Observatório Alviverde

28/10/2014

QUE NINGUÉM SE ILUDA! O REBAIXAMENTO AINDA ASSEDIA O PALMEIRAS MUITO DE PERTO!



O PALMEIRAS CONTINUA NO BICO DO CORVO!

 
  
PARAFRASEANDO O POETA, VENCER É PRECISO! EMPATAR, NÃO É PRECISO, MAS BEM QUE QUEBRA O NOSSO GALHO!

------------------------------------------------------------------
Não desejo ser o profeta do mau agouro, mas, como faz parte de meus hábitos falar com franqueza e realismo, tenho de realçar que o rebaixamento assedia o Palmeiras com grande intensidade e perigo. 

Segundo os matemáticos, nossas chances de cair , neste momento, giram em torno de 20% o que, convenhamos, é um número muito alto, deveras perigoso. 

Houvesse o Palmeiras vencido Cruzeiro e Cu-rintia, (esteve muito perto disso) estaria, hoje, com 40 pontos e suas chances de cair não passariam de 1%.

Outro dia eu falava que o descenso, não obstante a boa fase da equipe, que joga melhor que os adversários mas não consegue maximizar os pontos disputados, ainda batia em nossa porta. 

Da mesma forma, abri outra postagem e falei que ainda era muito cedo para que se pudesse, ao menos falar em afrouxar o nó da gravata.

Hoje, vou mais além e afirmo que, ao contrário de 2002 e de 2012, o Palmeiras só não afundou de vez porque, além da melhora técnica, tem sido ajudado pela tabela e pelos resultados dela decorrentes.

A grande pergunta é esta: até quando seremos beneficiados pelos confrontos e tropeços de nossos adversários? 

O que poderá ocorrer na eventualidade de uma simples derrota da equipe, a qualquer momento, nesta fase crucial e decisiva da competição?

Hoje, o Palmeiras, com 20% de chances de cair, ocupa um preocupante 14º lugar, empatado em pontos (36) com o Figueirense e com a Chapecoense, sendo superado em saldo de gols pelo time de Floripa (-12 x -16) mas superando o de Chapecó pelo número de vitórias, 10 x 9.

De passagem: Vejam que, como eu sempre digo, é preciso acabar com a cultura do "olé" predominante em nossa torcida e incentivar, constantemente, o time a ganhar os seus jogos pela maior diferença de gols possível. 

O sofrimento atual do Palmeiras, decorrente da ausência de um bom saldo de gols, tem de ser pensado, pois pode influenciar e implicar, até, no rebaixamento da equipe. 

Voltando à classificação, não torci pelo resultado, mas foi ótimo que os bambis goleassem, ontem, o Goiás, que permaneceu estático com 41 pontos, sujeito a uma aproximação palmeirense caso não venha a somar pontos nos próximos compromissos. 

Sábado, o Goiás recepciona o Fluminense no Serra Dourada, em um jogo absolutamente imprevisível.

Já a derrota do Flamengo para o Botafogo, em Manaus, não foi boa para o Palmeiras. 

O lado relativamente positivo é que recoloca o Fla (40 pontos) no rebolo, com,  apenas, 4 pontos a mais do que o Verdão. 

Mas o Flamengo não é parâmetro para se tratar de descenso, na medida em que, como se não bastasse a ajuda costumeira das arbitragens e o apoio da mídia e da Rede Globo, o time carioca escapa de cair se conseguir somar apenas 6 pontos dos 21 que, ainda, vai disputar.

O lado negativo é a ressurreição do Botafogo (33 pontos) , pois deu ânimo a um time, praticamente, morto, que, se perdesse, estaria restrito aos 30 pontos e distaria 6, do Palmeiras. 

A situação do Palmeiras poderá se complicar muito se o Bota vencer o Cruzeiro, domingo, em BH e o Palmeiras vier a perder em Salvador. 

Nessa hipótese, remota, porém, possível, os cariocas alcançariam o Verdão em pontos e em número de vitórias, e o ultrapassariam pelo saldo de gols.

Foi ótima, também, a vitória do Flu sobre o Atlético PR, na medida em que manteve o Furacão com 40 pontos, também ao olho e ao alcance do Palmeiras, caso tropece, domingo próximo, em casa, contra o seu homônimo mineiro, em outro resultado perfeitamente possível e factível.

O Sport, após um início de campeonato e um primeiro turno, muito consistentes, começou a fazer água após a vitória sobre o Coritiba na Ilha por 1 x 0, e, há 1 mês e 7 dias não sabe o que é vencer.

De lá para cá, conseguiu somar, apenas, dois pontos através de dois empates, em casa, na Ilha, com o Cruzeiro (0 x 0) e com o Botafogo, (1 x 1).

Tirantes esses empates, perdeu todos os jogos que disputou: com o Bahia em Salvador, 0 x 1, com o Cu-rintia, em Sampa, 0 x 3, com o Grêmio, em Porto Alegre 0 x 2, com o Vitória, na Ilha, 1 x 2, com o Goiás, na Ilha, 0 x 1 e com o Galo Mineiro, 2 x 3, no Independência.

Com 37 pontos, só 1 (um) a mais do que o Palmeiras, o Sport recepcionará o Figueirense (36) domingo em Recife.

Qualquer resultado desse jogo poderá beneficiar o Palmeiras, mas o empate seria o resultado ideal, na medida em que, além de segurar os dois times, o Verdão os ultrapassaria, (fique bem entendido), em caso de vitória sobre o Bahia, domingo, em Salvador.

A Chapecoense (36 pontos) vem se constituindo em uma pedra no sapato, em um adversário indigesto para o Palmeiras, com a qual o Verdão empata em pontos (36) e só ganha em razão do maior número de vitórias, 10 x 9!

O saldo de gols dos catarinas é muito melhor que o do Palmeiras (-3 x -16). O próximo jogo do alviverde catarinense será domingo, no Rio, contra o Flamengo.

O Vitória, 34 pontos, que, melhorou bastante de produção nos últimos jogos, derrotou o Criciúma (30 pontos). 

Embora tenha encostado no Verdão (34 x 36) com apenas 2 pontos os separando, o time baiano manteve, no último lugar o time da terra do carvão. O Vitória, sábado, pega o Grêmio em Porto Alegre!

O Coritiba (36 pontos) a três, apenas, do Verdão, terá um jogo dificílimo em Sampa contra os Gambás, sábado, às 21 H. 

Menos mal que a Cu-rintianada tem pretensões à Libertadores e vai partir com tudo pra cima dos paranaenses. 

Desejo, conscientemente, que o Coritiba perca, mas quando assistir ao jogo na TV estarei torcendo pelo Coxa. A minha atitude pode sugerir desequilíbrio, contrassenso ou loucura! Mas, como torcer pelo Cu-rintia?

Finalmente, o Bahia (31 pontos) recepcionará o Palmeiras (36) em jogo que o Verdão tem a obrigação de vencer, a fim de poder tirar proveito das benesses e das sinecuras que a tabela nessa hipótese, tem condições de lhe proporcionar.

Sintam, todos, o quanto que a tabela continua sendo pródiga e generosa para o Palmeiras, apesar de tantos enroscos e tropeços aziagos do Verdão. 

Suponhamos, em pior hipótese, que o Palmeiras perca para o Bahia, mas que os resultados dos jogos dos adversários terminem  de acordo com os parâmetros da lógica, que prevalece, normalmente, em 90% dos mesmos.

Para Goiás x Flu, em Goiânia, a tendência é um empate.

Atlético Pr x Galo Mineiro, em Curitiba, também sugere um empate.

Flamengo x Chapecoense, vitória do Fla, até com certa folga.

Sport x Figueira, o Sport deve vencer.

Grêmio x Vitória em Porto Alegre, o Grêmio é o favorito.

Cruzeiro x Bota, no Mineirão, o Cruzeiro é muito favorito.

Cu-rintia x Coritiba, em casa, o curica é amplamente favorito.

Criciúma x Bambi, em Criciúma é um jogo tendente a igualdade.

Então, na suposição de que o Palmeiras perdesse para o Bahia em Salvador e esses resultados mais prováveis viessem a ocorrer, a classificação seria esta:

09º Flamengo, com 43 pontos
10º Goiás, com 42.
11º Atlético Pr, com 41.
12º Sport, com 40.
13º Figueirense, com 36.
14º Palmeiras, com 36.
15º Chapecoense, com 36.
16º Vitória, com 34.
17º Bahia com 34.
18º Botafogo, com 33.
19º Coritiba, com 33
20º Criciúma, com 31 pontos 

Com esses resultados possíveis e com uma enorme tendência em acontecer, adstritos a um empate do Palmeiras, o Verdão conseguiria ultrapassar, apenas, o Figueira por um ponto e iria para o 13º lugar com 37 pontos. 

Entretanto, aumentaria a vantagem sobre os times que estão na parte inferior da tabela, remetendo o Bahia para a 18ª posição ao lado do Coritiba.

Na mesma hipótese de resultados, porém com uma vitória do Palmeiras sobre o Bahia, o Verdão suplantaria o Figueira em dois pontos e se distanciaria, substancialmente do pelotão da retaguarda, impondo seis pontos de vantagem em relação ao primeiro colocado do Z4, o Botafogo.

Por via das dúvidas, ainda que uma derrota não tenha o poder de arrastar o Palmeiras aos atualmente marcados para o rebaixamento, que venha uma vitória sobre o Bahia nesse autêntico matar ou morrer de domingo próximo na nova Arena Fonte Nova!

O Palmeiras e os palmeirenses esperam que o técnico e os jogadores cumpram os seus deveres! 

Mas, convenhamos, todos, que a tabela, ao menos até aqui, está colaborando, ajudando o time e jogando com o Palmeiras, isto, está!

COMENTE COMENTE COMENTE