Observatório Alviverde

22/10/2015

FLU 2 X 1 PALMEIRAS. DOS MALES, O MENOR. O PALMEIRAS CONTINUA VIVO NA COPA DO BRASIL!



Assisti, pela Fox, apenas ao segundo tempo de Flu x Palmeiras e não gostei do que vi.

Se o time jogou pouco, quase nada, na etapa complementar, imagino como terá sido o primeiro tempo em que o Palmeiras, segundo me disseram, foi, completamente, dominado pelos cariocas.

Em meu entendimento houve, apenas, pequenos equívocos na escalação inicial do Verdão!

Não se pode, por isso, crucificar Marcelo Oliveira, senão conceitualmente, isto é, por seu conceito errôneo de  um futebol voltado, exclusivamente, a jogadores mais velhos.

Quem leu o blog, ontem, verificou que a escalação que eu imaginava a melhor para iniciar o jogo não era muito diferente da formulada por Marcelo Oliveira. Mormente do meio de campo para a frente!

Marcelo começou o jogo com este time: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral, Andrei Girotto, Gabriel Jesus, Dudu e Allione. Barrios.

Eu teria entrado com este time que não é tão diferente do escalado por Marcelo:
Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Andrei Girotto, Amaral, Allione e Dudu. Gabriel Jesus e Rafael Marques (Cristaldo).

No time que coloquei, antecipadamente, como o meu ideal, a defesa seria a mesma de MO mas com Egídio de lateral e Zé Roberto no banco, entrando (apenas) quando o adversário estivesse cansado. 

A grande diferença estaria no comando do ataque pois Barrios em meu time não entraria até que estivesse em forma. Ele é, nitidamente, um centro-avante extremamente lento e me parece inteiramente fora de forma.

Se tivesse de optar pelo jogo rápido, explorando os contra-ataques, entraria com Cristaldo e em caso contrário, optaria por Rafael Marques que, em sã consciência, ainda que, às vezes, atue mal, não pode ser reserva nesse time do Palmeiras da atualidade.

Ocorre que já é dado como certo o desinteresse do Palmeiras em ficar com esse jogador em face do alto preço pedido pelo clube chinês detentor de seus direitos federativos. Já há algum tempo que o Palmeiras tem encolhido na escalação de Marques, adotando uma política equivocada em relação a um jogador que provou em campo que poderia ser um dos expoentes do time. 

É preciso acabar com isso porque o Palmeiras vai precisar muito desse e de outros jogadores

Se houver honestidade da parte de muitos que estão censurando Oliveira, eles virão ao OAV e vão admitir que as diferenças entre o time escalado pelo treinador e aquele que tinham em mente será bem pequena, a não ser que o MO radicalizasse. Você, no lugar dele, radicalizaria? É claro que não!

Ele não poderia imaginar (eu não imaginava) que Vitor Ramos jogaria tão mal. Corrigiu o equívoco fazendo entrar Jackson e melhorou a defesa. 

O Palmeiras deu um tiro no pé ao renovar com Zé Roberto que, apesar do salário de craque, está longe de ser um craque ou um jogador desequilibrante. ZR, hoje, é, muito mais, um paradigma, um jogador modelo e só será útil se houver inteligência em suas escalações. 

Egídio deveria ter iniciado o jogo na condição de titular da lateral esquerda. Sua entrada ensejou ao Palmeiras o domínio das ações no segundo tempo em que o time (penco) só atuou pelo lado esquerdo. 

Egídio, penso ao contrário de todos, esteve bem, embora tenha errado, infantilmente, uma cobrança de falta no momento final do jogo errando o cruzamento e desperdiçando boa chance de levar perigo ao gol do Flu tanto e quanto em um erro de passe dele o Flu contra-atacou com perigo e quase fez o terceiro gol. 

Egídio é um lateral esquerdo ofensivo (talvez o mais ofensivo do Brasil) de muitos recursos técnicos e categoria que precisa de um esquema compatível com suas características para poder render, exatamente como ele fazia no Cruzeiro.

A surpresa negativa do jogo foi Allione que ao ter a chance de mostrar que podia brigar pela posição se escondeu no jogo e não jogou, absolutamente, nada.

Por volta dos 20 minutos, do segundo tempo, OO retirou Allione e fez entrar Rafael Marques. O time melhorou. Fique claro, porém, que eu insistiria com Allione que pode ter tido uma noite infeliz ontem no Maracanã.

Um elogio e uma crítica fortes ao Leandro Vuaden e ao bandeirinha Rafael Silva Alves. 

O elogio a Vuaden é pela coragem de marcar o pênalti de Gum em Zé Roberto. Não seria qualquer árbitro que teria a coragem de assinalá-lo.

A crítica a Rafael Alves refere-se a um lance nitidamente de mesma linha em que ele assinalou impedimento de Amaral que penetrou livre para marcar de cabeça o gol de empate.

Mas o Palmeiras reclamou do lance? Mattos, Cícero, Nobre ou alguém da diretoria protestou?

E no entanto a diretoria do Flu já se manifesta (mesmo sem a menor razão para tal) contra a arbitragem visando, certamente, a preparar o ambiente para o jogo de volta em Sampa, no qual o Flu vai jogar por um empate!

COMENTE COMENTE COMENTE