Observatório Alviverde

05/09/2014

O PALMEIRAS VAI MELHORAR QUANDO ASSUMIREM OS SEUS DOIS MELHORES TÉCNICOS!


 



  
Ainda existe, na torcida do Palmeiras, -pasmem- quem defenda a indefensável tese da continuidade de Gareca, lamentando a sua "imerecida e injusta" demissão. 

São os loucos, os néscios, os descoroçoados e, principalmente, os analfabetos em futebol, que pensam com o coração, em detrimento da razão! 

Gareca, em pouco tempo, conseguiu pulverizar o pouco, o quase nada, insuficiente, deixado por Kleina! 

O Palmeiras sob o seu "descomando" virou, simplesmente,  terra arrasada, ou, por analogia, o time arrasado de um clube prostrado, também, (quase) arrasado!

Como requentar o assunto sem cogitar ou medir as consequências fatais que poderiam advir da manutenção de um técnico que fraquejou, fracassou, soçobrou e esteve, sempre, longe de acertar?

O 0 x 2 de ontem, em Belo Horizonte, mais do que acaba, pulveriza a imagem de Gareca, cujo legado ao Palmeiras foi funesto e nocivo! 

Com Valentim no banco, o que fez, ontem, o (ainda) Palmeiras de Gareca? Nada, absolutamente nada, como vinha, simplesmente, ocorrendo! Tudo esteve como d'antes no quartel de abrantes!

Fui, como sempre tem ocorrido, voz isolada na mídia palestrina ao desaconselhar a ousada aposta no argentino, tão logo tomava conhecimento da intenção de Nobre em contratá-lo! 

Para o ano do centenário, bastaria, simplesmente, simplificar e acertar com o desesperado Luxa, sem qualquer favor, o melhor técnico do país.

Luxemburgo, que buscava uma nova chance no futebol para reconquista de mercado, após duas temporadas fracassadas, pelo que tomei conhecimento diminuiu significativamente a pedida para treinar o Palmeiras e (que quem é que não sabia que iria ocorrer), está bombando no Flamengo que lhe entregaram no Z4.

Fazer o que se o presidente pensa o futebol do Palmeiras da mesma forma como pensava o Rally Lisboa-Dakar, onde era conhecido pelo epíteto de Palmeirinha? 

À frente do Palmeiras, Nobre tem sido o Palmeirinha à frente do seu Palmeirinha e tem feito jus ao apelido, ou, vá lá, ao título!

Dizer que Gareca -mais perdido que cachorro em multidão-,  acertaria o time com o decorrer do tempo, é pura ilação antes dos fatos, ilação esta que colide com a realidade concreta de seu recorde de resultados negativos.

Porém, ainda que Gareca, página turva, já virada em nossa história, tenha retornado à Argentina, forçoso é dizer que, por incúria e amadorismo de Nobre e seus "aspones", o Palmeiras ainda terá de administrar o nada recomendável legado do gringo!

El Flaco deixou ao Palmeiras, como herança, além do trabalho inócuo e improfícuo, conquanto honesto, quatro argentinos meias-bocas por ele indicados como craques de futuro ou de primeira grandeza, Tobio, Mouche, Cristaldo e Allione, que, conforme vou mostrar, não custaram tão pouco como julgam alguns desavisados palestrinos..

A tarefa de dar sequência às lambanças de Gareca torna-se difícil, não só em razão da qualidade pra lá de ruim do material humano por ele indicado e (certamente) exigido, mas, sobretudo, pelos valores dispendidos pelo Palmeiras nessas estéreis aquisições.

Explico: muita gente, neste e em outros espaços, exalta Nobre por ter "diminuído" os valores habitualmente pagos nas contratações o que, em análise mais acurada, ao menos no caso dos argentinos, não é bem assim!

Num primeiro momento, os salários deles, efetivamente, parecem baixos! 

Entretanto, passam a se tornar elevados, na medida em que o tempo de vigência dos contratos é demasiadamente longo. 

São contratos lustrais (parece que há, apenas, um quadrienal), que evidenciam bem o amadorismo e o desconhecimento de futebol do atual presidente! 

Ele encheu o time de estrangeiros desconhecidos por exigência ou indicação de um treinador que ele, sequer, conhecia e tornou-se (ele e o clube) refém de um negócio mal pensado!

Agora, vive-se uma dicotomia: se os gringos não forem aproveitados por Dorival Júnior, o Palmeiras terá de arcar com os salários dos quatro atletas, por quatro ou cinco anos. 

Da mesma forma, se o presidente exigir que sejam escalados para não perder o investimento e para efeito de valorização do patrimônio, pode interferir negativamente no trabalho do novo treinador.

Se quiser desfazer-se dos jogadores e fazer algum dinheiro (será extremamente difícil, para que não se diga impossível) o Verdão terá de arcar, minimamente, com a metade do tempo que falta para a terminarem os vínculos regidos pela CLT e aqueles referentes aos direitos de imagem!
 
Tóbio, zagueiro que para a posição que ocupa tem baixa estatura para os atuais padrões brasileiros, não consegue ser melhor, tecnicamente, do que qualquer garoto imberbe e inexperiente de nossa base.

Mouche, como diz meu irmão palmeirense, com muito acerto e propriedade, é um Luan piorado!

Mouche, cujo estilo, de fato, é bem parecido com o de Luan, como se não bastasse ser inferior a ele, não tem a estatura, a destreza, o poder de marcação e a força física de nosso ex-jogador.

Por muito menos do que as fraquíssimas apresentações desse gringo, Luan foi execrado pela torcida, que obrigou-o, embora sem um motivo justo e plausível, a transferir-se para o Cruzeiro.

Cristaldo foi o homem-gol recomendado e referendado por Gareca, uma indicação inconsequente, pra lá de furada, (aceita sem checagem ou restrições por Palmeirinha) ao menos pelo que esse atacante mostrou até agora. 

Com 25 anos, Cristaldo marcou 23 gols em 93 jogos pelo Velez, clube que o revelou.

Depois, mais 37 gols em 97 jogos na Ucrânia, 4 gols em 28 jogos no Bolonha da Itália e nenhum gol, ao menos até agora, com a camisa do Palmeiras. 

Em resumo: Cristaldo atuou em cerca de 230 partidas nas quais assinalou 64 gols, com a ridícula média de pouco mais de 0,2 gols por jogo. 

Seria esse o artilheiro que tanto procurávamos? De 1,75 de altura, franzino, que frequenta pouco a área adversária, impotente para o jogo de choque e insuficiente para o jogo aéreo?

Resta, como derradeira esperança, Allione, o único, entre os quatro argentinos, que tem conseguido passar a idéia de que pode se firmar no time do Palmeiras.

Ontem, sequer assisti ao Atlético 2 x 0 Palmeiras, em razão de compromissos sociais obrigatórios aqui em Pederneiras, pois no início da próxima semana estarei de volta a BH. 

Na circunstância atual de nosso time, eu não trocaria uma visita a um parente ou a um amigo por um jogo que me cheirava a outro fracasso rotundo, vergonhoso e decepcionante.Acertei de novo!

Tudo o que sei sobre o jogo procede de meu irmão, com quem falei ao telefone, após o jogo, já que não lí e nem vou ler o que escreveram os sites esportivos ou os blogs palmeirenses pois é um assunto conhecido e pura perda de tempo! 

De qualquer forma eu quero frisar que já esperava pela derrota, posto que o Galo Mineiro, hoje, se nenhuma dúvida, tem um time muito melhor do que o Palmeiras. Mas quem desconhece isto?

Então, pelo que fiquei sabendo, embora atuando com mais vontade, motivação e disposição do que em partidas anteriores, o Palmeiras, simplesmente, reeditou o costumeiro futebolzinho mequetrefe e insignificante que vinha apresentando sob Gareca! Deu no que deu!

Vi, nos melhores momentos, que Fábio entregou mais um gol que decidiu o jogo, ao sair muito mal da meta quando o Galo fez 1 x 0. 

Fábio, goleiro de muito futuro, precisa ser emprestado, a fim de amadurecer, progredir e voltar ao Palmeiras, pronto para a titularidade, porém daqui a algum tempo. 

Até agora ele só mostrou, mesmo, potencial para a função, empreendendo muitas defesas impossíveis, mas deixando entrar as chamadas bolas fáceis.

Fábio, reconheçamos, todos, que tem falhado em lances decisivos, é detentor de um grande potencial. Antes de destruí-lo, considerem que ele joga em um time apavorado, neurótico e instável. Como um garoto haveria de sentir-se seguro em ambiente tão desfavorável? 

Deola, se a torcida não atrapalhar, tem de voltar, urgentemente ao time,  e Fábio, se continuar no elenco profissional (creio que continua e, até, aconselho que continue até que surja um clube interessado) tem de ir para o banco, ao menos por enquanto, até a volta de um de nossos melhores técnicos, Fernando Prass!

Técnico, Fernando Prass? 

Sim, Fernando Prass é um de nossos técnicos. 

Quem é o outro?

Simplesmente, Valdívia!

Com os dois em campo, Dorival Júnior vai dar certo!

Com Prass e Valdívia até o parvo Gareca poderia ter dado certo!
  
Prass e, principalmente, Valdívia, são os nossos dois melhores técnicos! 
  
COMENTE COMENTE COMENTE