Observatório Alviverde

17/10/2015

QUEM QUER CLASSIFICAÇÃO NÃO JOGA COM UM MISTÃO!

PALMEIRAS DEVERIA ENTRAR COMPLETO, HOJE, CONTRA O AVAÍ! 

 Resultado de imagem para MISTÃO
 Se for de Mistão, o Verdão corre o risco de ser jantado hoje em Floripa!

Não considero correto o Palmeiras entrar em campo esta tarde, em Floripa, às 18,30 H contra o Avaí, representado por um time misto.

A desculpa de que o "jogo que vale" é o da 4ªfeira que vem, contra o Flu, é destituída de qualquer lógica. Entra no âmbito do que se chama de "conversa pra boi dormir". 

Tem de ser interpretada (primeiro)  como piada e (depois) como indício forte de que Marcelo Oliveira parece despreparado para dirigir um clube da grandeza e da dimensão do Palmeiras.

Sou contrário à utilização dos reservas, hoje, em Floripa, não apenas em função do respeito que o Palmeiras, por tradição, tem de ter pelos outros times ameaçados pelo descenso, mas, principalmente, pelo fato de o Campeonato Brasileiro apresentar (ainda) uma boa perspectiva de classificação ao Verdão para a Libertadores de 2016.

Apesar das duas desestimulantes derrotas palmeirenses para a Chapecoense e para a Ponte, é bom que se deixe claro que todos os demais concorrentes do Verdão à vaga foram derrotados na rodada anterior e a situação do Palmeiras na tabela manteve-se estável.

Significa, então, que as chances de o Palmeiras chegar à Libertadores via Brasileirão continuam bem viáveis. 

O que não é viável é o treinador escalar um time misto, hoje, em Floripa e colocar em cheque essa perspectiva de vaga na competição americana, via campeonato brasileiro.

Como sempre é discutível a priorização de jogos posso lhes garantir que desta vez, sou contra. 

O Palmeiras não pode, por simples capricho de seu treinador, desistir de chegar à Liberta, via Brasileirão. Se a chance existe, por que não lutar por ela com todas as forças disponíveis?

O que posso lhes garantir é que esse modelo covarde não era praticado à larga, como hoje,  no futebol das décadas de 60, 70 e 80, época de ouro do futebol brasileiro. 

Os times, na maior parte dos jogos, se repetiam, sem essa bobagem de poupar titulares de uma competição para a outra, realizando-se, de acordo com os jogos e com as necessidades, as alterações  de praxe, nada mais que isto.

Como o futebol é coletivo, os times entrosados são aqueles que mais bem se apresentam e que se saem melhor em qualquer competição. 

Nenhum time misto ou reserva (desentrosados) é melhor e nem tem o entendimento e a harmonia de um time titular, ainda que nem se conte ou considere a maior categoria dos jogadores efetivos em relação aos suplentes.

Nem venham me falar da parte física pois, se, antigamente, os clubes jogavam (religiosamente) duas vezes por semana sem grandes mutações e em qualquer competição, porque hoje, com a franca evolução da educação física, da fisioterapia e da medicina esportiva, não conseguem mais fazê-lo? No mínimo, é estranho!

Dizer que Avaí x Palmeiras em Floripa é um jogo difícil, é chover no molhado, em que pese a situação ruim do time catarinense na tábua de classificação (16º lugar), com uma pontuação que o coloca como um candidato forte ao descenso, posto que soma, apenas, 33 pontos e só supera o primeiro time do G4, o Coritiba, em número de vitórias 9 x 8.

Mas se o jogo é complicado, razão maior (assim entendo) para que o Palmeiras entre em campo representado pelo que, individualmente, tem de melhor, a fim de não perder a segunda perspectiva de classificação para a Libertadores em 2016, via Campeonato Brasileiro, altamente viável.

O que não pode é, em nome de um antigo clássico Brasileiro, Palmeiras x Flu, um evento de dimensões nacionais e certamente muito mais badalado, com a cobertura total da TV aberta, é o clube abdicar de sua outra chance de chegar a Libertadores caso não seja feliz na CdB. 

Se entrar com reservas esta noite, o Palmeiras estará correndo esse risco de forma calculada e proposital em razão da visão distorcida de seu comandante, mas com os avais de Mattos e de Nobre. 

Tomara que não ocorra pois "o melhor seguro é aquele em que se morre de velhice!"

======================

As dúvidas quanto ao time que começa jogando existem e persistem em decorrência da última coletiva de Marcelo Oliveira, sexta-feira:

Vejamos as "pérolas verbais" de Marcelo Oliveira em relação aos jogos de hoje e de quarta-feira, respectivamente contra o Avaí e contra o Flu:

Primeira:

 "Tem possibilidade de mudar o time, porque temos um jogo de fundamental importância na quarta-feira e alguns jogadores estão desgastados. Ainda vamos conversar com os atletas e pegar o diagnóstico físico para montar o time"

Segunda:
"A gente tem duas opções no momento: um jogador mais jovem, que nunca jogou, que é o Matheus Sales, ou dar confiança ao Girotto. É isso que vamos trabalhar no treinamento, um time forte, combativo, mas que jogue com naturalidade" concluiu.

Terceira:

"O jogo de quarta tem um clima bem mais decisivo. Precisamos estar bem focados e preparados para essa partida e isso vai ser levado em conta em relação ao jogo contra o Avaí" completou o treinador.

==================== 

O Palmeiras viajou a Floripa com o que tinha de melhor. O anúncio de que vai colocar em campo um mistão pode ser mero despiste. Melhor que seja!

Goleiros: Fernando Prass e Aranha
Laterais: Lucas, João Pedro, João Paulo e Egídio
Zagueiros: Victor Ramos, Vitor Hugo, Jackson, Nathan e Leandro Almeida
Volantes: Thiago Santos, Andrei Girotto, Amaral e Matheus Sales
Meia: Allione
Atacantes: Rafael Marques, Dudu, Alecsandro, Mouche, Gabriel Jesus e Cristaldo
  



Tomando ciência de que o Palmeiras, exceção feita aos contundidos, viajou com o que tem de melhor no elenco e, valesse a minha opinião, o time entraria em campo assim: 

Prass, Lucas, Vitor Ramos, Vitor Hugo e Egídio. Thiago Santos, Girotto (Allione), Rafael Marques, Dudu, Gabriel de Jesus e Alecsandro (Cristaldo). 

Em meu time ideal do Palmeiras Zé Roberto é jogador para o segundo tempo e Barrios necessita de um esquema que leve a bola com frequência à área adversária, eliminando a necessidade dele deixar o setor para recuar e buscar o jogo.

CONCLUSÕES:

Meus amigos, como pode um técnico que tem um elenco numeroso nas mãos vir a público e declarar que existem jogadores desgastados no time. Mas é só no Palmeiras? 

A segunda alternativa é a confissão de que ele é outro daqueles treinadores que não dão preferência à base. É óbvio que ele está colocando Girotto em posição superior a Sales e vai prestigiar o seu co-estaduano. 

A insistência com Girotto, mais experiente até que se explica e admite... Eu mesmo, num primeiro momento o faria pela maior experiência do jogador que veio do América Mineiro. 

O que não pode é o técnico estabelecer comparações que só servem para desgastar psicologicamente o jogador de menor estatus, justamente o júnior.

Em relação à semifinal da CdP contra o Flu, o jogo, de fato, é mais decisivo, na medida em que quem estiver inferiorizado numericamente ao cabo das duas partidas, dá adeus final da Libertadores 2016.

Entretanto, se é mais decisivo, não é mais importante (no máximo, igual) do que Avai x Palmeiras, em razão de o Verdão ter boas chances de encontrar o caminho da classificação para a mais importante Copa Sul-Americana, na reta final do Brasileiro. 

Aliás, no caso de ser desclassificado pelo Flu ou pelo vencedor de Sereias x Bambis, não restará qualquer outra alternativa ao Palmeiras para tentar chegar.

Neste sábado, o Palmeiras vai jogar (em meu entendimento, em meu entendimento, em meu entendimento) reforçado pela ausência de Zé Roberto o que, ao menos, garante força velocidade e combatividade no meio de campo, o tempo todo e o jogo todo.

Uma vitória reabilitadora sobre o Avaí seria ideal para o Palmeiras, pois além de mantê-lo na luta pela Libertadores que se trava via Campeonato Brasileiro, daria ao time um imenso moral para o primeiro jogo da série de dois que vai travar contra o Flu, que pode encaminhá-lo à final da competição contra os Bambis ou as Sereias.

COMENTE COMENTE COMENTE