Observatório Alviverde

07/11/2018

SEJA MUITO BEM-VINDA DONA RETRANCA!


Preocupa-me, muitíssimo, esse Galo e Palmeiras do próximo domingo.

Não porque eu tema esse apenas mediano Atlético/2018, a quem faltou, certamente, um técnico da dimensão de Scolari para ajustar um dos bons elencos deste Brasileirão.

Nem a chegada (tardia) de Levir conseguiu superar a situação negativa por que passa o time mineiro, hoje uma verdadeira babel da bola, das idéias e das atitudes.

O fato é que com os salários atrasados, conforme publicou o jornal "O Estado de Minas",  nem o novo treinador nem a nova diretoria estão conseguindo aplacar as ondas de chateação e pessimismo que tomam conta do elenco atleticano.

A coisa anda tão grave que há quem sustente que alguns jogadores estariam sabotando o trabalho de Levir, por entender que o clube "sacaneou" o jovem técnico anterior, Thiago Larghi, com quem o elenco estaria fechado. 

Boataria à parte, Levir, em entrevistas, afirmou ter montado três times diferentes sem obter sucesso e sem conseguir, sequer, empatar um único jogo dos três até agora disputados, estes:  

Flu 0 x 1, no Maracanã, Ceará 1 x 2 no Castelão e Grêmio 0 x 1 em pleno Independência.

De minha parte eu diria que, por paradoxal que possa parecer, é aí que habita o perigo e faz com que o Palmeiras corra riscos de, até, vir a perder o jogo, apesar do melhor time que tem.

Com um grupo individualmente bem dotado em que existem algumas peças que reúnem condições efetivas de fazer a diferença o Galo tem, perfeitamente, condições de acertar o time esta semana e surpreender o Palmeiras, malgrado, repito, a grande superioridade alviverde.

Levir, é elementar, vai tentar entrosar o time e motivar seus jogadores visando a estar entre os seis da Libertadores e sendo assim, o time mineiro, muito, também, pelo fato de jogar em casa e com o apoio de sua torcida, tem condições até de chegar a uma vitória. 

Ainda mais em razão da ausência da dupla de ataque titular do Palmeiras, William e Dudu, o primeiro por contusão e o segundo por suspensão, embora haja expectativas de que o DM palmeirense venha liberar ao menos o "Bigode".

Preocupa-me nesse clássico o fato de o Palmeiras, apesar do bom elenco (eu disse bom, não excepcional como dizem tantos) não ter substitutos à altura de seus dois atacantes.

Sobretudo quando se fala em Dudu, que, se houver justiça na escolha, tem de ser proclamado "o craque do Brasileiro/18", independentemente de o Palmeiras ser ou não o Campeão da temporada.

Anotem agora o que vou dizer pois é muito importante:

Considerando-se até a sorte que, habitualmente acompanha o Galo nos confrontos com o Palmeiras, eu faço questão de ressaltar que não estou pessimista em relação a um grande resultado do Verdão aqui em Belo Horizonte.

Sei dos riscos que Felipão e o time estão correndo, sobretudo em face de um elevado número de titulares ausentes, uns por contusão, outros por suspensão.

Willian e Hyoran, por exemplo, estão sob tratamento médico...

Mayke, Diogo Barbosa e Dudu, estão suspensos 

Detalhe:  Felipão e Deyverson escaparam do "gancho" porque o julgamento de ambos deste início de semana, foi transferido "sine-die"... 

Da mesma forma, sou convicto de que Scolari, sabedor da necessidade premente de vitória do adversário, (para consegui-la terá de vir pra cima do Verdão), adotará, como de costume uma retranca. 

Desta vez, aliás, até com justa razão e com o meu maior e irrestrito apoio, haja vista que é a melhor tática possível para a situação emergencial decorrente das iminentes necessidades do time.

Que ninguém tenha dúvida, o Palmeiras, domingo que vem, terá menos a posse da bola, tocará menos a bola a a terá muito menos nos pés, a não ser que o Galo saia à frente do marcador.

Da mesma forma jogará à base do lançamento, isto é, da bola comprida, em contra-ataques.

Em razão da ausência do maestro Dudu (cognome sagrado e consagrado no Palmeiras. Como esquecer do imortal Olegário Toloy?), o Palmeiras terá de mudar domingo que vem a sua forma de jogar e, principalmente, de atacar.

Dadas as limitações do elenco atual, eu arrisco afirmar que o time terá dois atacantes de velocidade e que Scarpa, por sua versatilidade e condições de drible e arremate poderá ser um deles.

Não descarto a possibilidade de Felipão começar o jogo com Deyverson e Scarpa formando a dupla avançada e encarregada de marcar os gols.

E VOCÊ QUE ACOMPANHA ESTE OAV DIZ O QUÊ?

Qual o time e o sistema de jogo que Felipão deve lançar para alcançar o melhor resultado?

COMENTE COMENTE COMENTE