Observatório Alviverde

08/11/2018

O PALMEIRAS QUE SE CUIDE: OS JULGAMENTOS DE MATTOS, FELIPÃO E DEYVERSON PROMETEM LARGAS PUNIÇÕES.


Terça-Feira eu afirmei que o julgamento de Felipão e Deyverson havia sido adiado sine-die.

Porém ontem, 4ª feira, o STJD tratou de marcar rapidamente a data do engodo, isto é, do júri do faz de conta, confirmado para a 2ª feira que vem, dia 12 de novembro.

Esse STJD, que tenho na conta de faccioso e tendencioso, a julgar pelo estrago que promove habitualmente contra times como o Palmeiras, Atlético Pr. e Bahia, coincidentemente  não alinhados à Rede Globo, tem feito tudo para superar o STF em parcialismo, deboche e injustiça, sem, no entanto, consegui-lo.

O que se sabe é que os dois palmeirenses em pauta, o técnico e o jogador, dificilmente escaparão de punição e podem ficar fora senão dos seis jogos que definirão o Brasileirão, mas de boa parte deles.

Deyverson está denunciado no artigo 254 do CBJD que trata do jogo violento e está sujeito a uma pena que varia de um a seis jogos.

Felipão também corre o risco de ser suspenso por seis jogos e nessa eventualidade estaria fora de todos os jogos finais do Brasileirão.

Não creio, entretanto, que o Tribunal aplique as penas máximas a ambos, mas sou convicto de que tentarão aplicar um castigo que tire Deyverson de uns três ou quatro jogos. 

Da mesma forma acredito que, também sem aplicar a pena máxima, vão punir Felipão pelo maior tempo possível, conquanto eu acredite que apenas o treinador tenha alguma chance de passar incólume pelo crivo do tribunal de exceção.

Quem eu não creio que passará em branco será o diretor de futebol Alexandre Matos que pressionou o árbitro André Luiz de Freitas Castro ao final do jogo contra o Ceará e fez declarações justas porém muito fortes à mídia contra o soprador de apitos mal intencionado, provavelmente um fanático torcedor do Flamengo.

Além do cartão amarelo injusto aplicado em Lucas Lima, sob a alegação de ter cometido muitas faltas quando ele cometera apenas uma, o árbitro parecia saber de cor e salteado os jogadores palmeirenses que estavam pendurados e tirou vários jogadores do jogo seguinte contra o Flamengo que não conseguiu, por mais que tentasse, derrotar o mistão palmeirense.

De qualquer maneira eu entendo que o jogo que vai, efetivamente, definir a conquista antecipada do título, será o de domingo que vem contra o Galo aqui em BH, tanto e quanto as perspectivas do Inter ficarão bem claras após o jogo que fará em Fortaleza contra o Ceará. 

A não ser que o futebol contrarie todas expectativas, sua ordem, sua relativa lógica e o Flamengo desande a ganhar de todo mundo, (acho pouco provável) ouso dizer que o rubro-negro carioca já está, definitivamente fora da disputa pelo título e vai, novamente, apenas sentir o cheirinho do título.

Digo isto porque o time carioca  tem uma tabela extremamente difícil a cumprir, a partir do clássico de domingo no Engenhão contra o Bota ameaçado pelo rebaixamento, vindo a jogar depois, no Maracanã, contra o Santos (brigando pela Libertadores) e emendando em Recife contra o desesperado Sport também em vias de ser rebaixado. 

Os outros três jogos serão contra o Grêmio, lutando pela Libertadores, embora no Maraca, contra  o Cruzeiro no Mineirão lutando para terminar o Brasileiro à frente do Galo e encerrando em casa contra o Atlético PR também lutando, ao menos, pela pré-Libertadores. 

Se o Palmeiras vencer o Galo e a depender do resultados do Inter, do Fla e, vá lá, dos Bambis o Verdão irá colocar a primeira mão na Taça e tudo o que vier em seguida terá um curso normal com Felipão e Deyverson ou sem nenhum deles.

COMENTE COMENTE COMENTE 

==================================

SOBRE O TIME PARA DOMINGO:

O Palmeiras não terá estes jogadores, todos suspensos: Dudu, Mayke e Diogo Barbosa. 

O Palmeiras provavelmente não terá William, apesar dele ter entrado em campo no treino de ontem. 

Marcos Rocha e Hyoran são dúvidas, mas ao que tudo indica, terão condições de voltar ao time.
 

UMA GRANDE NOTÍCIA:
O Palmeiras enfrentará o Paraná em Londrina, no Estádio do Café.

Trata-se de um estádio de maior porte localizado numa região brasileira em que o Palmeiras predomina em torcida e deve jogar como se jogasse em casa.

Nosso amigo Ney Verde, que reside em Londrina, tem mais condições de falar do que eu a respeito de todas as vantagens que o Palmeiras passou  a ter com o pedido de transferência do jogo para a antiga "Capital do Café" da lavra do próprio rebaixado, o Paraná Clube.  (AD)