Observatório Alviverde

24/12/2009

QUE POSSAMOS, AO MENOS, TER UM FELIZ NATAL!

Meus amigos,
2009 foi um ano lúgubre e estéril para a torcida palmeirense. Perdemos tudo!
A imprensa paulistana, com as exceções de praxe, está exultante! Eles chegaram a ficar temerososos quando o Palmeiras arrancou e esteve perto do título do brasileirão, mas, depois, comemoraram o nosso fracasso.
Entretanto, se os cronistas-torcedores ou torcedores cronistas, da forma como podem agir para interferir no processo, cumpriram um papel danoso aos interesses do Palmeiras, a maior parte dos problemas esteve dentro de nossa própria casa, em nossos próprios pagos.
A política suja, sorrateira, rasteira que infesta, há anos, o Palmeiras, nunca esteve tão ativa e em pleno curso de destruição quanto este ano. A oposição abasteceu os homens da imprensa com informações deletérias ao clube e fez coro com a mídia quando se tratava de detratar a diretoria e de apequenar a equipe. O Palmeiras, a julgar pelo que ocorreu, parecia o Corinthians dos anos 60(s) quando as correntes políticas agiam em conluio com parte da mídia, visando a desestabilizar emocionalmente o time e impedir que quem estivesse no poder pudesse levantar títulos. O Palmeiras está assim, completamente minado e contaminado pelo poder paralelo que o domina. Uma grande organizada, hoje, chega a ser a "guarda pretoriana" daqueles que a financiam com projetos de politicagem visando exclusivamente ao poder. O caso Vagner Love foi emblemático e ratifica a nossa afirmação. Vejam a que ponto chegamos.
Perdemos o Paulistão e a sequencia na Libertadores por cauxa de Luxa, de seus desvarios, de sua cobiça, auto-suficiência e de sua pouca disposição para o trabalho. Perdemos o Brasileirão pela falta de elenco mais qualificado, pela dispensa inesperada de Luxa, pela falta de humildade para continuar com Jorginho, pela contratação de um técnico monotático que quis impor um modo de jogar inadequado ao elenco, pela ineficiência de um supervisor despreparado e, principalmente, pela ingenuidade de nossa diretoria.
Que este natal possa servir para uma reflexão e que cada um no Palmeiras assuma os seus próprios erros visando a um 2010 mais proficiente.
De minha parte deixo a vocês a maior mensagem de natal já proferida sobre a terra "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa-vontade."
FELIZ NATAL, PARA TODOS E PARA O NOSSO AMADO E IDOLATRADO PALMEIRAS...