Observatório Alviverde

10/09/2015

QUEM TERIA DE SAIR DO TIME, URGENTEMENTE, É ZÉ ROBERTO! MAS HÁ SUBSTITUTO?



ZÉ ROBERTO
Image result for zé roberto
Precisa ser aproveitado com mais inteligência!

Eu tenho verberado neste espaço que Zé Roberto não é nada daquilo que muitos imaginam e trata-se de um jogador que está muito aquém das expectativas otimistas da torcida.

Sem querer colocá-lo como bode expiatório das más performances da equipe -a responsabilidade é de quem insiste em escalá-lo-, ele vem sendo um fator importante do futebol burocrático, acanhado e restrito que o Palmeiras passou a jogar.   

Por ter coragem de dizer isto, sou, muitas vezes, duramente criticado, mas pouco me importam as críticas, haja vista que tudo aquilo que foi dito, antecipadamente, por este blog vem se configurando a cada rodada.

Que ZR sabe jogar, reconheço! Que tem habilidade com a bola no pé, não se discute! Que se trata de um jogador aplicado, responsável, de um líder positivo é ponto pacífico em qualquer discussão a seu respeito.

Da mesma forma creio ser, também, ponto de concordância unânime que esse bom jogador, ora em fim de carreira, com todo o respeito que se possa ter por sua vitoriosa trajetória no futebol, está bem longe, na fase que atual, de poder ser chamado, sequer, de diferenciado. 

Imaginem, então, de craque, como sugerem alguns palmeirenses mais afoitos ou entusiasmados.

Na verdade ZR não pode ter lugar cativo como titular no time do Palmeiras, a não ser que Marcelo se disponha a armar um esquema tático especial e de cobertura que possa suprir-lhe a lentidão e a defasagem física em relação a atletas mais jovens, a desobrigá-lo da marcação e facilitar-lhe o trabalho de criatividade. 

Mas, se mal pergunto me desculpem, compensa? A criatividade de Zé, hoje um jogador lento, óbvio e previsível, pode ser colocada ao nível de um Conca, de um D'Alessandro, de um Valdívia, de um Renato Augusto, de um Ganso, de um Sheik ou está muito longe disso?

Na boa, o que não pode é um clube como o Palmeiras, que tem pretensões à liderar o futebol brasileiro, ser estruturado, exclusivamente, sobre o futebol limitado, apenas razoável, de um ex-jogador que continua na ativa mesmo sem reunir totais condições físicas para tal. 

A culpa não é dele, mas de quem o contratou e investiu tanta grana em sua contratação!

Já disse (volto a repetir) que enquanto o esquema tático do Palmeiras for lastreado em um jogador que não consegue ser, nem lateral, nem meio-campista, nem homem de apoio e nem marcador, mas, exclusivamente, um jogador que só toca para os lados, horizontaliza as jogadas ou toca para trás, ou, em outras palavras, um peladeiro, o Palmeiras não vai chegar a lugar algum.   

E pensar que Mattos, ao -irresponsavelmente-, contratá-lo (coisa de quem sabe muito pouco de futebol) queria que ele ocupasse o lugar de Valdívia... 

Deu pra perceber, finalmente, o quanto é cru e o tamanho do conhecimento de bola do atual diretor de futebol do Palmeiras? 

Só o inexperiente Nobre para deixar que fosse feito do futebol palmeirense um balcão de negócios ou uma seção de triagem de técnicos e jogadores.

É óbvio que os problemas do time não se resumem, exclusivamente, a Zé Roberto, mas, certamente, começam por ele, entenda-se, pelo seu aproveitamento deformado e deficiente.

Como eu disse em outras postagens ZR pode e tem de ser aproveitado com parcimônia como a opção número um do banco,  em suas melhores experiência e características, mas Oliveira insiste, não se sabe porquê, em começar os jogos com ele e deixá-lo em campo indefinidamente, muito mais do que aguenta. 

Marcelo precisa entender que futebol se faz com jovens e que os veteranos podem e devem dar um suporte, uma ajuda, passar uma experiência e dar um toque de maturidade ao time.

Fora disso, são o famoso e dolorido "tiro no pé"!

=============================
 
Lembram-se do que eu disse a respeito do que poderia ocorrer em caso de uma (esperada) derrota de ontem? 

Afirmei que o time passaria a lutar pela sobrevivência na série A, o que já começa a se delinear. Basta ler e interpretar a tabela. 

Ontem o Palmeiras foi ultrapassado pelo Santos (37 a 35 pontos) e tecnicamente está empatado com o Fluminense e o Inter (34 pontos).

Em relação aos jogos de hoje à noite, se o Sport vencer o Goiás, também ultrapassa o Palmeiras, (36 a 35) e se o Goiás vencer fica a apenas 7 pontos do Palmeiras. Melhor que dê empate!

Como o Flamengo enfrenta o Cruzeiro no Maracanã, qualquer resultado desse jogo que não seja um empate (seguraria os dois) será ruim para o Palmeiras. 

Se o Flamengo vencer estabelece uma boa vantagem sobre o Palmeiras, pois além dos três pontos (38 x 35 pontos) terá duas vitórias a mais no critério de desempate (12 vitórias a 9).

Se o Cruzeiro for o vencedor, será outro time grande de ótimo elenco e estrutura a disputar uma vaga no G4, isto é, um concorrente a mais, haja vista que subiria para 31 pontos e estaria colado no Verdão.

Até o jogo de um rabeira contra um time mediano, JEC X Chapecoense tem o poder de incomodar o Palmeiras, na medida em que se o time do oeste catarinense vencer salta na tabela para 32 pontos, à espreita de um novo tropeço do Verdão para alcançá-lo.

Por incrível que possa parecer, o jogo do Palmeiras, sábado, na Allianz, às 21 horas, contra o Figueirense passou a ter contornos de jogo pela sobrevivência, na medida em que uma derrota do Verdão o coloca em alerta vermelho, quase em cheque, e em situação de extrema preocupação, o que, convenhamos, é desastroso.

Para finalizar uma frase de alerta:

" Perder para o Inter em Porto Alegre é normal. O que não é normal é perder da forma como o Palmeiras perdeu, humilhado, submisso, sem capacidade de reação ainda que com tantos desfalques"! 

COMENTE COMENTE COMENTE