicius Silvestre (Ponte) 


Laterais:
a) Fabiano (era titular no Inter) fez um ótimo brasileiro e tem boas chances de ser reintegrado.
b) Lucas, emprestado ao Vitória,
c) Mailton, emprestado ao Sta Cruz, 
d) Guilherme, emprestado à Luverdense
e) Lucas Taylor que estava na Ucrânia.

Na zaga
a) Augusto jovem da base, estava no Santa Cruz
b) Juninho (beque) defendeu este ano o Galo Mineiro
c) Leandro Almeida esteve no Londrina

Volantes: 
a) Arouca. Contrato vence em janeiro/19. Será dispensado. Em 2018 esteve no Galo e no Vitória.
b) Renato emprestado ao Paissandu
c) Mateus Sales cedido temporariamente ao Figueirense.

Meias
a) Rafael Veiga - (repetindo) O único que tem certeza que volta. Brilhou no Atlético Pr.
b) Allione - emprestado novamente ao Bahia não teve um bom ano. Pouca chance de volta!
c) Juninho - Aquele, companheiro de Gabriel de Jesus nos juniores, emprestado ao Vila de Goiânia.

Atacantes
a) Erick fez gols importantes pelo Bota. Será ele o homem de velocidade pedido por Felipão?
b) Gabriel Leite Kauê esteve no Guarani de Campinas

Renovaram:
a) Edu Dracena, Prass e Jailson, todos veteranos, até o fim da temporada/19. 

Contratados:
a) Mayke - Emprestado pelo Cruzeiro foi comprado e acertou por 5 temporadas.
b) Artur Cabral, (20 anos, ex-base alviverde) contratado pelo Ceará voltou e acertou por 5 anos.
c) Zé Rafael - Um dos melhores meio-campistas do Brasileirão, acertou por 5 anos.

Possibilidades de Contratações:
a) Falou-se em Pablo, Gabigol e outros, mas a perspectiva mais provável é a de que o Verdão contrate mesmo Ricardo Goulart que, em meu entendimento, se estiver na forma em que esteve quando passou pelo Cruzeiro há alguns anos, será o grande fator de desequilíbrio do Palmeiras em 2019. 

COMENTE COMENTE COMENTE