Observatório Alviverde

02/08/2020

VERDÃO PASSOU COM AUTORIDADE POR CIMA DA PONTE!


O jogo de ontem contra a Ponte serviu para comprovar o que já se sabia e eu dissera na postagem da sexta-feira: " O Palmeiras é o melhor dos quatro clubes que chegaram às semifinais do Paulista/20.

Da mesma forma, antecipei a escalação de Luxa, disse ser a melhor e, parece, acertei na previsão!

A defesa esteve bem em tudo a começar por Weverton que realizou uma atuação muito segura. Os zagueiros de área, leia-se Felipe Melo e Gomez se impuseram aos adversários e reinaram absolutos dentro de campo.

A defesa, como um todo, esteve muito bem na marcação, na saída de bola, na entrega de bola, e até no apoio ao ataque com a excelente projeção dos dois laterais, Diogo Barbosa e Marcos Rocha, este, outra vez mais, o melhor em campo.

O meio de campo diferente, formado inicialmente por Ramirez e os dois garotos da base, revelou algum desentrosamento inicial, mas, à medida que o tempo foi passando se firmou, ganhou entrosamento e dominou completamente o setor. 

Gabriel Menino e Patrick de Paula deram, ontem, uma amostra grátis de suas respectivas qualidades e mostraram, de uma maneira bem clara que têm tudo para a titularidade.

Aliás, sem querer fazer comparações em razão dos próprios estilos, Gabriel Menino em alguns lances me fez lembrar Valdívia e foi assim até o momento em que ele se contundiu com relativa gravidade. 

Já Patrick de Paula, um leão na marcação e no roubo de bola fez o primeiro gol com a camisa principal e decidiu o jogo para o Verdão. É preciso dizer mais o que?

Por outro lado, sem querer afirmar que tudo está perdido ouso proclamar que o ataque não foi bem embora não faltasse esforço da parte dos jogadores.

A surpresa negativa foi Willian a quem não vou criticar com veemência em face de tantas atuações espetaculares que já teve com a camisa palmeirense. Prefiro dizer que esteve numa noite infeliz.

Da mesma forma, apesar de todo o esforço dispensado, Rôni e Luiz Adriano, que correram muito e ajudaram principalmente a marcar a saída de bola também não estiveram bem.

A falta de atacantes mais agudos, dribladores e mais ousados tornou o ataque palmeirense um compartimento estanque e menos produtivo em relação ao trabalho desempenhado pelo meio de campo e a defesa.

Luxa, outra vez, usou todas as alterações possíveis colocando Luan no lugar de Felipe Melo em razão de Melo estar amarelado e, depois, por ter recebido uma pancada. 

Bruno Henrique entrou no lugar de Ramirez sem, no entanto, conseguir aumentar a capacidade do time em marcação ou armação.

Scarpa, sim, entrou bem atuando fixo pela lateral direita do campo, tanto para o primeiro combate contra o apoio do lateral Lazaroni da Ponte, quanto para encostar em Marcos Rocha e criar situações para cruzamentos à área e para arremates ao gol. Mandou uma na trave!

Zé Rafael, embora sem brilhar, deu mais vigor ao time por suas constantes deslocações e auxílio na marcação mais pegada, mais pelo meio de campo.

Lucas Lima, como previ, não começou o jogo, mas, em razão de seu aproveitamento, imagino que Luxa esteja ainda contando com ele nessas finais.

Em relação à arbitragem achei até boa, mas estranho que esses juízes, às vésperas dos jogos decisivos do Palmeiras, têm sempre olho clínico para amarelar ou expulsar -sempre- os melhores jogadores do Verdão! Ontem escolheram Melo! Será por que? Por que será!

Anotem, agora, a minha colocação final:

Se Veron estiver recuperado sou convicto de que será a arma secreta de Luxa!

Trata-se do atacante de melhor potencial entre todos do Palmeiras!

Alguma coisa me diz que será alguém muito importante na decisão contra o Curica!

COMENTE COMENTE COMENTE

QUE TIME VOCÊ COLOCARIA EM CAMPO ESTA NOITE CONTRA A PONTE?


Cada torcedor palmeirense tem seu time ideal para o primeiro dos dois que decidem o Campeonato Paulista/2020.

Cada qual tem preferência por um uma escalação, por um esquema de jogo e  por uma maneira de atuar. Este velho blogueiro, também!

Então, sem mais delongas, vamos, cada um de nós, definir o time que gostaríamos que entrasse em campo logo mais contra a Ponte no Allianz e que, em nosso entendimento reúna melhores credenciais para ir à final contra o vencedor de Curica e Mirassol.

Quero começar com o time de Luxa que, segundo a mídia, entrará em campo assim:

Weverton; 
Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa (Viña); 
Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino; 
Rony, Willian e Luiz Adriano. 

Agora, a minha opinião!

Concordo com Luxa. 

Creio que, efetivamente, essa seja a melhor formação de momento, considerando-se as contusões de Mathias Viñas e Gabriel Veron, que teriam lugar -tranquilamente- no time principal. 

Há quem diga que o uruguaio irá jogar. Caso possa atuar, opto por ele, embora eu não faça parte daquele grupo de palmeirenses que detesta Diogo Barbosa. Diogo, para mim, é um bom lateral, longe de ser excepcional!

Esse provável time de Luxa, é muito forte na defesa, consistente na marcação e cobertura no meio de campo, mas de pouca criatividade ofensiva, o que o torna, na maioria das vezes, óbvio e marcável.

Infelizmente isso é o que vem ocorrendo neste setor, decorrente, admitamos, da ausência de um meia de alta qualidade que possa substituir à altura o recém negociado Dudu.

Fique claro que Veiga e Lucas Lima não reúnem credenciais para ser esse jogador e estão anos luz longe do baixinho recentemente negociado. Em razão disso nem os cogito na condição de titulares. Apenas para o banco e aproveitamento, se necessário, no decorrer do jogo!


E VOCÊ ?

Deixe seu time ideal e fale sobre as perspectivas desse jogo importantíssimo e decisivo na vida do Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE

DADOS TÉCNICOS PRELIMINARES:

PALMEIRAS X PONTE PRETA
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 2 de agosto de 2020, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro 
Transmissão: Premiere 
PALMEIRAS:
Weverton;
Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa (Viña);
Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino;
Rony, Willian e Luiz Adriano.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 
PONTE PRETA:
Ivan;
Apodi, Wellington Carvalho, Henrique Trevisan e Guilherme Lazaroni;
Dawhan, Jeferson, Vinícius Zanocelo e João Paulo;
Bruno Rodrigues e Alisson Safira (Roger).
Técnico: João Brigatti.