Observatório Alviverde

12/10/2017

PALMEIRAS 2 X 2 BAHIA. PRASS, MAIS UMA VEZ, SALVA O PALMEIRAS DA DERROTA!


 PALMEIRAS 2 x 2 BAHIA, no Pacaembu, em São Paulo (SP)

Lembram-se de quando eu disse que Cuca inventava sonhando poder montar o time do Palmeiras sem -ao menos- um meia de criação? 

Essa invencionice ou, vá lá, experiência tresloucada, absolutamente despropositada, e exaustivamente repetida, já faz tempo, acabou com o Palmeiras. 

Do ponto de vista técnico-tático é a causa determinante, verdadeira  causa das causas de tantos fracassos este ano. O resto é mera consequência!

Dirão, muitos, que Moisés é o meia, mas eu os contestarei dizendo que ele, este ano, apenas,  tenta cumprir a função, sem, no entanto, conseguir. Jean, também, definitivamente não consegue!

Sem ter quem arme o jogo, sem alguém que pense o jogo, sem quem enfie aquelas bolas imprevisíveis e  impressentidas entre as defesas em espaços mínimos, igualmente impressentidos, o Palmeiras será sempre esse time medíocre, repleto de altos e baixos e não vai ter como chegar lá...

Viverá da obviedade prevista dos cruzamentos de jogadores que não sabem cruzar (Só Egídio, Jean, Deyverson e ZR nesse elenco todo sabem fazê-lo e apenas razoavelmente)  onde tentará gols de cabeça com "os gigantes" Dudu, Willian, Bruno Henrique e Tchê.

Deyverson, o único atacante efetivamente alto e de físico avantajado, em vez de estar na área para fazer a parede e preparar o arremate para quem venha de trás, tem como funções primaciais guarnecer o flanco esquerdo, acompanhar o lateral, marcar a saída de bola no setor, cruzar da esquerda para a área adversária, penetrar quando dos córneres e penetrar na área quando possível, exatamente como fazia Gabriel de Jesus.

Só que, por mais que Cuca o aprecie e ainda que Deyverson construa ou participe de algumas boas jogadas (hoje marcou presença nos dois gols) Deyverson está longe de ser e nem será, nunca, um Gabriel de Jesus.

A vulnerabilidade da defesa, a ausência de um envolvente toque de bola e da imposição de jogo na meia-cancha, tanto e quanto a mesmice ofensiva de um time que chuta muito pouco ao gol, tudo isso decorre em razão da falta de um jogador dessa característica.

Curioso e inexplicável que Cuca não lance os jovens Hyoran e  Raphael Veiga, este último com alguma experiência adquirida em seu time anterior, o Coritiba.

Da mesma forma, não consigo entender porque Cuca, considerando a situação vivida, não reabilita Guerra.  

Ou, para encerrar, por que não faz o que Abel Braga está fazendo no Fluminense, indo à base para suprir as demandas e necessidades de sua equipe?  (AD)

FICHA DO JOGO E ATUAÇÕES INDIVIDUAIS! 

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP) 
Ele jamais marcaria o pênalti que marcou contra o Palmeiras, se estivesse apitando um jogo dos bambis ou dos curicas. 
Aliás, vendo várias vezes a reprise, para mim, o penal não existiu. O jogador do Bahia valorizou o lance. NOTA 4 ao árbitro porque interveio diretamente no resultado do jogo!

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)  NOTA 6

Público: 24.299 pagantes
Renda: R$ 739.950,00

Gols:
Do PALMEIRAS: Willian, a 1 minuto do 1º Tempo, e Bruno Henrique, aos 38 minutos do 1º Tempo

Do BAHIA: Edgar Júnio, aos 46 minutos do 1º Tempo e aos 43 minutos do 2º Tempo.

TIMES:

BAHIA: Jean; Eduardo, Rodrigo Becão, Lucas Fonseca e Juninho; Renê Júnior, (Feijão) Juninho e Vinícius (Rodrigão); Zé Rafael (Régis), Mendoza e Edigar Junio
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani
 Cartões amarelos: Edu Dracena (PAL) ; Mendoza e Renê Júnior (BAH)

PALMEIRAS: 
Fernando Prass: disparadamente o melhor do time e do jogo. Três ou quatro defesas importantíssimas que salvaram o Palmeiras da derrota. Mostrou que continua em excelente forma e quase defendeu o pênalti. NOTA 8.

Tchê Tchê: o time caiu demais quando Cuca o retirou do meio de campo para quebrar o galho na função de lateral, Ótimo no primeiro tempo e fraco no segundo. NOTA 5.

Edu Dracena: Preocupado com os erros e vítima da falta de eficiência da equipe em realizar o primeiro combate, teve altos e baixos e esteve abaixo de sua capacidade. NOTA 5.

Juninho: Instável, inseguro, longe do zagueiro que o Palmeiras procura e de quem precisa. NOTA 4.

Egídio: Fraco defensivamente, razoável ofensivamente. NOTA 4 

Thiago Santos: Valente, lutador e sempre empenhado na marcação fez o que pode e deu tudo de si em campo, sem brilhar em momento algum. Nota 5

Bruno Henrique: Apesar do gol, mediano, muito abaixo da fama de que veio precedido. NOTA 5

(Felipe Melo) Bem para quem estava tanto tempo sem jogar. Mesmo sem ritmo de jogo melhorou a pegada defensiva da equipe. NOTA 5.

Moisés Não sei se Cuca não o substituiu medo, por respeito ao esforço do atleta ou por estar forçando Moisés a readquirir a grande forma que ostentou em 2016, até se contundir. NOTA 4.

Willian: Tecnicamente ótimo, o melhor entre todos os atacantes. Fisicamente anda mal pois seu rendimento nos segundos tempos dos jogos têm sido sempre abaixo de seu potencial. NOTA 7

(Roger Guedes): Como é que Cuca está conseguindo esconder um jogador desse nível, coincidentemente indicado por ele? Entrar em campo aos 40 ms do segundo tempo e acabou cometendo um SUPOSTO pênalti que ensejou o empate ao Bahia. Acabo de rever o lance agora neste endereço;

http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/12-10-2017/palmeiras-bahia/

Confiram o lance e vejam que Mendoza valorizou o evento.

Dudu: Pouca mobilidade em  campo para um jogador acostumado a "jogar sem bola".Um ou outro lance de destaque. Ele não será, jamais um armador NOTA 5.

Deyverson: Depois de Willian ele foi o melhor atacante. Participou dos dois gols. Em um time arrumado (não é o caso do Palmeiras) ele seria de extrema utilidade. A torcida precisa entender que Deyverwon cumpre ordens e quem tem de ser cobrado pelo seu posicionamento é o técnico. NOTA 6.

(Borja): Por enquanto não deu liga. Mas será que vai dar. Nesse estilo de Cuca, jamais. NOTA 4.

Técnico: Cuca: Precisa entender que sem um meia de ofício versátil e criativo é impossível montar um time de primeira grandeza como exige a grande massa palmeirense.

COMENTE COMENTE COMENTE

CURICA CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2017!


CBF, REDE GLOBO e MÍDIA EM GERAL (esta com raras e corajosas exceções).
Anunciem de imediato, proclamem o novo Campeão e entreguem logo a Taça ao Curica! Fica muito menos feio!
------------------------------
Antes de falar de bola, permitam-me um desabafo!

No Brasil, país do crime, do opróbrio e do faz de conta, repleto de facínoras, bandidos e farsantes, todos eles reles rascunhos de homem, o crime e as instituições criminosas crescem vertiginosamente e em proporções geométricas.

Nada, definitivamente, os contém!

Da miserabilíssima ralé  à aristocráticissima elite, locupletam-se tantos, muitos, inúmeros, milhões e zilhões de espertalhões nas ruas, nas empresas, no tráfico, nos desmandos, nas propinas, nos governos, na política, e, enfim em TODOS os ramos, setores e poderes.

Cada vez mais se confirma tese popular que diz que, neste país de extensões continentais, geograficamente enorme mas de um povo letárgico e submisso, "o errado é que está certo"!

O STF brasileiro, que nos passa uma triste imagem de conivência com uma série de crimes e de fatos desabonadores que assolam o país,  ao menos para mim, de há muito deixou de ser confiável. 

Ontem, para não fugir à rotina irritante de tantas decisões equivocadas, a suprema corte voltou a deliberar e decidir contra os interesses do povo.

Ao menos para mim, o STF confirmou-me que suas decisões valem tanto e quanto à CBF, Rede Globo e a Mídia, isto é, ainda menos do que aquilo que os cães e gatos fazem e enterram no jardim e que, ao menos, serve como adubo. 

Foi indizível e incompreensível a decisão do supremo, que sob a aparente justificativa de uma harmonização jurídico-legislativa protege os malfeitores políticos e não somente os protege como os reabilita e imuniza. É muita sem-vergonhice! 

Então o povo fala de novo e, sem agir, (cadê as lideranças, o que é feito das forças armadas? ao menos, fala: 

"É o fim da picada"! 

Só uma pergunta final pois perguntar não ofende. 

Por que os homens das togas negras têm revelado tanto medo dos políticos?

Para encerrar,  permito-me contestar a velha frase de Ruy Barbosa proferida há mais de duzentos anos que disse que no futuro seria assim:

"de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem começa a desanimar-se da honra, a rir-se da virtude e a  ter vergonha de ser honesto".

Meu caro Ruy, com todo o respeito ao seu vulto histórico, não obstante o "encilhamento" tanto e quanto graças a sua brilhante atuação na corte de Haia e à corajosa "Campanha Civilista, faço questão absoluta de dizer que, pobre, embora, "sinto, como jamais senti, um enorme orgulho de ser brasileiro e o infinito e incomensurável prazer de ser honesto".

Se vocês me pedissem para resumir o que escrevi acerca da situação econômico-administrativa surreal por que passa nosso país, eu, simplesmente, sintetizaria tudo numa frase ressentida de alguém que tem fome e sede de justiça:

"Nem tudo que é legal é moral"!

A turma da capa preta acabou de comprovar (outra vez, mais uma vez) a veracidade de uma frase que não é minha, mas de todo o povo brasileiro! 

Repito-a, interpretando-a e adaptando-a aos dias confusos, tumultuados e turbulentos que nos coube e cabe viver:

"Nem tudo o que é eles legalizam e fingem transformar em legal é moral"!

 Para voltar ao futebol eu quero parafrasear uma frase dos velhos tempos em que o povo, ao contrário de hoje, acreditava no judiciário.
A frase original diz que "as armas cedem à toga", embora, no Brasil a toga ceda à política. Ou estaria eu exorbitando ou exagerando?

------------------------------

Em nosso caso "a toga cede a bola", mas, por destas incríveis coincidências continuaremos falando de juízes, os juízes de futebol!

Então volto a chamar ao nosso blog a CBF, REDE GLOBO e a MÍDIA, esta com raras e corajosas exceções.

Quem desconhece que entre esses poderes -verdadeiras potentades da bola-, puxas-sacos contumazes e colaboradores diretos do Curica (só faltam vestir o uniforme e entrar em campo), estão trabalhando incansavelmente para faze-lo -novamente- campeão brasileiro?

Ontem, por exemplo, com a maior desfaçatez e cara-de-pau queriam nos fazer crer que com o despersonalizado trio sergipano/tocantinense escalado para um jogo da magnitude e importância do Curica x Coritiba, o time dos três "podreres", perdão, dos três poderes perderia um ponto que fosse para o Coxa? 

O trio?

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE) Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fabio Pereira (TO)

A atuação desse trio de árbitros foi pífia com pleno favorecimento ao Curíntia e prejuízo completo ao time paranaense que luta contra o rebaixamento, naquilo a que se chama de arbitragem caseira. 

Não, não estou me referindo, definitivamente, ao caráter ou a honestidade dos árbitros, haja vista que nada tenho que desabone os três cidadãos, e, por extensão os árbitros de linha cujos nomes foram pouco divulgados.

Todos são respeitabilíssimos do ponto de vista moral e até prova em contrário, gente de bem e do bem.

O  grande problema é que não são árbitros capazes de lidar com plateia hostil, tanto e quanto, via de regra, não têm topete e coragem suficiente para assinalar pênaltis contra o Curica, temendo (isso ocorre sistematicamente) ser afastados das escalas.   

Além da maioria das marcações terem sido sempre favoráveis ao Curica o trio não teve peito peito para expulsar Marquinhos Gabriel por uma falta desclassificante, absolutamente desleal, em Carleto.

Da mesma forma, deixou os jogadores curicanos baterem à vontade, do início ao final do jogo sem apresentar-lhes o cartão.

O segundo gol do Curica ocorreu depois de uma falta sobre um zagueiro do Coxa. A Globo, rádio tv e Internet omitiu a falta e nem registrou que o zagueiro do Coxa agredido no pescoço foi obrigado a deixar o campo para ser atendido após violenta pancada no pescoço. Uma vergonha!

Rildo empatou o jogo aos 41 em lance que até o ex-jogador e agente gambá Willian reconheceu como um lance em que o atacante do coxa estava na mesma linha da defesa curicana.

É por essas e por outras que eu digo que já temos o novo Campeão Brasileiro da temporada!

 COMENTE COMENTE COMENTE

ATENÇÃO
Se quiser falar somente acerca do Palmeiras, ou do jogo contra o Bahia, por favor, fique à vontade!
Valeu... (AD)