Observatório Alviverde

17/10/2017

O CAMPEONATO DO PALMEIRAS É UMA VAGA NA LIBERTADORES!



Sou partidário da definição imediata do novo técnico palmeirense para 2018 seja ele Valentim, Mano, Luxa, Mancini ou qualquer outro. É preciso começar a montagem do elenco para 2018.

Fique bem claro que desejo "em off" essa definição , mas não a divulgação imediata do nome do novo "chefe de obras".

A oficializaçãodessa notícia poderia agitar o grupo de jogadores e representar um sériíssimo entrave à campanha do Palmeiras no Campeonato da vaga na Libertadores/18, o atual Brasileirão.

Fique claro que os nomes citados e destacados não são oficiais e nem estou afirmando que haja quaisquer contatos entre o Palmeiras e eles...

Quero dizer, no entanto, que se qualquer deles assumisse o Palmeiras não me desagradaria, nesta ordem: Mancini, Luxa, Mano e Valentim.

Com Mancini, teoricamente, teríamos um Palmeiras estalando de novo, eivado de energia positiva e repleto de otimismo, a julgarmos pelos sequentes trabalhos desse jovem treinador em múltiplas equipes, muitas delas do primeiro escalão do futebol brasileiro.

Mancini, um dos técnicos mais vividos e rodados do futebol brasileiro, já dirigiu Cruzeiro, Grêmio, Vasco, Botafogo e Santos times do primeiro escalão e também passou por outros clubes  medianos como Vitória, Chapecoense, Sport, Náutico, Chapecoense, Ceará e Guarani.

Sua maior proeza foi a conquista do título da Copa do Brasil no tempo em que ele dirigiu o modesto Paulista e ganhou a competição derrotando o Flu  na decisão e colocando o time jundiaiense na Libertadores.

Aliás, Mancini lembra-me Luxa em início de carreira, vivendo a expectativa de conseguir realizar um trabalho mais efetivo e mostrar tudo o que sabe em um time de primeira grandeza.

Dizem que o que tem, em parte, atrapalhado Mancini  é seu temperamento extremamente forte que o coloca, frequentemente, em rota de atrito e  colisão com os dirigentes . 

De minha parte creio que seja essa a sua maior virtude pois revela que ele tem personalidade, vontade própria e não se deixa dominar por quem quer que seja.

Se o deixarem trabalhar livremente e realizar tudo o que sabe e pode, Mancini tem todas as condições de vir a se tornar um treinador de ponta do futebol brasileiro, daqueles dos quais ninguém duvida da capacidade e eficiência. Potencial ele tem, e de sobra...

Luxa doa a quem doer, reclame quem reclamar, grite quem quiser gritar até à rouquidão ou à perda de voz  é a minha segunda alternativa.

Trata-se de um técnico que no Brasil, sobretudo no Palmeiras, ganhou tudo o que ganhou e, da mesma forma, sempre foi um vencedor em todos os clubes pelos quais passou...

Além disso, esteve na Europa onde dirigiu aquele que é considerado o mais importante time de futebol do planeta, o Real Madrid, por um ano.

Só "zés manés da bola" podem dizer que ele não sabe nada de futebol ou que tenha, como bostejam tantos, esquecido o que sabia.

Um técnico que com moral ensinou e deu ordens para  Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos, Figo, Beckham, Casillas, Sergio Ramos e outros, não terá capacidade, suficiência e moral para dirigir o atual elenco do Palmeiras?

Sei de algumas desabonadoras peripécias extra-campo de Luxa, entre as quais a sua saída  após a primeira rodada do Brasileirão em 2012, que culminou com o rebaixamento do Verdão.

Mas e o pão-durismo do turco que deixou de adquirir os reforços solicitados, não conta?  Por que ninguém fala disso? Perrella, no Cruzeiro deu tudo o que Luxa pediu. Quem foi o campeão naquele ano?

Os caras que rejeitam Luxa gratuitamente, chafurdam no ódio gratuito e, como se diz modernamente, viajam na maionese ao rejeitar  um treinador vencedor que está querendo reconstruir uma imagem  que ele próprio deixou esmaecer por excesso de confiança, esnobismo e descuidos em relação à carreira. 

Se deixarem ele volta com tudo, com os títulos, inclusive. Não vão deixar!

Por tudo o que Luxa sabe e (ainda) pode no futebol, independentemente do que vem fazendo ou deixa de fazer pelo Sport Recife, o clube de menor projeção que dirige atualmente, ELE, tão criticado, rejeitado e até repudiado pelos clubes e pela maior parte da mídia está servindo humildemente (não é comum nele) o Sport e tem esse clube como porta de regresso à elite do futebol brasileiro. 

Então, EU, que só falo por mim e por este OAV, estou convencido de que Luxa é minha segunda alternativa. 

Modéstia às favas, tenho personalidade e moral suficientes  para sugerir-lhe o nome como a minha segunda alternativa,  mesmo ciente de que se trata, em termos práticos, de uma hipótese absurda, porquanto sou consciente de que ele nunca mais vai dirigir o Palmeiras! 

Em relação a Mano, com vários títulos, vivido, experiente, que tem sempre boa ascendência em relação aos elencos que dirige é  retranqueiro, objetivo e joga sempre pelo resultado, sem se preocupar tanto com o jogo vistoso ou mais bonito.

Considero-o uma boa alternativa, conquanto saiba que seu estilo de orientação tática é similar ao de
Valentim, jovem, estudioso, ambicioso e dedicado, a quem manteria e efetivaria como técnico principal em caso de uma campanha exemplar nos jogos que restam deste Brasileirão.

Esta é a minha opinião. 

Desejo, agora, conhecer a sua!

COMENTE COMENTE COMENTE