Observatório Alviverde

30/12/2018

O PALMEIRAS PRECISA DA FLECHA (GOULART) MAS TEM DE MANTER O ARCO (DUDU)!



Segundo a imprensa brasileira, tudo já está certo entre o Palmeiras e Ricardo Goulart!

Entretanto, para que a negociação possa se encaminhar para um desfecho favorável, falta, agora, o mais difícil,  sabe o quê?

Simplesmente a liberação do atleta pelo clube chinês que o mantém sob contrato, o Guangshou Evergrande Football Club. 

As primeiras informações dão conta de que o Guangshou estaria pedindo uma remuneração muito alta para liberar o atacante para o Verdão.

As segundas revelam que, em razão disso, o Palmeiras, agora, tenta tê-lo mediante empréstimo.

As terceiras garantem que, em face da impotência de seu empresário em conseguir resolver o problema, o próprio Goulart passou a comandar as negociações.

As demais virão nos próximos dias, para o bem ou para o mal, mas trarão a solução definitiva!

Tudo o que dissemos foi passado à mídia pelo irmão de Goulart que revelou otimismo quanto à perspectiva de fechamento do negócio. 

Ele frisou que a liberação de Goulart é mera questão de tempo, até porque o atleta já declarou publicamente, no Brasil e na China, que um de seus planos de carreira como jogador é defender o Palmeiras, objetivando adquirir a visibilidade necessária para ficar mais perto da Seleção Brasileira.

Experiente -27 anos-, muito bom de bola e artilheiro nato, Ricardo Goulart (o melhor de todos os brasileiros que atuam na China), entre todos os jogadores até agora contratados pelo Palmeiras, é o único que tem condições de chegar, tomar a camisa nove e entrar em campo na condição de titular logo imediatamente.

Não significa que os demais contratados sejam ruins ou que não tenham condições de brigar pela titularidade, mas levando-se em consideração o "status quo" atual de cada um, apenas Goulart supera, do ponto de vista técnico, todos os jogadores alviverdes que atuam em sua posição, não obstante a sua versatilidade que abre ensanchas para que ele atue, também, em outras posições.

Essa contratação, magnífica, desde que consumada, fará o Palmeiras crescer ofensivamente  e ter um ataque poderosíssimo como nenhum outro clube brasileiro o tem neste momento.

Mas será preciso que a diretora envide todos os esforços no sentido de não negociar Dudu, o grande passador, o maior municiador e o maior "assistente" do futebol brasileiro.

A propósito da necessidade da manutenção de Dudu, lembro-me de um episódio parecido, muito marcante e ocorrido no próprio Palmeiras em meados da década de 50 do século passado. 

Faço questão absoluta de transportar o fato ao blog, a fim de alertar a diretoria no sentido de que o Palmeiras não incorra no mesmo erro cometido pela Lazio àquela época, pelo menos na visão de  Jair da Rosa Pinto, extraordinário armador, o construtor de Pelé e a inspiração da família Bolsonoro quando deu nome ao presidente prestes a assumir o governo.

Quando o time italiano contratou a peso de ouro, o carioca Humberto Tozzi , artilheiro nato, um dos melhores e mais velozes atacantes palmeirenses de todos os tempos, (corria 100 metros entre 11 e 12 segundos) o Palmeiras ainda tinha sob contrato o veterano Jair. 

Jajá, como era chamado na intimidade, ao ser entrevistado pelas emissoras de rádio e perguntado sobre a transferência do companheiro para a Europa, proferiu, então, uma frase curta e lapidar que ainda permanece intacta, atual e aplicável, até hoje, no universo do futebol.

Repito, é da lavra e da criatividade do próprio Jair a frase que acabou virando verso de música e até hoje é usada por todos (até pelos homens da mídia) sem que ninguém conceda o devido crédito ao Jajá de Barra Mansa, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro em todos os tempos:

"Levaram a flecha mas esqueceram o arco!"

Ele quis dizer que sem ter quem lançasse Humberto à feição e na medida (ele próprio) o artilheiro deixaria de existir, ou, vá lá, não seria o mesmo! Acertou na mosca! 

Em razão disso, precisamos de ambos, de Goulart e Dudu em 2019, isto é, da chegada flecha pontiaguda e contundente, tanto e quando da manutenção do arco retesado que destruiu tantas defesas neste ano que está chegando ao seu formidável ocaso com o Palmeiras Campeão e reconhecido unanimemente como o melhor time brasileiro da temporada!

(AD)

COMENTE COMENTE COMENTE