Observatório Alviverde

23/10/2012

PALMEIRAS BUSCA A CLASSIFICAÇÃO "EN BOGOTA" TENDO DE ENFRENTAR, ALÉM DO MILIONÁRIOS, O MAU TEMPO E A ALTITUDE!


Na altitude de Bogotá, 2.650 metros, o Palmeiras vai tentar, esta noite, continuar na Sul-Americana, enfrentando o perigoso Milionários.

Bogotá não é uma cidade tão alta quanto as cidades Bolivianas, das  quais tomamos como parâmetro La Paz, a capital, cuja altitude é de 3660 metros, considerada um dos tetos do mundo.

Mas, de qualquer forma, pode-se dizer que a altitude "bogotaense" pode interferir no rendimento do time do Palmeiras, sendo esta a maior arma do Milionários para vencer o jogo desta noite.

Nós, brasileiros, somos pouco afeitos a jogar na altitude, posto que a cidade teto do Brasil é paulista e se chama Campos do Jordão, com 1628 m e as capitais situadas em maior elevação são Brasilia e Belo Horizonte com, respectivamente, cerca de 1200 e 900 m.

Bogotá, que eu tive a oportunidade de visitar cerca de dez vezes, tem uma agravante para os times que lá atuam:é uma cidade fria, com um clima similar ao de São Paulo dos anos 50s, muito frio,  chuvas fortes e inesperadas e até uma constante garoa.

Como se não bastasse é uma cidade das mais poluídas do mundo, embora este item sirva para torná-la ainda mais semelhante à capital dos paulistas.

Neste momento em que escrevinho estas linhas, vejam como estão o tempo e a temperatura na capital colombiana.




13°C
terquaquisex
ChuvaPossibilidade de tempestadePossibilidade de tempestadePossibilidade de tempestade
Neblina


Vento: N a 11 km/h


Humidade: 78%

É mole?

O pior é que a meteorologia colombiana disse que deve chover na hora do jogo.

Sem querer fazer catastrofismo, teremos,  jogando contra o nosso patrimônio, simplesmente, os seguintes fatores:

1) A viagem longa e cansativa.
2) A escalação de um time misto.
3) A meteorologia.
4) A altitude.

Entre todos esses aspectos, nenhum será tão lesivo quanto a altitude; embora haja um consenso entre os especialistas da matéria que somente a partir dos 2.800 metros haja necessidade de medidas preventivas e adaptação.

Mas, por questão de segurança, o Palmeiras deveria providenciar algumas garrafas de oxigênio por mera prevenção.

Jovem, então, na primeira vez em que estive em Bogotá verifiquei reações de meu organismo como jamais houvera sentido.

Eu só havia ouvido menções sobre o chamado "Mal das Montanhas", nas não imaginava que sentiria dores de cabeça, muito cansaço e, principalmente, taquicardia; 

Meu coração, se posso tirar a figuração daquela música de Elis, "Dois pra lá, dois pra cá",  batia nais que um bongô e, confesso-lhes, fiquei com medo de morrer!

Dizem os que entendem da matéria que só existem dois meios de os futebolistas e esportistas, com organismos mais sensíveis, entrarem em harmonia com a altitude.

Um é a aclimatação ao fenômeno, com a ingestão de muito chá de coca, aclimatação essa que demora de quatro a seis dias e a outra é a de chegar em cima da hora para o evento esportivo, pois os efeitos do fenômeno se agravam após as primeiras 24 horas, representando o pico do problema, que, depois, tende a diminuir gradualmente.

O lado positivo é que quem vai para a montanha volta com mais disposição e mais força quando pisa na planície. 

Espero que seja assim e que a rapaziada volte com mais hemoglobina, porque não vai ser mole ganhar do Inter em Porto Alegre, sábado que vem, ainda que os nossos melhores jogadores, a exceção de Barcos, não tenham viajado por medida de preservação física; 

O Palmeiras joga esta noite com a vantagem de poder perder por diferença de um gol. Em razão disso, não espero um time forte e contundente, do ponto de vista ofensivo.

Embora tenhamos viajado com, apenas, um volante de contenção, Márcio Araújo, Kleina deve fechar o time.

Desanima-me o anúncio da escalação de Daniel Carvalho como titular, por ser ele desprovido da menor condição física para atuar em nível profissional. 

Para um time que precisa marcar, sua presença é preocupante, embora sempre fiquemos na expectativa de que ele nos desminta e contrarie fazendo uma ótima partida.

O time que entra em campo esta noite será este Bruno, :Artur, Thiago Heleno, Leandro Amaro e Juninho. Márcio Araujo, Patrik, Daniel Carvalho e Thiago Real.. Obina e Barcos

Meus amigos este será um jogo muito importante pois ganhar a Sul-Americana é sempre muito importante, mas, este ano, ainda mais.

Ao vencedor caberá enfrentar a galinhada nas finais da Recopa continental!

COMENTE COMENTE COMENTE