Observatório Alviverde

02/05/2019

PALMEIRAS X GLOBO : A MAIOR DEMANDA DE TODOS OS TEMPOS ENTRE UM CLUBE E UM CONGLOMERADO MiDIÁTICO!!


Nota zero (um zero grande e redondo) a Felipão por duas atitudes politicamente incorretas por ele cometidas, em flagrante prejuízo da instituição denominada Sociedade Esportiva Palmeiras.

Primeira: a supervalorização do Paulistinha, excrescência da FPF, torneio que só serve mesmo para promover, valorizar e consagrar o Curica e os curicanos. 

Felipão não apenas desaconselhou mas recusou-se a comandar um time de jovens ou um time alternativo representando o Verdão, impedindo que o clube desferisse um golpe fortíssimo sobre a casa bandida do futebol de São Paulo.  

Um campeonato sem o Palmeiras (outra vez prejudicado e "roubado" este ano) e suas maiores estrelas, não teria sido o sucesso que foi, esvaziando-se, completamente.

Segunda: entrar em campo ontem contra o CSA,  com um time misto e sem qualquer motivo para tal, no auge da batalha de atrito que o Palmeiras trava contra a máfia global, cadeia televisiva decadente que há anos liquida o país, mas que, reconheça-se, apesar de Bolsonaro e do repúdio da parte esclarecida da população brasileira, continua dando as cartas e jogando  de "mão" desse baralho intrincado chamado Brasil.

E, no entanto, Felipão, que pouco ou nada sabe de política esportiva e relações externas de um clube, também segue, nas mesmas circunstâncias, mandando e desmandando no Palmeiras, o clube, quando deveria deixar de palpitar e limitar-se a dirigir o time dentro de campo.

Quem não sabe que o presidente Galiotte e seus pares de diretoria que negociam com a TV Globo uma nova situação "extra-campo" para o Palmeiras, já começaram a sentir na própria pele os efeitos das convicções de um técnico casmurro, prepotente e cheio de si, que, nas entrevistas tem se revelado nada esclarecedor mas, apenas e tão somente, estúpido, malcriado e irônico. 

Melhor seria para o próprio Palmeiras, que Felipão deixasse de conceder entrevistas do que agisse da forma como age! Ele é um desastre para as nossas relações públicas!
Em relação ao jogo em Maceió, quem desconhece que seria importante vencer a primeira partida sem as imagens de tv legais do Brasileiro, contra o limitado CSA? 

E o seria -até- a fim de pressionar ainda mais a emissora carioca a ceder, a respeitar nossas cores e a força da importância e do "marketing" de nossa camisa e pagar, senão mesmo, ao menos perto do que o Corinthians recebe na tevê aberta e no "pay-per-view".
Só que Felipão -mais uma vez- passou os pés pelas mãos, mexeu desnecessariamente na estrutura do time, colocando em campo um time alternativo, completamente desentrosado e desfigurado técnica e taticamente, limitando, assim, as perspectivas de o Palmeiras sair de Alagoas com uma vitória. 

Para que não me chamem de analista de resultado ou de oportunista, repriso o que disse, anteontem, a propósito do time misto adredemente anunciado: 

(sic) 

"Felipão, conforme prometeu, colocará em campo um time alternativo, cuja qualidade é inegável, mas cujo entrosamento é discutível".

E dissemos mais:

"De minha parte sou convicto de que esse negócio de time cansado, jogador exausto e outras bobagens, não cola nem com "super-bonder".

O que existe por trás dessa alternativa é a visível tentativa de (Felipão) administrar egos inflados e passar aos reservas a imagem de que eles podem ser aproveitados a qualquer instante no time principal, embora, de um ponto de vista prático, qualquer atleta do elenco saiba disso de cor e salteado.

Em minha avaliação esse é o grande erro em que incorre Felipão".


Reparem, repito, todos, que não estamos criticando Felipão oportunisticamente após o jogo, mas antecipamos, tudo, antes do jogo.
 

Quem desconhece que para a maioria dos palmeirenses, para a diretoria, inclusive) foi muitíssimo frustrante o 1 x 1 de ontem Maceió?

Não o foi, para mim que assim escrevi e antecipei em relação ao evento:

(Sic) 


"O Palmeiras joga hoje no nordeste contra um tradicional time nordestino, o CSA de Alagoas. Quero deixar claro àqueles que insistem em depreciar o futebol nordestino e consideram que só times de investimentos vultosos ganham os jogos e os campeonatos, que estão redondamente enganados.

Muitos times nordestinos têm força e carisma. O CSA é um deles!

Militei muitos anos no nordeste como cronista esportivo e sei bem do peso e do valor de cada um. O CSA não é um Bahia, um Sport, um Náutico. um Santa Cruze, um Ceará, um Fortaleza é um deles, mas jogando em casa é um adversário extremamente difícil de ser batido".


Mas a frustração, certamente, tomou conta do presidente, da diretoria e de tantos palmeirenses que esperavam uma vitória que, a um só tempo, mantivesse o time na ponta da tabela e o colocasse em vantagem nas negociações com a súcia global. 

Ninguém noticiou que houvesse ocorrido algum tipo de reparo, reclamação ou bronca da diretoria sobre Felipão ou Alexandre Matos, mas que a atitude de Scolari contrariou o presidente, a diretoria e muitos palmeirenses, disso não há a menor dúvida. 

O que se percebe é que o acordo tácito existente entre Gagliotte e Felipãp, mais ou menos na base do "eu cuido do clube e você cuida do time" parece estar prevalecendo em plenitude.

Os dirigentes da Rede Globo sentir-se-iam muito mais atingidos em seu "amor próprio" se o Palmeiras estivesse na ponta da tabela e eles não pudessem transmitir os jogos do clube.

O aspecto positivo do empate com sabor de derrota é a imposição a Felipão e ao grupo da necessidade premente de uma vitória sobre o Inter, sábado no Allianz.

Daqui até lá rolarão, certamente, outros "rounds" de negociação em que, esperamos, possa ocorrer um ajuste que acerte as vidas e as relações do time que mais arrecada no país e da rede televisiva de maior audiência no país.

A preocupação da Globo tem sido total com a transmissão dos jogos do Palmeiras por outras redes televisivas cujas audiências ameaçam-lhe a liderança.

As providências legais tomadas pela Globo, sob a capa protetora dos direitos autorais, barrando todas as transmissões clandestinas ao vivo refletem a preocupação dessa arrogante rede televisiva com a perda de audiência para (até) blogs menores do que este nosso minúsculo OAV.

Isso é suficiente para evidenciar o respeito com que a Rede Globo está tratando o "affair" atual com o Palmeiras e o medo, mais que medo, pavor, que seus dirigentes estão tendo de o Verdão não apenas tomar-lhes a audiência, mas implantar uma nova era nas relações dos clubes com a mídia no futebol brasileiro.

Espero que a torcida apoie intransigentemente a corajosa atitude da diretoria e consiga manter-se conformada com o fato de a maioria dos jogos do Palmeiras não serem televisados.

O mais importante é que o Palmeiras seja o vencedor da maior demanda entre um clube e uma rede midiática em toda a história do futebol brasileiro. (AD)