Observatório Alviverde

25/03/2016

VAI UM ENERGÉTICO AÍ, CUCA? O TIME TÁ PRECISANDO!


Palmeiras 1 x 2

Vamos, todos nós, palmeirenses, parar com o "nhe-nhe-nhen", isto é, com o choro habitual em face da derrota desta quinta-feira nada santa para o Red Bull por 1 x 2, ainda que tão doída.

Afinal, convenhamos, periquito, na muda, não canta! Estamos em plena muda!

Cuca, ainda, nem pôs os pés no Verdão, lembremo-nos, todos nós, disto, ao menos por mais algum tempo.

Em outras circunstâncias uma derrota como essa me faria, simbolicamente, chorar e, até, sangrar! Na eventualidade de ontem, não, conquanto eu tenha uma grave reclamação sobre um erro da arbitragem que mudou a sorte do jogo.

Espero, porém que ao mencioná-lo (daqui a pouco o farei) não soe como justificação!

É ótimo ganhar, adoro ganhar, quero ganhar, queremos sempre ganhar, enfim, todo mundo quer ganhar.

Nesse aspecto e só nele, nós, palmeirenses, sempre tão diversos e dessemelhantes em relação aos adversários, não somos diferentes...

Entretanto deveríamos sê-lo, também, no que respeita à paciência, santa virtude que consiste em suportar os males e incômodos da vida sem reclamar, sem se revoltar ou irritar. Em uma palavra, com resignação. Na circunstância vivida pelo clube seria útil e maravilhoso a fim de transmitir confiança ao elenco.

O palmeirense tem de pensar, constatar, colocar na cabeça e raciocinar logicamente a fim de concluir que nem com  Mandrake como técnico nenhum time tem dom da recuperação instantânea, ganha todos os jogos o tempo todo, tanto e quanto não será detentor do dom da invencibilidade infinita.

E por falar em Mandrake, se alguém souber onde encontrá-lo, diga logo onde está que Mattos,  em um átimo contata e Nobre, incontinenti, o contrata! Simples assim!

E, no entanto, só não contratam mesmo, o armador categorizado e experiente de que o time tanto necessita.

Há quanto tempo e quantas vezes Oswaldo Oliveira disse isso, até ser dispensado?
Há quanto tempo e quantas vezes Marcelo Oliveira reiterou, até ser sido banido?
Cuca talvez escaldado em situações iguais, foi diferente. Chegou chegando, "atirando" e falando...

De outra parte, desde quando eu, você, os blogueiros deste OAV e a torcida consciente do Palmeiras clamamos por isto?

Mas Mattos e Nobre sempre fazem ouvidos de mercador aos nossos pleitos e, má consequência: a vida do palmeirense segue obscura, magra, contida e infeliz, que nem vida de mulher de sovina.

Como foi dito em outras postagens, nosso moderno presidente "rock-and-roll" e o solerte diretor de "carta branca" insistem em não reconhecer o caos que instalaram no time ao dispensar o Mago.

Infelizmente, deram-se muito mal por ouvir e aconselhar-se com mídia de tantos inimigos do Palmeiras, por atender a pauta de reivindicação vingativa e inconsequente dos comandantes da Mancha e por levar a sério os ditames esdrúxulos de palmeirenses, alguns, de fato e outros, supostos, "sempre muito  preocupados" com um tal custo-benefício como se fossem eles os obrigados a pagar a conta!

No que respeita a CX10, infinitas vezes menos jogador do que o Mago, de há muito ele extrapolou a conta de Valdívia e bateu todos os recordes em termos de permanência no DM. No entanto, em relação a isso, eu não ouço um pio que seja, nem na mídia e nem na Web! Rigorosamente, nenhum! O assunto é morto e a página já está virada!

Interessante é que o tempo decorrente da perpetração da estupidez da dispensa se estendeu e Mattos e Nobre não demonstram qualquer sinal exterior que evidencie arrependimento, mesmo com tudo o que ocorreu, daqueles tempos claros e risonhos, aos obscuros de hoje, taciturnos e carrancudos.

Embora nunca manifestem desapontamento em seus semblantes quando entrevistados e inquiridos sobre o fato  deixam-se trair pelo tom de voz, minimizam as respostas e pedem para mudar logo o assunto.

Conclui-se então que malgrado o arrependimento interior sentem-se impotentes para se refazer do surto de vaidade que um dia os acometeu, "al di la", isto é, muito além  da realidade.

Quem não sabe (eles sabem)  que explodiram o mais robusto pilar técnico sobre o qual se apoiava o time do Palmeiras e que atendia pelo nome de Valdívia, ironicamente considerado, ano passado, o melhor e mais valioso jogador das Américas ...

Em todo o caso (vamos nos despir da amargura, da ira ou do rancor decorrente do erro) e consideremos, sempre e muito mais, o bônus da administração Nobre que, até este momento é excepcional fora de campo, modesto no intra-campo e inexistente nos bastidores em relação -sobretudo- ao futebol paulista.

Pensem, principalmente, que sem Nobre a situação que vivemos e tudo o mais, estariam, comprovadamente, muito piores, à beira da terra-arrasada!

Muitos entre os que visitam este espaço democrático consideram que exagero quando digo que os árbitros, a mídia, a RGT e o próprio sistema estão triturando esmigalhando, moendo mesmo o que resta do Palmeiras.

Ofendidos, alguns jornalistas, muitos deles conhecidos meus, consideram-me um paranóico, isto é, alguém que sofre mania de perseguição. Em contrapartida e na mesma proporção e medida os considero paranóicos megalomaníacos portadores de delírios persecutórios em relação ao Verdão!

A injusta, visível, constante e comprovada perseguição ao Palmeiras representa a mais pura expressão da verdade.

Comentaristas existem (Sormani e Celso Cardoso são dois exemplos) que sempre que podem se  omitem e se eximem de comentar nos programas os assuntos do dia a dia do Palmeiras, exceto quando existe azo para críticas. É deplorável! E ainda tem palmeirense que acredita nessa gente!

Há sempre um encadeamento tal de fatos e fatores que começam de maneira inocente, sem um motivo aparente e que lá na frente acerta em cheio o clube e o time, com força brutal, descomunal, desproporcional...

Esta semana cobrei de Mattos, mais do que atitudes de corretor, atitudes de diretor, em face de tudo o que as arbitragens vêm aprontando contra o clube, sem que a mídia critique os protagonistas dessas ações (muitas delas intencionais)  que tanto prejudicam o Palmeiras.  Ultimamente não passa mais um único jogo sem que o clube seja esbulhado.

Após tudo o que ocorreu nas últimas semanas, ontem, novamente sob a guante, perdão, sob o comando de Rodrigo Guarizo do Amaral, o Verdão voltou a ser visceralmente prejudicado.

Guarizo é outro antigo conhecido da torcida palmeirense contra quem Mattos precisava reclamar oficialmente junto à Federação e à Confederação, no ar e fora do ar.

Foi uma vergonha o que aconteceu ontem no Pacaembu e que ficou perdido na omissão da mídia, na filmagem de longe da jogada e que acabou gerando o primeiro gol do Red Bull, ressalvado o paquidérmico erro coletivo de todo o time palmeirense (ataque, meio campo e defesa) na sequência da jogada.

Proveio de um pênalti escandaloso não assinalado sobre Rafael Marques, aterrado dentro da área,com um trança-pé por trás, tocado entre a panturrilha e o calcanhar, que Guarizo fez questão absoluta de não ver e, consequentemente, ignorou.

Sem querer justificar a atuação ruim da equipe (muito longe do modelo ideal) eu pergunto aos sabichões que entram no blog e direta e indiretamente afirmam que o bloguista está sempre vendo faltas e pênaltis inexistentes, o seguinte:

Houvesse sido assinalado o pênalti, teria saído o gol do Red Bull na circunstância em que ocorreu, em contra-ataque? É óbvio que não! Foi uma reprise do gol do Nacional no Allianz quando houve uma falta escandalosamente não marcada sobre Allione.

O lance de ontem, porém, foi pior e muito mais acintoso.

Explico assim aquele gol . O time todo do Palmeiras, ante a clareza do lance, parou, por um instante, no tempo e no espaço, em total perplexidade pela não marcação da penalidade. Esse, em meu entendimento, o erro maior. O 2 x 0 proveio disto! 

Afinal, se um erro não justifica outro, o erro maior da não marcação do pênalti, visibilíssmo, foi o fator desencadeante da derrota, e isso tem de ser dito com ênfase e com todas as letras e ilustrado pela imagens.

Lamentável que muitos palmeirenses só acreditam que foi pênalti se os caras da televisão assim o registrarem. Mas, se mal pergunto me desculpem, eles registram alguma coisa que seja favorável, beneficie ou faça justiça ao Palmeiras?

Vamos, todos, (sei que é duro mas é possível), absorver o resultado de ontem, diluindo-o no bom humor e o escondendo no escaninho mais escuro de nosso esquecimento. Será melhor para o time, para Cuca e para a nossa saúde física e mental!

Muito longe de mim, entretanto, estar pregando a alienação, o rabo entre as pernas, a submissão ou a derrota. Temos, sempre, de reagir!

Desta vez, porém,(o momento exige) a minha conclamação é feita no sentido de que -todos nós- aumentemos nossa dose de paciência e o tamanho de nosso já repletíssimo saco de decepções. Precisamos aguardando um pouco mais os acontecimentos, dando mais tempo ao tempo e esperando  por um desfecho mais favorável no destino do clube a que tanto amamos.

Não que eu esteja conformado com outra derrota (faz muito mal ao fígado e sobretudo à alma) mas se sempre é bom lembrar que se dermos o tempo necessário a Cuca, sou convicto de que tudo irá mudar e melhorar.

ATUAÇÃO DOS JOGADORES:
Prass: Não esteve bem, mas tem créditos. 
Lucas: O que ele fazia, ontem, no time? Nada! Ah, bom! Precisa treinar mais!
Dracena: Tenho fé que ele ainda vai se adaptar. Será que será outro dispensável Zé Marcha a ré?
Vitor Hugo: Faz tempo, não é mais aquele! No contexto atual, titularíssimo! E se chegar alguém?
Egídio: Marca mal. Apoia, cruza e chuta bem. Ninguém tem a habilidade dele. Tem de ser mantido!
Arouca: Tchau, "garouto". O dono da posição será Gabriel. Por enquanto tem de ser Thiago Santos.
Jean: Táticamente, mais perdido do que cachorro em passeata mas tem físico e disposição.
Robinho: Ele é meia ou armador? É armador ou meia? Ontem, nem uma coisa, nem outra!
Dudu: Saiu aos 6 m, sem querer. O cochilo -imperdoável- foi do médico. Cuca, experiente, assumiu.
Allione: Altos e baixos. Mais baixos do que altos. Excessiva condução de bola. Precisa ser lapidado.
Erik: Deve estar cantando, hoje, Saudades de Minha Terra. Está sendo, visivelmente, boicotado!
Zé Roberto: Num momento pensei que fosse mudar a história do jogo. Ledo engano. Jogou 15Ms e depois andou em campo.
Rafael Marques: Muito esforço, muita doação, não passou disso. Ao menos, isso!
Alecsandro: Esforçado, lutador, de novo, o melhor entre todos. E tem gente que o quer fora do Verdão. Dá pra entender?

COMENTE COMENTE COMENTE