Observatório Alviverde

26/04/2016

RECADO AOS PALMEIRENSE DE BOA VONTADE!


 Image result for recado aos palmeirenses

Meus amigos

Livres do envolvimento emocional decorrente do dolorido fracasso na semifinal do Paulistão contra o Santos, coloquemos com base, lógica, discernimento, tirocínio e, acima de tudo, otimismo a situação atual do Palmeiras. 

Apesar de tudo e apesar dos pesares, pensem que estamos tendo o que comemorar em 2.016! Antes, pelo contrário, só tínhamos a lamentar!

A chegada à semifinal do Paulistão, o regional mais difícil do país, tem de ser considerada e comemorada, posto que no período pré Nobre o Palmeiras, na maior parte das vezes, lutava para não cair.

Reflitam, pensem e concluam: se não fosse o presidente, com seus erros e acertos, (ainda bem que com muito mais acertos) aonde nós, palmeirenses, estaríamos onde à esta altura do campeonato?

Certamente em vexatória posição, de mediana para a baixa e lutando para não cair, como ocorria, sistematicamente, em outras administrações, com um ou outro hiato favorável.

O feito principal da redentora administração de Nobre é o saneamento das dívidas, tanto e quanto a recuperação contábil do clubeComo se sabe, a Sociedade Esportiva caminhava a passos largos para a insustentabilidade financeira, com reflexos negativos irreversíveis sobre o time de futebol. Esse é um fato auspicioso que tem de ser comemorado! Muito, muitíssimo!

O Curica, orgulhosamente (eles têm motivo para tal) estampa na camisa "todos os times têm uma torcida mas, lá, é a torcida que tem o time".

Se o Palmeiras teria de dizer que "os clubes, todos, patrocinam e sustentam seus times e suas torcidas mas o Palmeiras e sua torcida patrocinam e sustentam um clube".

Longe de qualquer conotação positiva, essa, sem qualquer dúvida, é a razão de todos os males que assolam o Verdão. 

A instituição sócio-futebolística deveria ter um corpo associativo forte, capaz de tocar e sustentar de forma independente e autônoma a Sociedade Esportiva.

Ao mesmo tempo, estatutariamente, deveria ter um departamento de futebol autônomo e autossuficiente ao qual a razão social emprestaria o nome, a marca e as vinculações decorrentes da íntima parceria.

Além do sucesso administrativo de Nobre, temos também a comemorar neste início de ano, a conquista da Copa do Brasil e, apesar da desclassificação prematura, a inclusão da equipe na Libertadores. 

Antes disso desde 2009 que o Palmeiras não passava nem perto da Copa Sul-Americana e no ano em que chegou, 2.012, a promoção veio acompanhada de um vergonhoso rebaixamento para a segunda divisão.

Apesar de tudo -reconheçamos todos- as coisas em 2.016 não estão ruins como estavam antes. 

Excetuado o primeiro ano da administração de Nobre, pode-se dizer que o Palmeiras ganhou corpo, organizou-se, voltou forte ao mercado, renovou seus elencos anualmente contratando uma infinidade de jogadores e passou a infundir muito mais confiança e esperança à sua torcida! 

A minha mensagem final é no sentido de que os palmeirenses absorvam mais essa derrota (somos especialistas na matéria) mas que continuem a propugnar por melhores contratações e por times capazes de defender com dignidade e competência a nossa bandeira e a nossa camisa.

Concordando ou não com este articulista -discordar também faz parte do jogo-,  deixe a sua opinião.

COMENTE COMENTE COMENTE