Observatório Alviverde

27/04/2022

SEM CINCO TITULARES POUPADOS, AINDA ASSIM O PALMEIRAS VAI JOGAR DE IGUAL PRA IGUAL CONTRA O EMELEC NO EQUADOR!

 

Dizer que o jogo do Palmeiras esta noite contra o Emelec em Guayaquil é um jogo fácil, seria leviandade.


Foi-se o tempo em que os clubes brasileiros  iam à maioria dos países da América do Sul e raramente perdiam. 

Pelo contrário, ganhavam com facilidade, exceção feita a times da Argentina, Uruguai, algumas vezes, do Paraguai e, menos ainda, do Chile.

Fato concreto é que, hoje em dia, os times brasileiros sofrem demasiadamente e têm de lutar muito para superar a nova condição dos times do continente, que vive uma nova ordem futebolística.

Tudo decorrente do crescimento técnico gigantesco do futebol de todos os países outrora desprezados e desconsiderados pela autossuficência dos brasileiros. 

Só há pouco tempo passou a atribuir valor à Libertadores e a outros torneios afins, sobre os quais pouco se falava na longínqua década de 60. 

Nem quero entrar no mérito da questão e determinar porquê, mas, apenas,  realçar que o jogo a que chamamos de mais fácil (ou menos difícil), de há muito não existe mais na América do Sul. Todos os jogos, ressalvada uma ou outra exceção, são renhidamente disputados e exigem muito dos contendores.

Há um componente extra contra os times brasileiros nesses jogos,  justamente a vontade dos adversários de derrotar os brasileiros, pois todos querem se engrandecer impondo-se ao melhor e o melhor, apesar de todos os percalços, ainda é o Brasil.

O Palmeiras enfrentará o Emelec em Guaiaquil, a segunda cidade do Equador, porém a mais populosa (3 milhões de habitantes), esta noite, às 21 hs,  hora brasileira, 

Importante: Trata-se de uma cidade ao nível do mar que não trará nenhum problema de oxigenação aos jogadores do Verdão. Isso é muito bom para o Verdão!

Transportando tudo o que realçamos para o jogo desta noite, o Palmeiras, líder do Grupo A com 6 pontos ganhos, entrará em campo com um time misto. 

Atuará desfalcado de 5 jogadores importantes: Dudu, Murilo, Raphael Veiga, Zé Rafael e Marcos Rocha e só poderá fazê-lo em face dos primeiros resultados que o colocam na primeira posição com 6 pontos, enquanto o Emelec é o terceiro colocado com 2 . 

Ainda que perca para o Emelec o Palmeiras só poderia ser alcançado ou ultrapassado por alguém em caso de derrota na primeira partida de volta referente à segunda etapa da fase classificatória.

Da mesma forma, uma vitória palmeirense, que catapultaria o time para 9 pontos, o deixaria a 1 ponto da classificação, dos 9 que ainda terá de disputar. 

É por isso que eu, particularmente, não promoveria descanso a ninguém a não ser em caso de contusão, recomendação médica ou alfo grave. Ninguém sabe o que ocorrerá amanhã e, em razão disso, melhor consolidar a classificação o quanto antes! 

O time para entrar em campo ainda não foi anunciado mas, provavelmente, será este:
Weverton, Mayke, Kuscevic, Gòmez e Jorge. Danilo (Gabriel Menino) Atuesta e Scarpa. Veron, Wesley e Rafael Navarro. Técnico: Abel Ferreira.
 
Para mim este segundo time de Abel é bom e merece respeito, mas como o jogo é decsivo eu, particularmente, entraria em campo com os onze titulares. 
 
E o faria não apenas porque a vitória deixaria o Palmeiras virtualmente classificado  mas pelo fato de Guayaquil ser uma cidade à beira mar em que os jogadores não sofrem, como na maioria das outras cidades da América do Sul, problemas de oxigenação.

Com tudo e por tudo, creio que o Palmeiras tem time suficiente para enfrentar os equatorianos de igual para igual, superá-los e garantir a passagem para a próxima fase da Libertadores/22
  
 COMENTE COMENTE COMENTE