Observatório Alviverde

12/06/2017

SANTOS X PALMEIRAS UM CLÁSSICO QUE PROMETE MUITA RIVALIDADE E PEGADA!


O Palmeiras, em visível evolução, enfrenta o Santos também evoluindo, quarta-feira na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

O Peixe, que venceu o Atlético Pr em Curitiba por 2 x 0, está, no momento, com 9 pontos ganhos, o mesmo número de Bahia e São Paulo que o superam e o Vasco, a quem supera, nos chamados critérios do regulamento.

A campanha santista até a sexta rodada do campeonato, é esta: 

9 pontos obtidos em 6 jogos, com 3 vitórias e 3 derrotas, 6 gols marcados, 6 sofridos. sem saldo e sem deficit, com um aproveitamento de 50%.

Já a campanha palmeirense, até agora, está assim resumida:

7 pontos obtidos em 6 jogos, com 2 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, 7 gols pró, 2 contra, saldo de 2 e aproveitamento de 39%.

O Palmeiras, que derrotou o Flu  no Allianz por 3 x 1, divide a oitava posição com Bahia, São Paulo e Vasco.

Pelos critérios de desempate, o Verdão, que subiu na tabela e se afastou momentaneamente da zona de rebaixamento, é o décimo colocado do Brasileirão, liderando o grupo tríplice dos times que estão em décimo terceiro lugar, formado por ele, pelo Sport e pelo Fla.

A grande novidade santista para o clássico será a estreia do novo técnico Levir Culpi, treinador que tem, na maioria das vezes em que enfrenta o Palmeiras, muita sorte contra o Verdão, não obstante ter sido ele o treinador que rebaixou o Palmeiras em seu último rebaixamento.

Outra novidade santista será (possivelmente) o retorno do meio campista Lucas Lima, o jogador mais importante do Peixe que vem desfalcando o time já há quase um mês após uma distensão sofrida no jogo contra o Coritiba no dia 20 de maio.

A grande ausência palmeirense será Felipe Melo, com um problema na coxa e uma pequena fratura na mão, para cuja posição Cuca certamente optará por Thiago Santos.

Dudu ainda em processo de transição física é uma incógnita e não se sabe se ele volta ao time embora haja bons indicativos nesse sentido.

Como se percebe há grandes perspectivas de um grande duelo nesse Santos x Palmeiras que, indiscutivelmente, é (continua sendo), um dos clássicos mais concorridos e de maior rivalidade do futebol de São Paulo e do Brasil, tanto fora como, principalmente, dentro de campo.  

Em sua avaliação o Palmeiras, que tem mais time e mais elenco do que o Peixe, embalado pela reabilitação após o excelente triunfo contra o Flu, irá a Santos na condição de favorito? 

Ou, pelo fato de jogar na Vila, com o retorno de seu melhor jogador, o categorizado meio-campista Lucas Lima, mais a estreia de Levir Culpi e as possíveis ausências de vários titulares palmeirenses, o Santos se encorpa e reúne  melhores condições de vencer e deslanchar na tabela do Brasileirão?

Espaço livre para o seu comentário e, se me permitem uma sugestão, por que não esquecemos as rivalidades e falamos só de futebol?

COMENTE COMENTE COMENTE