Observatório Alviverde

23/02/2022

PALMEIRAS VAI COM TUDO SOBRE O FURACÃO PARA BUSCAR SUA PRIMEIRA RECOPA!

O Palmeiras -tradicionalmente- levou vantagem na maioria de seus confrontos contra o Atlético Pr., que, quando encara o Verdão deixa de ser Furacão e se transforma em simples brisa.

Brincadeiras à parte, reconheço o valor do time athleticano que, hoje, é o maior de Curitiba e do próprio futebol paranaense, tendo, de há muito, superado o seu maior rival araucariano, o Coritiba.

O jogo de hoje vale pela Recopa Sul-Americana e coloca em confronto o Athlético, vencedor da Copa Sul Americana e o Palmeiras, lídimo e inconteste campeão da Libertadores. 

Fique claro, esse é um título revestido de muito maior importância do que o da Supercopa conquistada pelo Galo sobre o Fla, domingo passado e que colocou frente à frente o Campeão Brasileiro/21, o time mineiro e o carioca Fla, Campeão da 21ª Copa do Brasil. 

A grande diferença entre os dois confrontos é que a mídia, como de hábito, dedicou tratamento especial ao Galo x Fla, antes, durante e após o jogo, colocando-o como o maior clássico do Brasil na atualidade e, apenas, mencionou "en passant" o jogo desta noite em Curitiba como se o desprezasse ou tentasse desvalorizá-lo.

Para quem não sabe, a Recopa Sul-Americana é uma competição que imita a européia Copa da Europa e é disputada desde 1989, há 32 anos. 

Se vencer o Furacão, o Palmeiras abiscoitará um título inédito, ressaltando-se que o Verdão só jogou até hoje uma final dessa competição, justamente no ano passado quando surpreendentemente perdeu o título para o modestíssimo Defensa Y Justicia da Argentina.

Grêmio (duas vezes), Internacional (duas vezes), Bambis (duas vezes), Cruzeiro,  Fla,  Galo, Curica e Santos, todos uma só vez,  são os clubes brasileiros que ganharam 11 Recopas, mas os campeões de outros países totalizam 18 títulos. 

Reitero que a Recopa tem uma importância transcedental para o Verdão que nunca foi campeão dessa competição e que jogará a decisão no Allianz Park e está credenciado como favorito.   O título deste ano é inédito para o Palmeiras e para o Athlético PR.!

Em relação ao time que começa o jogo, o Palmeiras não terá Gustavo Gomez, com Covid, e, dificilmente, contará com Luan, lesionado na coxa e com Scarpa diagnosticado como portador de um estiramento no  joelho.

Entre todos os que se lesionaram no confronto contra o Santo André, só Zé Rafael treinou normalmente e deve entrar de cara no time que começa o jogo, possivelmente este, tido e havido como o mais provável pelos repórteres que cobrem o Palmeiras:

Éverton, Marcos Rocha, Kuscevic e Murilo (Jailson)
Atuesta, Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Pequerez.
Dudu e Rony. 

Esta, a de hoje, é uma formação completamente diferente daquelas sugeridas ontem. Será boa para o Palmeiras?

A arbitragem será toda ela argentina. Patrício Loustau é o árbtro central e os bandeiras Ezequiel Brailovsky e Maximiliano Del Yesso, sendo que as quarta e quinta árbitras serão Maria Laura Fortunato e Mariana de Almeida.   

O jogo está oficialmente marcado para as 20,30H e somente será mostrado pela Conmebol TV.

Quem souber de algum outro canal, site ou blog  em que o jogo será exibido, usem nosso blog para divulgar e ajudar outros amigos palmeirenses assisitirem ao jogo.

COMENTE COMENTE COMENTE