Observatório Alviverde

10/11/2018

A GRANDE BRONCA DE FELIPÃO!


Não sei se é terrorismo ou tática do Galo para começar a ganhar do Palmeiras fora de campo, mas o fato é que está circulando um boato aqui em BH segundo o qual Felipão teria chamado Mattos e lhe aplicado um severo corretivo, em razão de vazamentos daquilo que ocorre nos vestiários.

A venenosa ilação dá conta de que haveria desconfiança do treinador de que o próprio diretor de futebol é que seria o informante de alguns segmentos da mídia, mormente a Globo.

Tudo isto me foi passado por um repórter-colunista de nome Wilson José em um restaurante aqui de BH no qual me encontro todas as sextas-feiras com amigos para um papo semanal retrospectivo e descontraído no qual abordamos todos os assuntos, o futebol, inclusive. 

Detalhe: o dono do restaurante, de nome Lúcio, nascido no Sul de Minas é fanático torcedor do Palmeiras. "Fanaticíssimo", aliás! Vamos colocar no superlativo popular, para que vocês possam ter a dimensão exata de quanto ele torce pelo Verdão!

Aliás, forçoso é dizer que ele torce unicamente pelo Palmeiras, sem essa de que Lúcio é um atleticano/palmeirense ou cruzeirense/palmeirense, como milhares de pessoas que existem por aqui. Ele -única e exclusivamente- é Verdão tanto e quanto todos nós e ponto final. 

Retornando ao tema quero dizer que, de minha parte eu não acredito que Felipão tenha dado "espôrro" em ninguém, principalmente em Mattos que o trouxe de volta ao clube e com quem ele parece manter boas relações. 

O que ele pode ter feito é comentar e reclamar de algum fato que constatou, nada mais que isso, mas se o fez,  foi se reportando à pessoa certa e seu superior hierárquico no organograma do clube. Felipão não é burro, mas, pelo contrário, sumamente inteligente.

Mesmo portador de uma personalidade forte, envolvente e absorvente, não creio que Scolari, o técnico mais vivido e experiente do Brasil e um dos mais experientes do planeta bola) iria abordar um assunto grave por impulso ou de maneira intempestiva e que poderia gerar fofocas de conotação destrutiva, às vésperas da decisão de um campeonato importantíssimo como o Brasileirão.

Que houve uma conversa discreta sobre o problema entre Felipão e Matos, eu constatei que houve, finda a qual Mattos, em vez de averiguar de onde ou através de quem poderiam estar vazando as informações de bastidores, foi, açodadamente, abordar o repórter André Hernan da Rede Globo.

Essa atitude amadorística de Mattos ao chamar às falas somente Hernan, fez com que muitos desconfiassem que pudesse ter sido ele, isto é, Mattos, o autor dos vazamentos.
 

Dissesseram isto:

"se Mattos impensadamente foi diretamente de encontro ao repórter global e exigiu-lhe satisfações, ele já sabia quem houvera passado as informações, muito provavelmente ele mesmo, Mattos e mais ninguém!

Eu, particularmente, não creio que Mattos teria trabalhado contra o clube, contra ele próprio e atirado no próprio pé. 

Apesar de não ter raízes palmeirenses, Mattos, hoje, é um profissional do Palmeiras e os seus sucesso ou fracasso como diretor de futebol, tanto e quanto a renovação de seu adiposo contrato com o Verdão, dependem diretamente do sucesso do time nos campeonatos que disputa.

Enxergo o fato de maneira diferente e não vejo nenhuma necessidade de qualquer "caça às bruxas". 

Entendo que Big Phill, com justa razão, esteja querendo garantir a inviolabilidade de seu vestiário e dar tranquilidade ao grupo de jogadores justamente na hora "de o porco beber água".

Da mesma forma, caso haja necessidade, creio que Felipão, do alto de sua gigantesca experiência, saberá usar a informação negativa de maneira positiva a fim de motivar os seus jogadores em busca da vitória em um jogo que, se não decide o título, o encaminha para o grupo de jogadores  que dirige.

Mas quem desconhece que toda a vez que o Palmeiras entra nas finais de qualquer competição surgem, como que por encanto, as mais variadas tanto e quanto descabidas tentativas de ingerência no ânimo dos atletas e em todo o elenco palmeirense, que vão desde as notícias fantasmagóricas e inverossímeis até as minudências pueris daqueles que não conseguem suportar o sucesso do Verdão.

Tenho a prova concreta de que o blog de um amigo do Kfoury abordou o tema, mas me disseram aqui em BH que ouviram o comentarista da Rede Transamérica de rádio, Paulo Roberto Martins abordando o assunto.

Você que acompanha este OAV viu, ouviu ou leu algo a respeito?  

Ou, como eu, acha que é pouca água e muita espuma daqueles que não se conformam -nunca- com o sucesso do Verdão?

Espero que Felipão e o Palmeiras enterrem logo o Galo mineiro e acabem logo e, definitivamente com tantas ondas, porque, definitivamente...
"Quem gosta de onda é cabeleireira e quem vive de onda é surfista" !            

COMENTE COMENTE COMENTE