Observatório Alviverde

08/06/2014

A FARSA DA AUDIÊNCIA PARA JUSTIFICAR O REBAIXAMENTO DA QUOTA DA TV






Qualquer rede televisiva pode dizer que é líder de audiência!
Só a diretoria do Palmeiras parece desconhecer isto! 

Não disponho de dados para mensurar a audiência em TV quando são transmitidos os jogos do Palmeiras! 

Sei, porém, que os números decorrentes das pesquisas são usados como subterfúgio pela Rede Globo para diminuir a quota destinada de diretos destinada ao Palmeiras, uma ninharia em relação àquelas pagas ao Cu-rintia e ao Flamengo!  

Mas seriam precisos esses números? Para quem conhece do riscado, não! 

Se me permitem o jogo de palavras, eu lhes digo que os números, além de não terem precisão alguma, são, completamente,  desnecessários.

Em sua ânsia pela iberização do futebol brasileiro, ou, como o se diz mais popularmente, pela espanholização do futebol brasileiro, isto é, a redução do futebol tecnicamente mais rico do mundo a dois únicos denominadores, Flamengo e Cu-rintia, a  Globo lança mão de argumentos furados e inverossímeis, cujas existências restringem-se ao caderno mensal que recebe do "IBOFE" e instituições assemelhadas.

Por tudo isso, a pergunta que se faz é esta: os institutos de pesquisa estão informando "espontaneamente" os tais números, ou recebem (é muito mais provável) "sugestões", isto é, orientações nesse sentido?

A maior parte de nossa torcida e, principalmente, a nossa diretoria, ainda não se deram conta de que o jogo da audiência é jogado, exclusivamente, dentro dos gabinetes de trabalho dos executivos globais e que nada têm a ver com o fato de um canal ser mais visto ou não.

Querem exemplos? São muitos, mas vou limitar-me a um!

Por que qualquer competição (a mostra mais recente é a cobertura das Olimpíadas) só proporciona audiência(segundo os institutos de pesquisa, segundo só eles, é claro)  se a Globo estiver transmitindo o evento?

Antigamente a máfia da pesquisa nem se preocupava com isso, mas, como estava dando muito na cara, agora procede da seguinte forma: o canal concorrente da Globo vai ter uma audiência levemente maior na hora em que transmite os jogos mais importantes, como, por exemplo as decisões do volei, do basquete, o atletismo, e é só.

 Mas se a globo transmite "arremesso de ponta de cigarro" ou "levantamento de copo", aumenta, incrivelmente, a audiência em relação às concorrentes e estabelece larga margem de vantagem numérica, qualquer que seja a competição que transmita! Como acreditar nessa farsa?

A contraprova reside o fato de a Globo não permitir que qualquer canal que transmita os jogos do Brasileiro, -questão legal, apenas para que, aparentemente, não se caracterize um monopólio que existe, sim- proibindo que o canal parceiro escolha o jogo a ser exibido e só transmita aquele indicado pelos monopolizadores.

Em última análise, se a Globo tivesse tanta certeza ou convicção de que era  e é, (como garantem os institutos de pesquisa) a rede de maior audiência e com números estratosféricos em relação à concorrência, não procederia dessa forma.

A verdade é que, ainda que esteja transmitindo os jogos dos times que protege, a turma global treme na base se souber que a Band, a Record ou o canal escolhido, (para explicar e, principalmente, justificar o domínio exclusivo do mercado do futebol, hoje a Band), for transmitir, paralelamente, um jogo do Vasco ou do Palmeiras, clubes, também, de massa e de grande apelo popular, cujas torcidas são capazes de, pela importância do jogo que realizam, apresentar uma audiência tão grande, ou, às vezes, dependendo do evento, maior do que qualquer jogo do Flamengo e Curintia.

Infelizmente, com o rabo entre as pernas, acuado e sem saída, o Palmeiras, dependente eterno da verba da televisão, a cada dia se apequena e se degrada, sem saber de que forma agir para enfrentar a situação, em razão de seus dirigentes nada conhecerem do chamado mercado publicitário e de audiência.

Eu nem reivindico qualquer atitude mais drástica (seria o ideal) de o Palmeiras liderar um movimento de âmbito nacional a fim de peitar a Globo e o sistema, haja vista que o Palmeiras, vergonhosamente, deixou Grêmio, Galo Mineiro e outros clube, abandonados à própria sorte quando da explosão do clube dos 13 por Andrés et caterva, a serviço daquele que é o mais deletério de todos os brasileiros e que, em última instância está por trás de todas essas ações de forma subliminar e sorrateira. 

Enquanto esse cara estiver no poder o Palmeiras viverá a pão e água. Que palmeirense poderá esquecer das agruras vividas pelo clube para reformar o estádio, enquanto esse indivíduo podre e detestável doou um estádio (à nossa custa) para um clube rival, imoralíssimo!

Para que se lidere qualquer segmento, é preciso que se tenha líderes. O Palmeiras, infelizmente não tem líderes e, por via de consequência, o clube não tem liderança!

Temos de nos recolher -por enquanto- à nossa insignificância!

Já pensaram se o Palmeiras tivesse uma liderança que ameaçasse esse indivíduo com uma campanha de esvaziamento eleitoral?

Ele e a Globo pensariam várias vezes antes de aumentar a quota dos rivais, dobrando-a em relação àquela que é paga ao Palmeiras!


Mas cadê homem no Palmeiras para impor isso, se eles não conseguem nem se impor ao pequenino Mustafá!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS: Voto nulo (graças a Deus) há trinta anos e não estou fazendo campanha eleitoral favorável a qualquer políco ou partido.