Observatório Alviverde

07/11/2020

O PALMEIRAS TEM TIME SUFICIENTEMENTE FORTE PARA CHEGAR ÀS FINAIS DESTA COPA DO BRASIL?

 

Nenhum dos clubes classificados terá moleza nestas quartas de final da Copa do Brasil;

Os bambis cruzarão com o Flamengo 4ª Feira que vem, dia 11/11, às 21,30H, no Maracanã

Uma semana depois, também numa 4ª Feira, dia 18/11,no Morumbi, às 21,30H, os dois times se reencontram para a decisão de quem fica e quem sai e que boa parte da mídia aponta como a decisão antecipada da Copa do Brasil 2020.

Já o Grêmio enfrentará o Cuiabá, time considerado o mais fraco entre todos os classificados, mas, na prática, não é assim. 

Tudo isso não passa de "bla-bla-bla" de jornalistas esportivos desinformados que têm os seus olhos e atenção voltados exclusivamente para a Série A,  e que, invariavelmente, (prestem a atenção nisto) dizem que o time considerado grande é sempre tecnicamente melhor, ainda que, muitas vezes não seja.

O Cuiabá, assisti a vários jogos dessa equipe pela Série B, tem um time respeitável e é dirigido pelo experiente Péricles Chamusca, acostumado a montar equipes competitivas onde quer que trabalhe. O Cuiabá, creiam, é um time muito bem montado e com um ótimo sentido de conjunto.

Embora eu aponte o Grêmio -time copeiro e que cresce sempre ao final das competições- como o mais provável adversário do vencedor de Fla e Bambis,  o time gaúcho pode vir a sofrer muito para se classificar se sua defesa for vazada  no primeiro jogo em Cuiabá. 

É muito difícil fazer gols no time mato-grossense, mesmo que o Grêmio, repito, acostumado às grandes decisões decida a vaga em sua arena.

O primeiro Cuiabá x Grêmio  está marcado também para quarta-feira que vem, mas às 19 horas, sem que se saiba se pela hora local (uma hora a menos) ou pela hora oficial.

Em relação ao Inter, que enfrenta o perigosíssimo América Mineiro, o time de Lisca, que de doido não tem nada, faz o primeiro jogo em casa e decide a classificação em Belo Horizonte.

Tenho certeza de que o Colorado terá um trabalho imenso e insano para se classificar, sobretudo se empatar ou ganhar de pouco o primeiro confronto também marcado para o dia 11, às 21,30H em Porto Alegre.

Ao contrário do que dizem 95% dos jornalistas, o time do América está longe de ser um time limitado e, a não ser que o Inter consiga estabelecer um placar folgado no primeiro jogo em Porto Alegre, corre seriíssimos riscos de ser desqualificado e desclassificado. 

O vencedor desse jogo fará a semifinal com o vencedor de Palmeiras e Ceará que também se enfrentam 4ª Feira, dia 11,  -prestem a atenção no horário- às 16,30H no Allianz Parque.

O time alencarino é bom, experiente, muito organizado e tem condições, sim, de jogar de igual para igual com o Verdão, dentro ou fora de sua casa. 

Aliás, o jogo que decide quem fica e quem sai  da Copa, será travado no Castelão, em Fortaleza, a casa do Ceará, onde o alvinegro costuma se agigantar e muitas vezes, vencer adversários muito mais poderosos na base da raça, do empenho e da superação. O Palmeiras que se cuide!

Este ano, no Castelão, o Ceará conquanto perdesse para o Vasco 0 x 3 e para o Santos 0 x 1, empatou com o Grêmio 1 x 1, derrotou o Fla 2 x 0 e ganhou do Corinthians 2 x 1 

Fora de casa seus resultados mais relevantes foram, além da vitória sobre o 2 x 0 sobre o Atlético GO em Goiânia, os empates de 1 x 1 contra o Grêmio em Porto Alegre,  0 x 0 contra o Atlético Pr 0 x 0 em Curitiba, 2 x 2 com o Flu no Maracanã, e  2 x 2  com o Botafogo,  no Engenhão.

No confronto direto com  o Palmeiras no Allianz perdeu para o Verdão por 1 x 2.

Por tudo o que você sabe em relação aos dois times, das condições técnicas, táticas, estatísticas e individuais, você considera o Palmeiras favorito natural da disputa?

Lembrem-se que o Ceará decidirá a classificação em casa e tem um ótimo time que começa por um goleiraço chamado Fernando Prass, estupidamente negociado pelo Palmeiras, em negócio que só não foi pior do que a venda do Keno para o Egito.

Você acredita que o Palmeiras possa ser considerado um favorito destacado nesse confronto como está colocando a mídia?

COMENTE COMENTE COMENTE