Observatório Alviverde

08/11/2019

O BOTAFOGO REVELOU O BRASIL FICOU QUE O FLA E O PORTUGUÊS FORAM SUPERAVALIADOS PELA MÍDIA!


Não é o meu intento desvalorizar o Flamengo ou Jorge Jesus, mas estou convencido de que o time do Flamengo, inquestionavelmente o melhor do Brasil na atualidade, não é tudo aquilo que canta e decanta a mídia. Já não se tem tanta certeza de que vai ganhar a Libertadores!

Isso tudo ficou muito claro na confrontação com o Botafogo, este, sim, e sem qualquer dúvida, um dos times mais fracos deste brasileiro, que acaba de entrar na rota do descenso. 
Se vier a ser rebaixado, ao menos para mim não será nenhuma surpresa.

Pois o frágil time botafoguense enfrentou o Flamengo de igual para igual, muito bem postado taticamente e até esteve à pique de abrir o marcador. 

Verdade seja dita, a tal "poupança" que imaginei viesse a ser adotada por muitos jogadores flamenguistas de olho na final da Libertadores, não aconteceu.

O português, isto é inegável, mostrou capacidade para manter o grupo unido, aglutinar o elenco e mantê-lo motivado visando às finais da Liberta e do Brasileiro.

Isso ficou claro, a considerar-se o empenho e o espírito de luta mostrados em campo pelos jogadores no clássico de ontem. Os atletas flamenguista, sem exceção, se doaram e deram o máximo em busca da vitória, do início ao fim.  

Em relação ao jogo, o Bota fez algo, ontem, que em minha avaliação, é fundamental para qualquer time que queira obter um bom resultado contra o Fla: a marcação individual constante sobre Bruno Henrique, o melhor jogador do futebol do país na atualidade.

Valentim colocou o argentino Carli para acompanhar pessoalmente Bruno Henrique pelo campo todo e acabou com a criatividade rubro-negra pelo meio e pelo lado direito de sua defesa.

Faltou ao Bota, além da experiência (jogou com vários jovens) entrosamento, eficácia ofensiva e, principalmente, marcação individual também sobre Everton Ribeiro, que muitos já consideram como o Méssi do Flamengo.

Há que se ressaltar, também, o espírito de luta flamenguista, que, se foi impedido de fazer o que mais sabe e pode, isto é, demolir as defesas que encontra, não pode ser criticado por omissão, desinteresse, "poupança" ou por falta de raça. 

Faltou, isto sim, técnica ao time de Jorge Jesus que só venceu em face de um erro de passe de um jovem atacante botafoguense e da expulsão de um dos esteios do meio de campo botafoguense em razão de dois cartões amarelos: Luis Fernando.

Outra vez -mais uma vez- o Flamengo foi bafejado pela sorte, mas nem por isto eu jogo a toalha e sustento que se o Palmeiras derrotar o Curica, amanhã, no Pacaembu o título ainda será muito possível.

O Fla, além de enfrentar domingo o perigosíssimo Bahia, muito mais time do que o Botinha e que o o derrotou por 3 x 0 em Salvador, ainda terá pela frente:

a) um adversário à altura, o Grêmio em Porto Alegre 
b) o Vasco de Luxa, anos luz melhor do que o Bota, 
c) o imprevisível Ceará, no Maracanã, 
d) outro adversário ao seu nível, o Palmeiras em Sampa, 
e) o fraquíssimo Avaí, no Maracanã 
f) e fecha o campeonato na Vila Belmiro contra o Santos de Jorge Sampaoli.

Para mim, mais difícil do que tudo o que foi dito sobre as dificuldades do Fla, será o Palmeiras conseguir manter-se incólume e vencer todos os jogos que terá pela frente. Aí é que mora o perigo.

A tabela palmeirense, além do "derby" de amanhã, prevê estes jogos:
a) contra o Bahia, em Salvador, 
b) contra o Grêmio, em Sampa, 
c) contra o Flu, no Rio de Janeiro
d) contra o Fla em Sampa
e) contra o Goiás em Sampa
f) contra o Cruzeiro em BH

Tudo dependerá dos seis jogos de Palmeiras e Flamengo que fiz questão de repetir para que o torcedor palmeirense possa avaliar melhor.

Você acha que o Flamengo é tudo aquilo que a mídia está falando?

Ou, a partir de agora que os jogadores se tornaram conhecidos tanto e quanto os sistema e tática de jogo tudo ficou mais difícil para eles?


Sinceramente, você ainda acredita que o Palmeiras tenha chances?

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE