Observatório Alviverde

15/01/2013

QUE NINGUÉM SE ILUDA! A VOLTA PARA A ELITE SERÁ UMA GUERRA LONGA E EXTREMAMENTE DIFÍCIL!


 

Tenho lido milhares de manifestações de torcedores palmeirenses, pessoalmente ou nas redes sociais, acerca da expectativa da participação do clube na segundona.

99% dessas manfestações ufanisticas ou mais, dão conta de que o Palmeiras ascenderá, tranquilamente, automaticamente, à primeira divisão em 2013, mas, na prática, essa teoria, é só uma teoria, mesmo!

Muita gente surfa na imaginação, transita pela arrogância, pelo menosprezo contumaz aos adversários e vai mais além, acreditando que será uma campanha tranquila, senão perfeita, quase perfeita.

Acreditam que a diretoria deve encomendar, imediatamente, as faixas, antes mesmo de iniciada a competição, que o campeonato será um passeio do Verdão com título de campeão antecipado, com direito a festa passeio pelas ruas de São Paulo, girândola de fogos e outras filigranas. 

Tudo, porém, não passa de delírio de torcedores fanáticos ou apaixonados, que pensam sempre com o orgulho, com a presunção ou com o coração 

Chegar, simplesmente, entre os quatro primeiros, nem que seja em quarto lugar, sob qualquer circunstância, esse deve ser, sim, o real objetivo Palmeiras.

O que vier, em termos de aprimoramento de campanha e de índice técnico, será muito bem-vindo.

Servirá de base para 2014, quando, provavelmente, estaremos novamente  no lugar de onde jamais deveríamos ter saído.

Não sem justa razão, muitos dizem que a segunda divisão proporciona quatro campeões por ano, e explicam: o objetivo maior da competição, antes do título, é a promoção e passagem para a primeira divisão.

Se o Palmeiras chegar em quarto e lograr êxito em classificar-se, para mim vai bastar, posto que o objetivo precípuo da promoção terá sido alcançado.

Agora, falando francamente, ganhar o título, para um clube de investimento infinitas vezes maior do que qualquer adversário da segundona, cá entre nós, é uma obrigação.

Mormente se considerarmos que o campeão e o vice da segundona terão vagas garantidas na sul-americana, um torneio sabidamente de elite, muito valorizado a partir deste ano.

Por paradoxal que possa parecer, a transição política e a demora do Palmerias em contratar jogadores, de certo modo me alenta e renova-me a esperança de que o clube monte um time mais jovem e competitivo para que retornemos com mais facilidade à elite do futebol brasileiro. 

Explico:

Pela demora das contratações, Kleina está tendo de recorrer à base,.

Isto significa que, ao contrário do que imagina a cabeça oca da maior parte de nossos torcedores que ficam exigindo "estrelas" - mesmo as cadentes, desde que tenham nome - temos a chance, ainda que por necessidade e, na marra, de diminuir a média de idade e oxigenar com juventude o nosso time principal.

É óbvio que contratações pontuais de jogadores experientes devem ser feitas, dando ao time jovem o necessário "up-grade", palavra nova, introduzida pela moderna linguagem cibernética e que, em bom português, tem como traduções mais próximas, melhora, aprimoramento, aperfeiçoamento.

Lembrem-se, todos, que quando retornamos à elite em 2003, nosso elenco era, predominantemente, jovem com alguns jogadores mais experientes. Confira:

http://www.ogol.com.br/equipa.php?epoca_id=132&id=2248

Foi dessa forma, com um time basicamente jovem e com jogadores pouco conhecidos que retornamos à Série A, como campeões, aliás.

A segundona, ao contrário do que muitos dizem, não é essa moleza tipo mingau de maizena, purê de batata ou canja-de-galinha, como muitos acreditam e proclamam por aí.

Além de oito ou dez times com potencial de Série A, é um certame extenso, de viagens longas e cansativas, grande parte delas por via terrestre, a muitas cidades de pouca estrutura em termos de hotéis e acomodações, além dos estádios pequenos, muito acanhados, de arquibancadas bem próximas ao campo de jogo, proporcionando a torcida adversária exercer enorme pressão durante os jogos.

Quando dizem que a segundona é uma guerra, não estão exagerando, É guerra meeeeeeesmo!

EM MINHA OPINIÃO, PARA SUBIR, O PALMEIRAS TERÁ DE TER UM TIME MESCLADO,  COM PREDOMINÂNCIA DOS JOVENS.

OCORRE QUE, NA LIBERTADORES, NA COPA DO BRASIL E NA SUL-AMERICANA (SE CHEGARMOS LÁ, ACREDITO QUE SIM) É NECESSÁRIO QUE SE TENHA UM TIME EXPERIENTE, MAS  COM A PREDOMINÂNCIA DE JOGADORES RODADOS EM RELAÇÃO AOS JOVENS.

Confiram neste site como o Palmeirs pode chegar à Sul-Americana:

http://plantaopaulopires.webnode.com.br/products/copas-do-brasil-e-sulamericana-2013/

A IMPORTANTE PERGUNTA É COMO É QUE O PALMEIRAS DEVERIA ENCAMINHAR A SOLUÇÃO DESSAS DUAS EQUAÇÕES, CONSIDERANDO-SE AS NECESSSIDADES DECORRENTES DELAS?

FORMANDO DOIS TIMES COMO CHEGOU A DIZER CÉSAR SAMPAIO?

OU COM UM TIME SÓ, DEVIDAMENTE ENTROSADO E BEM TREINADO.


COMENTE COMENTE COMENTE 

 

PALMEIRENSE

NÃO COMPRE O PAY-PER-VIEW, SEGUNDA DIVISÃO! 

NÃO FAÇA PAPEL DE BURRO! 

      
 REDE ESGOTO DE TELEVISÃO!

 Reprodução da capa do jornal O Dia