Observatório Alviverde

12/04/2012

RUMORES

 

A velha história se repete.

É só chegar a fase final de qualquer campeonato começam os rumores!

Para quem desconhece o termo, os dicionários definem RUMOR como “ruído produzido por coisa que se desloca/ murmúrio de vozes/ boato”.

Em meu entendimento a melhor definição rumor é esta:

“Um murmúrio de vozes distantes anunciando boatos”.

O que é um boato?

Na definição de meu dicionário, cujo autor é o emérito jornalista, gramático lexicógrafo e filólogo professor Francisco Silveira Bueno, de Atibaia, SP, boato significa “notícia anônima que corre publicamente/fofoca/mexerico.

Se o professor Silveira estivesse vivo e visse o que parte da mídia vem fazendo com o Palmeiras, ele colocaria entre os sinônimos de boato a palavra futrica, do verbo futricar.

Futricar ele define como ”amolar a paciência/implicar/atormentar o juízo/ mexericar/intrigar/fuxicar.

Mas não é isso que parte da mídia insiste em continuar fazendo contra o Palmeiras?

Essa gente adora futricar a vida do Verdão!

@@@@@@@@@@

Quando mantínhamos a invencibilidade de 22 jogos e estávamos na liderança, a mídia insistia em dizer que era por pura sorte e que o time do Palmeiras era muito inferior aos outros grandes.

Quando a perdemos para o CU-rintia que jogou o derby reforçado novamente pelo apito-parceiro, a mídia aproveitou o ensejo de nossa primeira derrota e verberou que o time era muito fraco

Havíamos vencido o Santos com Neymar, Ganso e companhia e estivemos sempre a frente do São Paulo no choque-rei até que eles empataram, mas os jornalistas nada falaram sobre isso. O que passou a importar foi apenas a derrota para a galinhada, nada mais!

Quem não se lembra do empurrão de Fernandinho em Leandro Amaro no lance do gol de empate dos bambis que a arbitragem, outra vez, preferiu fazer vistas grossas e ignorar?  Quem da mídia repercutiu o lance?

Fizeram igual a rede Globo fez hoje pela manhã, após outro assalto dos bambis, ontem, em Feira de Santana sobre o modestíssomo Baia de Feira.

@@@@@@@@@@

A Globo, como de hábito, e como sempre ocorre toda a vez que essas coisas ocorrem e favorecem o CU-rintia, a bambizada ou até o Santos, preferiu ignorar e não exibiu o lance capital que definiu a classificação do SPFW!

Foi como se o pênalti não tivvesse existido e o São Paulo houvesse dado um show de bola  no time do interior da Bahia.

Assim, a “vênus platinada” optou por mostrar, apenas, o próprio Luís Fabiano cobrando a penalidade como se fosse um lance normal e corriqueiro. Mas, se fosse o Palmeiras o que não teriam dito?

Foi uma simulação grosseira de Luís Fabiano que, ao disputar a jogada com o goleiro, bambeou as pernas e atirou-se ao chão.

Mesmo a grande distância, o soprador de apitos capixaba (anotem esse nome) André Gomes da Penha (ES), marcou, inapelavelmente, o pênalti inexistente e, de quebra, expulsou o goleiro.

Existe facilitação para um time ganhar o jogo e a classificação maior que esta? ´ É mamão com açúcar!

Um árbitro que tem a cara-de-pau de assinalar um pênalti como esse,  das duas, uma, ou, das duas, duas::

ou é um fanático torcedor bambi, daqueles que vestem (e são muitos) a camisa tricolor por baixo do uniforme,

ou alguém que esteja tentando fazer média com o novo presidente da CBF, são-paulino assumido, ex-jogador, com carteirinha de sócio e tudo.

Não foi à toa que Juju, que vinha pregando a formação de uma liga de futebol independente sem a CBF, surpreendentemente voltou atrás esta semana e disse que o São Paulo vai apoiar Marin à frente da CBF.

Ele foi criticado por alguém da mídia por ter voltado atrás?

Nem pela “tchurma” que trabalhava por isso e apoiava de corpo e alma uma iniciativa que teve a sua raiz no próprio presidente bambi;

@@@@@@@@@@

Vejam como alguns órgãos de imprensa abordaram o pênalti inexistente:

O Lance, edição eletrônica) teve o desplante de, sequer, mencionar que o pênalti existiu. Isso é jornalismo ou clubismo explícito?

O Lance é a vergonha do jornalismo esportivo brasileiro! Leiam o que o pasquim tricolor publicou sobre o jogo:

(SIC)

“São Paulo cumpre missão, vence Bahia de Feira e elimina jogo de volta”

Fosse o Palmeiras a manchete, certamente, seria esta.

Pênalti inexistente e expulsão do goleiro classificam o Palmeiras na Copa do Brasil.

Leiam o que o Lance falou sobre o pênalti:

(SIC)

“Quando a modesta torcida do Bahia de Feira fazia festa, logo veio um banho de água fria. Aos 32 minutos, Cícero lançou Luís Fabiano, que ficou sozinho com o goleiro Dionantan, driblou o arqueiro e foi derrubado. Cartão vermelho para Dionantan. Na cobrança, Fabuloso fez a festa e colocou o São Paulo de novo na frente”.

Considero “O Lance” uma espécie de diário oficial dos Bambis,

Quem sabe ler nas entrelinhas não tem nenhuma dúvida que se trata de um órgão de mídia que trabalha escancaradamente pelo SP e é o inimigo número dois do Palmeiras. O primeiro é a Folha!

@@@@@@@@@@

Vejam a manchete da Folha

(SIC)

“São Paulo goleia e se classifica para as oitavas da Copa do Brasil”

Leiam, agora, como eles abordaram o pênalti inexistente tratado pelo eufemismo de “duvidoso”, Uma vergonha para o órgão de comunicação que se autodenomina imparcial e pluralista.

(SIC)

“Só que a alegria dos donos da casa durou pouco. Mais precisamente, dois minutos. Foi quando Luís Fabiano foi lançado por Cícero, driblou o goleiro Dionathan e desabou. O juiz entendeu que o atacante foi derrubado, marcou a penalidade e ainda expulsou o arqueiro. O próprio camisa 9 cobrou e recolocou o São Paulo na frente do placar”

Quando ocorre um lance desses favorável ao Palmeiras, a abordagem é outra, com a colocação enfática do erro de arbitragem seguido de um comentário insinuando que o time ganhou por causa daquele lance.

@@@@@@@@@@

Vejam, agora, a Gazeta Esportiva Net:

(SIC)

“Logo aos nove minutos, abriu o placar com Rhodolfo, impedido.O Bahia de Feira ainda empatou aos 29, com Carlinhos, mas aos 35 teve o goleiro Dionantan expulso em pênalti contestável que Luís Fabiano converteu”.

Ao menos falaram, explicitamente, do gol de Rodolfo em impedimento que eu não vi, haja vista que não assisti ao jogo inteiro.

A citação de pênalti contestável é ridícula! Inaceitável para quem tenha inteligência e personalidade!

Pelo que eu depreendo depois que leio “A Gazeta Esportiva.Net” o “roubo” foi bem maior do que eu imaginava.

@@@@@@@@@@

Agora o portal Estadão

(Sic)

O São Paulo só voltou a ficar à frente graças a um erro do árbitro Marcos André Gomes da Penha, que marcou pênalti depois que Luís Fabiano foi lançado por Cícero, tentou driblar Dionatan e se jogou. Ao marcar a falta inexistente, o juiz se viu obrigado a expulsar o goleiro. O próprio Luis Fabiano foi para a cobrança e marcou.”

Ao menos tiveram a hombridade de tomar uma posição e relatar o ocorrido, da mesma forma como disseram que o time jogou mal.

Mas não falaram nada do prejuízo do time baiano. Isso só ocorre nas raríssimas vezes em que o Palmeiras é beneficiado.

@@@@@@@@@@

Meus amigos,assim é a maior parte da mídia paulistana englobando-se os veículos e os profissionais.

Jamais se renderam ou reconheceram o valor do Palmeiras que provou ter condições de enfrentar de igual para igual e ganhar de qualquer dos grandes do futebol de São Paulo.

Enquanto certos jornalistas incensam os bambis, enaltecem as galinhas e promovem as sereias, trabalham forte para derrubar a SE Palmeiras.

@@@@@@@@@@

O Palmeiras só tem espaço nos programas de rádio ou tv quando as notícias são negativas. Aí os “palpiteiros” entram e desancam o time.

Se a notícia é positiva falam o mínimo necessário, mas, na maior parte das vezes se recusam a comentar o noticiário palmeirense. Quando o fazem é com absoluta má vontade.

Quando não existe crise e está tudo em paz eles procuram Mustafá ou algum diretor da oposição para subtrair alguma declaração bombástica que vão usar para alimentar a briga e discórdia dentro do clube.

@@@@@@@@@@

Concordo que, com a saída do gerente anterior, minimizaram, as notícias negativas que já não têm aparecido com tanta freqüência.

Foi uma perda e tanto para o faccioso e sensacionalista “Painel” da Folha a dispensa de seu maior colaborador e informante no Palmeiras. Nesse ponto, Felipão sabe das coisas!

@@@@@@@@@@

Sem ter o que falar neste momento, a mídia parte para outras táticas e ações com o intuito de desestabilizar a equipe em processo que eu chamo de “operação intranqüilidade”.

Primeiro anunciaram Felipão na Seleção, notícia plantada e desprovida de qualquer fundamento.

Além de não haver motivo plausível ou clima para a dispensa de Mano, quem garante que Marin, são-paulino doente, não dará preferência a Murici, cujas raízes são plantadas no clube o arco-iris.

De mais a mais, Murici, atualmente, está muito mais bem situado na escala da preferência dos dirigentes, da mídia e do povão e goza e maior prestígio do que Felipão que começa a ser chamado de superado e démodé;

Mas, como o Santos não pode ser prejudicado na Libertadores, ninguém da mídia ousa tocar nesse assunto.

@@@@@@@@@@

Os rumores sobre a saída e Felipão são cada vez mais ruidosos e agora nem falam mais sobre Seleção porque “não colou”!.

Estão dizendo que se ele perder o Paulistão será, sumariamente dispensado! Até seu substituto já foi anunciado: Dorival Júnior.

Como gostam de fazer onda a fim de desestabilizar a equipe e aumentar as ondas no elenco dando moral aos jogadores descontentes que existem em qualquer grupo e o Palmeiras não é exceção!

Os que querem a queda de Felipão, sabendo disso, podem querer entregar para ver o “homão” pelas costas. É nisso que eles apostam!

@@@@@@@@@@

E o que dizer de uma imaginária “lista de dispensas”, fruto da perversão de maus profissionais da imprensa, anunciada intempestivamente e colocada precisamente na hora em que o time vai decidir o campeonato?

E ainda tem palmeirense que, não só, acredita na imprensa, como se deixa influenciar e guiar por ela! É lamentável!

Para que cessemos os rumores uma ótima notícia.

O antipalmeirense Paulo César Oliveira não vai apitar nenhum jogo do Palmeiras na fase decisiva do Paulistão, por decisão da FPF.

Quem será agora o árbitro escalado para nos prejudicar?

COMENTE COMENTE COMENTE

.