Observatório Alviverde

12/05/2018

A MELHOR TÁTICA PARA GANHAR O DERBY!

O Grenal (terminou em branco) a que acabo de assistir muito mais do que confirma, sacramenta aquilo que todos sabem já tempos: em clássico não existe favorito e tudo é possível.

O Grêmio, com todo o seu poderio, cantado em prosa e verso como o melhor time do futebol brasileiro na atualidade, parou na retranca do Inter.

Embora ostentando domínio total com quase 70% de posse de bola o time de Renato conseguiu criar apenas três chances esclarecidas para fazer gols e como as desperdiçou, ficou no "oxo".

O maior jogo do sul fez-me lembrar os recentes Palmeiras 1x0 Inter e Palmeiras 0x0 Chape.

Nesse dois jogos o Verdão com todo o seu poderio, também foi freado por retrancas, tendo a sorte de fazer um gol nos gaúchos e ganhando na "bacia das almas", mesmo tendo um time infinitamente mais qualificado.

Digo tudo isto para deixar claro que em se tratando de clássico nunca existe favorito e tudo se torna possível, até a vitória do time de menor qualidade. 
Quanto mais quando existe equilíbrio técnico entre os times, caso específico do clássico de amanhã (hoje)!

Os mais novos nem sabem disso, mas o Curica, no auge de sua desgraça no início dos anos 60s, mais precisamente em 1961, teve um time conhecido como "Faz me Rir" que, mesmo com a recorrente ajuda das arbitragens (naquele tempo era pior) chegou apenas em 7º lugar no Paulista daquele ano.

Faz-Me-Rir era o nome de um bolero cantado por Edith Veiga e sucesso musical da época, que retratava a baixa qualidade do time curicano e as suas horríveis performances nos campos e nos campeonatos.

"Faz-me Rir" tornou-se, então, o apelido do risível time curicano, embora com dois campeões mundiais de 1958, Gilmar e Oreco.

Pois o Palmeiras, mesmo com um dos maiores elencos de sua história (Valdir, Djalma Santos, Carabina e Geraldo Scotto. Zequinha e Chinesinho. Julinho, Américo, Vavá e Rinaldo), não conseguiu bater o "Faz-me-rir" no ano do auge da maior crise curicana de todos os tempos.

Nas três oportunidades em que os times se encontraram em 1961, verificaram-se três empates, sendo um por 3 x 3 e os outros por 1 x 1.

Não irei me aprofundar nos detalhes acerca desse tempo mas quero dizer que apenas fiz citações para lhes dizer que nos clássicos não existe a figura do time favorito.

Em minha opinião, a não ser que ocorra alguma zebra impressentida e atropelante, o derby de amanhã é incerto e não comporta prognósticos, residindo aí o seu maior encanto e justificando as expectativas que pairam no ar às vésperas de cada clássico.

Vou deixar para vocês as análises preliminares do jogo e, de minha parte, quero fazer apenas uma única advertência a Róger Machado:

 "o Palmeiras, se quiser ganhar o jogo, tem de obrigar o Curica a fazer o que o time deles menos sabe, isto é, tomar a iniciativa de atacar, ou como se diz mais modernamente, de propor o jogo". 

Em contrapartida se o time de Róger Machado se empolgar, partir pra cima e der espaços, ele matam o Verdão nos contra-ataques, como vêm fazendo já há tanto tempo e há tantos jogos".

Para passar a régua e fechar a conta, quero dizer que não significa que o que estou afirmando seja preciso, seja matemático, tipo dois mais dois são quatro, posto que o futebol, como digo sempre, não é uma ciência, quanto mais, exata.
 

Mas é prudente, de bom alvitre e é forçoso é reconhecer que todos os adversários que se têm se dado bem contra o Curica, brasileiros ou estrangeiros, atuam dessa forma!

COMENTE COMENTE COMENTE

SUGESTÃO DO BLOGUEIRO PARA O TEMA LIVRE DE HOJE: COMENTE VOCÊ SOBRE DARONCO E SOBRE O DERBY


É broxante (com x mesmo) ter de aturar fedelhos cheios de metidez, marra e prepotência, que imaginam saber tudo e entram neste espaço sem ser chamados.  

É impressionante a disposição que mostram para a briga, para o desforço e para a hostilidade. 

Colocam tanta agressividade nas palavras que, simbolicamente, soa como se estivessem socando o rosto daqueles a quem se dirigem ou que, sem o menor motivo, consideram seus desafetos.

Embora este blog seja proveniente de Belo Horizonte, MG, seu criador, é um paulista distante de sua terra natal que não ganha um tostão furado para produzi-lo e o mantém, exclusivamente, por amor ao Palmeiras, o seu clube de coração.

Apesar disto sou constantemente agredido com palavras duras e deseducadas de indivíduos grosseiros sem o menor pendor para a paz e a concórdia. É revoltante.

Essa gente não sabe dialogar, não sabe argumentar com educação e vem para o blog com o espírito bandido dos torcedores de uniformizadas aquelas a que muitos chamam, impropriamente,  de "organizadas"! 

Os caras não sabem, sequer, o significado da palavra obtemperar, como gostava de dizer o médium Chico Xavier de saudosa memória, e, pelo jeito, tão cedo não aprenderão. Não será surpresa se fizerem troça do que estou colocando!

Jovens, ainda, sequer sabem que só há dois modos de aprender e nenhum outro mais: pelo amor ou pela dor. Estão seguindo, estupidamente,  pela segunda via.

Entram no blog apenas pelo prazer de dar vazão aos seus piores instintos e não conseguem escrever (nem de longe) assim:

"Alcides, discordo de sua matéria. Você deu nota 8 para o árbitro que apitou o jogo do Inter quando ele merecia no máximo uns 2 e assim sucessivamente", por isto e por aquilo, apresentando a sua linha de raciocínio conflitante"...

"Fulano, você está equivocado nessa colocação por isto, por isso e por aquilo"...

Mas não!

Os caras não têm a menor noção do que seja educação e entram batendo, ofendendo, xingando, desafiando os outros como se quizessem briga, lançando reptos, fazendo desafios e sempre caçando uma situação conflitante para tirar a harmonia deste espaço.

A todos eles eu lhes digo que "se não estão satisfeitos, por que não procuram outro blog e passam a ler outro blogueiro de melhor qualidade, mais letrado, mais interessante e mais compatível com as suas ideias e filosofias?  Há centenas na Web, muito melhores do que eu!

Infelizmente, a cada dia se confirma, na prática, aquilo que eu dizia em teoria com uma ponta de decepção em relação aos meus coestaduanos, há uns cinco ou seis posts atrás. 

Se o Paulista tem milhares de virtudes em sua forma de proceder e, sem qualquer dúvida, já mostrou que é um dos brasileiros de proa e dos mais evoluídos intelectual e materialmente, infelizmente deixa a desejar no aspecto espiritual, apresentando um defeito de fábrica extremamente feio e grave, noves-fora as honrosas exceções que, ainda bem, existem. 

A vida me ensinou através de 90% dos coestaduanos que conheci e encontrei em minhas andanças pelos dez estados em que morei, que os caras têm como maior objetivo de vida brigar constantemente com os outros, desafiar os outros, competir com os outros, o que me levou um dia a escrever este pensamento: 
" O Paulista, quando não tem com quem competir, compete consigo mesmo" (AD)!

Dane-se quem me levar a mal por eu ter mencionado esta indesmentível realidade, ressalvadas, repito as exceções. 

Antes de me xingar repare que nós Paulistas estamos sempre em rota de discussão com alguém, falando alto, adrenalina lá em cima, incontidos e incontíveis nas palavras e sem nos preocuparmos se estamos ou não ofendendo quem nos cerca.

Melhorei muito nesse aspecto, mas por vezes ainda me flagro cometendo esse grande equívoco existencial. 

Querem o maior exemplo do que estou dizendo? O Fox Sports Rádio!

Os caras criam confusões desnecessárias e gritam o tempo todo, levando o telespectador ao estresse.

Certamente imaginam que se gritarem e forem deseducados para expressar os seus pontos de vista irão superar os outros comentaristas. A disputa inútil que não leva a nada e a lugar algum não para nunca, pois está na personalidade e no sangue de todos eles!

Infelizmente e por essa razão, o blog não consegue nunca entrar em uma rota de normalidade porque a preocupação principal de muitos é a de ofender e agredir os outros participantes, como se este espaço fosse um ringue ou um tatame voltado ao boxe, à luta livre e esportes congêneres.
========================

PERDI O "TESÃO" POR DESENVOLVER UMA MATÉRIA REFERENTE AO CLÁSSICO!

O TEMA, ENTÃO, FICA LIVRE PARA QUE CADA UM DESENVOLVA O SEU RACIOCÍNIO.

EU APENAS SUGIRO DOIS, REPITO, NÃO NECESSARIAMENTE OBRIGATÓRIOS:

DARONCO, O SOPRADOR ALVINEGRO, IRÁ NOVAMENTE AJUDAR O CURICA?

O PALMEIRAS TEM CONDIÇÕES DE BELISCAR A CURICADA NO PRIVADÃO DE ITAQUERA?

COMENTE COMENTE COMENTE