Observatório Alviverde

08/01/2018

PALMEIRAS X TAUBATÉ DEFINE QUEM MANDA NO GRUPO 27 DA COPINHA!


Quem considera o Palmeiras x Taubaté desta noite um jogo de compadres ou um mero amistoso protelatório, haja vista a classificação antecipada das duas equipes, engana-se redondamente.

Além da  rivalidade em si, decorrente de um confronto entre um time grande da capital e outro, tradicional, do interior, o jogo define uma liderança de grupo.

A conquista dessa liderança pode tornar-se muito importante em relação aos confrontos que, a partir de agora, em regime de jogo único vai definindo o caminho dos times em direção a outros jogos que vão encaminhá-los, quem sabe, a decidir o título.

Que o Palmeiras "tem mais time pra Burro" (o Taubaté é o Burro da Central)  é claro, é visível, é notório, salta às vistas.

Quantas vezes, porém, tivemos times muito melhores do que os  adversários e acabamos soçobrando vergonhosa e antecipadamente nas competições?

Na verdade, por pura desilusão decorrente da perda da Copa RS para os Bambis, em que o Sub-20 palmeirense, ganhando por 3 x 2 aos 40 do segundo tempo e com um jogador a mais, mais uma vez, conseguiu entregar outra decisão de bandeja.

Em menos de dez minutos perdeu para um time que jogava com dez jogadores para, dócil, humilhante e servilmente, voltar novamente a ser vice-campeão. 

Foi uma situação traumatizante, ao menos para mim, pois toda a vez que o Palmeiras, ainda que seja nos juniores, perde jogos nessas circunstâncias, remete-me, imediatamente, à uma grande decepção, uma das maiores que senti,   daquela derrota antiga e doída para o Vasco de Juninho Paulista e Romário por 3 x 4, após o Verdão ter virado o primeiro tempo à frente vencendo por 3 x 0, na partida que decidiu a Mercosul 2.000 e que valeu ao Palmeiras outro troféu de vice-campeão.

Fique claro, não desrespeito as conquistas dos vice-campeonatos, sinal evidente de que o time esteve bem em qualquer campeonato ou torneio de que participou, desde que as perdas não ocorram da forma como vieram a ocorrer  em jogos como esses, mas tem sido muitas vezes assim na saga  do Palmeiras.

Não me lembro ou tenho conhecimento de nenhuma estatística de campeão dos vices, mas se for elaborado um levantamento do maior vice-campeão entre os times paulistas e o Palmeiras será o campeão dos vice-campeões.

Só não fica tão feio e não dá tanto na cara porque, ao mesmo tempo o Verdão consegue ser, disparadamente, o Campeão dos Campeões do futebol brasileiro.

Talvez seja por isto que a mídia não tenha ainda abordado essa história do maior vice, pois terá de dizer sempre que o maior vice, é, coincidentemente, também, o maior campeão.

A eles, jornalistas, eu diria que se o Palmeiras é o maior campeão e, a um só tempo, o maior vice é porque, entre todos, é o melhor e sempre teve por hábito frequentar sempre as finais dos campeonatos que disputa.

Cá entre nós palmeirenses, eu, diferentemente, digo que lamento que a falta de raça de empenho e de amor à camisa, ou, vá lá, a falta de respeito de muitos jogadores a quem os emprega, tenha sido a marca registrada do Verdão em tantas temporadas, razão primordial de inúmeros empates amargos e de tantas derrotas doídas, a maioria das quais sempre ao final dos jogos.

É por isto e em razão disto que não me empolgo tanto com a garotada da base que, creio, chegará, sim, no mínimo, às quartas-de-final desta Copinha e, quem sabe, disputará o título.

Desta vez vou ficar quieto e sem manifestar meus sentimentos, na expectativa de que o time ganhe essa p... desse título e cale, de vez, a boca escancarada da mídia.

Que o time tem bola e suficiência para tal, sei que tem e tem muito.

Quero que a garotada dos juniores se redima de todos os desacertos anteriores, faça-me retornar no tempo e vivenciar 1.999 quando calou a boca da mídia e ganhou a Libertadores .

Veja abaixo a classificação do Grupo 27:

1º) Palmeiras: 6PG 2J 2V 8SG
2º) Taubaté: 6PG 2J 2V 6SG
3º) Luverdense-MT: 0PG 2J 2D -6SG
4º) Moto Club-MA: 0PG 2J 2D -8SG



COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS O JOGO PALMEIRAS X TAUBATÉ

Quem quiser falar sobre a saída de Mina e suas repercussões, faça-o à vontade!