Observatório Alviverde

10/03/2011

O TALENTO DE UM CRACAÇO (AÇO, AÇO) DE BOLA, VALDÍVIA, CONDUZIU O PALMEIRAS À VITÓRIA DE VIRADA SOBRE O NOROESTE EM BAURU !


1) Desculpem-me os que acreditavam em jogo fácil ou, como gostam de dizer os néo-analistas, em jogo de um time só. Ganhar do Noroeste em Bauru nunca foi fácil. Nem nos tempos áureos  de  nossas  academias, verdadeiras máquinas de jogar futebol.

3) Verdão X Norusca foi um grande jogo, leal e renhidamente disputado, entre dois times de muita disposição e de grande aplicação tática, sendo que um deles, o Palmeiras, tinha, de acréscimo, o lastro de talento que atende pelo nome de Valdívia.

5) Com Valdívia, como se esperava ainda antes de sua recontratação, o Palmeiras é diferente, é outro time, muito melhor. O Mago, efetivamente, faz a diferença, embora os analistas de TV continuem resistentes em elogiar o jogador como ele merece.

7) Às vezes eu fico imaginando o que essa gente diria se Valdívia jogasse pelos bambis, pelos gambás ou pelas sereias. Certamente diriam que ele era espetacular, genial, e um dos melhores jogadores em atividade no futebol brasileiro.

9) Vou fugir à seqüência trivial dos comentários e analisar, apenas, aspectos do jogo. O primeiro é a falta que faz um centro-avante de ofício, sobretudo em jogos pegados como o de ontem em que uma bola aérea tem o poder de decidir.

11) O terceiro é a a baixa performance do veterano Marcos Assunção, jogador que, dificilmente, terá seu contrato renovado pelo Palmeiras.

 13) Aliás, ficamos todos cobrando a conexão meio de campo/ataque de Luan,  Kléber,  Valdívia, Tinga,  Márcio Araújo e de outros jogadores.

15) Ultimamente, Assunção não tem, ao menos, conseguido, como seguidamente fazia, bater faltas com perfeição e marcar gols decisivos. Isso é o que justificava e o garantia como titular, apesar de sua pouca mobilidade em campo.

17) Vitor entrou e deu alma nova ao Palmeiras. Defendeu bem, apoiou, correu, atacou, chutou de longa distância, deu opção aos companheiros e sofreu a falta convertida por Valdívia em jogada de muita confiança e ousadia.

19) Felipão precisa observar melhor e cobrar os jogadores mais velhos perguntando o que eles têm contra os mais novos ou contra os que estão entrando na equipe. Definitivamente, não passam a bola aos novos, ainda que estejam em privilegiadas condições de recebê-la. .

21) Tinga, aquele que pensa que já é um craque, é outro cuja saída no intervalo, só fez bem ao Verdão. Excessivamente individualista, prende a bola em demasia e gosta de enfeitar. Exatamente tudo o que não interessa a um time de futebol.

 23) O gol do Noroeste foi assinalado em posição irregular e quase complicou a vida do Palmeiras. Entretanto, não posso e nem  vou crucificar o bandeira ou o árbitro, pela dificuldade decorrente da velocidade do lance. Ainda que perdessemos o jogo, nessas circunstâncias eu não reclamaria. 

24) Muito boa a transmissão do Sportv, com a ótima dupla Leite e Noriega. Os repórteres agregaram muito pouco em termos de notícias e informações.

25) Ao encerrar esta postagem, verifico, com imensa satisfação, que os gambás acabaram de perder o jogo e a invencibilidade para a Ponte em pleno Pacaembu. A mídia já iniciou o trabalho de justificativa, contemporização e minimização do resultado. 

Agora é esperar pelo São Bernardo, sábado que vem, às 18,30 horas, no Canindé.


2) Aliás o jogo de ontem serve para mostrar a "Juca et tchurma", que existe futebol de primeira linha no interior de São Paulo e do Brasil e que os regionais são compatíveis, como sempre foram, com a realidade do futebol brasileiro.

4) Prevaleceu o Palmeiras, salvo pelo virtuosismo do chileno que decidiu individualmente o jogo, em cobrança perfeita de falta e em uma assistência de mestre,  que proporcionou ao jovem Vinicius o seu primeiro gol como profissional de futebol.
 
6) Em vez de o chamarem de "craque", minimizam, e dizem, eufemistiicamente, entre os dentes, que "é um jogador acima da média". Valdívia seria só isso? Não, é muito pouco! Como eles economizam os adjetivos quando se trata de jogadores do Palmeiras

8) É preciso que a parte da imprensa que não reconhece a extraordinária qualidade do futebol de Valdívia e nem se rende ao seu imensurável talento, que tome vergonha, deixe de ser doente, desonesta, facciosa, clubística e antiprofissional.

10) O segundo é a crônica baixa produtividade de Tinga, cuja saída, ontem, no intervalo, muito contribuiu para que o Palmeiras aumentasse a sua produtividade e envolvesse, completamente, o Norusca no segundo tempo.

12) Apesar da liderança em campo e da influência positiva junto ao grupo, o Palmeiras, sem Assunção, foi outro time, a partir da entrada de João Vitor.

 14) Entretanto, a nossa falta de profundidade ofensiva está muito mais ligada ao fato de Assunção não se apresentar nunca para o jogo ofensivo.

 16) Ele também não tem sido feliz nas cobranças de córneres e nem tem conseguido bater na bola com perfeição em cruzamentos ou em faltas à longa distância. Por que manter como titular alguém  nessas condições?

18) Adriano foi destaque negativo ontem em Bauru. Lançado às feras, isolado, jogou sozinho, como uma ilha entre beques muito mais fortes e, em razão disso, pouco produziu. Como cobrar de um jogador nessas circunstâncias?

 20) Pardalzinho é um exemplo. Esquecido no lado esquerdo do campo, mostrou personalidade e talento nas poucas vezes em que lhe passaram a bola. Felipão está queimando Max colocando-o como ponta esquerda. Esta não é a posição original do jogador que veio do Vila de Goiás.

22) No post anterior, arrisquei escalar o Palmeiras para enfrentar o Norusca e não o incluí Tinga entre os titulares. Felipão insistiu com ele.Tinga, que tem um enorme potencial, está precisando de um bom chá de banco para cair na real.

 24) Entretanto sou convicto de que uma jogada  como aquela, se contra os gambás ou contra os bambis, principalmente os últimos, seria passível de anulação É atitude recorrente na arbitragem paulista, em caso de dúvida, que os bambis e os gambás têm sempre a razão, com a leniência da mídia.

25) Como melhoraram os narradores do Sportv! Acabaram-se as estatísticas inúteis e os comentários enormes, exagerados, em detrimento do relato.

26) Os gambás só não perderam a liderança pelo  saldo de gols superior ao nosso e ao do Santos.Os três têm 25 pontos. Em 3º, o Verdão precisa aprender a importância de marcar muitos gols em campeonatos e, se possível,  golear os adversários sem dó ou piedade, abdicando do estéril OLÉ..

 COMENTE - COMENTE - COMENTE
 COMENTE - COMENTE -