Observatório Alviverde

08/12/2017

OUTRA PROVA CABAL DE QUE A MAIOR PARTE DA MÍDIA NÃO VALE O QUE O GATO ENTERRA NO JARDIM!



O discurso de asco, de repúdio e de desdém com que a mídia continua castigando o Palmeiras neste final de temporada é desproporcional à campanha do clube em 2017.

A maioria dos jornalistas está impondo ao clube uma inexistente e inconsequente política de terra arrasada, como se o Vice-Campeão Brasileiro da temporada estivesse entre os quatro rebaixados.

É muito parcialismo, muito clubismo, muita babaquice, e, enfim, muita sem-vergonhice... 

O mais interessante é que se você conversar com qualquer desses pseudointelectuais, ele não reconhecerá seus próprios equívocos e nem, tampouco, o seu condenável parcialismo.

Quando o Palmeiras ganhou o Brasileirão do ano passado vi, com estes meus olhos que ainda veem e ouvi, com estes ouvidos que ainda ouvem (por sinal muito bem) de muitos cronistas, que o nível do Brasileiro de 2016 houvera sido um dos mais baixos da história dos Brasileiros.

E o Brasileirão de 2017, este sim, o mais fraco e o pior de todos os já realizados, por que tão poucos radialistas e  jornalistas os criticam? Será preciso dizer nada dizem apenas pelo fato de o Curica ter sido o vencedor?

Ninguém pode negar o quanto foi frustrante a temporada de 2017 para o Palmeiras e para os palmeirenses, mas qualquer torcedor esmeraldino que tivesse conhecimento e sensibilidade já desconfiava, com muita antecedência, que iria acontecer.

Matos foi o grande culpado ao colocar um piloto de autorama (Eduardo Batista) no comando de um Boeing 787, o Palmeiras. Deu no que deu mas não foi por falta de aviso.

Há que se registrar, porém, o comportamento irracional da maior parte da torcida que não deu trégua ou sossego ao novo treinador, que (às vezes acontece) poderia ter sido levado aos bons resultados pelo esforço do próprio elenco.

Fazer o que, porém, quando se trata de fanáticos, daqueles que querem fazer valer na marra as suas opiniões e que rejeitam veementemente qualquer argumento contrário às suas teses?

Os caras queriam e insistiram pela contratação de Cuca, que fez muito "bico-doce" e valorizou-se ao máximo antes de, finalmente, assinar contrato com o Palmeiras.

Em razão das tantas exigências por ele apresentadas, eu, que também apoiava a sua contratação, chego à conclusão de que o Palmeiras deveria te-lo agradecido e voltado as suas vistas para outro profissional. 

Na verdade, o Palmeiras não podia investir tanto em um treinador, ainda que fosse o Campeão no ano anterior, mas isso é fácil só na teoria em face da enorme pressão da torcida. Na prática fica como lição para o futuro. Para a diretoria e para a torcida!

Voltando à mídia eu disse, repito, confirmo e ratifico que a maior parte dela não vale mesmo o que o gato enterra no jardim.

Infelizmente a irracionalidade de muitos palmeirenses que reverberam as imbecilidades da mídia a partir do momento em que o time não ganha alguns jogos e os títulos, tem contribuído para a desvalorização da marca Palmeiras, do time do Palmeiras, dos patrocinadores do Palmeiras, dos jogadores do Palmeiras, das conquistas do Palmeiras, e, enfim, de tudo o que diz respeito ao clube.

Se você estiver inserido nessa faixa a que chamo de faixa da incompreensão, se emende ou suspenda a leitura deste artigo.

Porém, se você se insere entre aqueles que sabem que as conquistas no futebol são efêmeras e alternativas, que clube algum é invencível e nenhum pode ser campeão todo ano embora tente, analise comigo os números do Palmeiras no Brasileiro e veja como a mídia e os torcedores de resultado (infelizmente, a maioria) estão carregando exageradamente nas críticas, desmentidas frontalmente pelos números que, afinal, é o que vale.

Numa única coisa a mídia tem razão: 

quando fala do tamanho descomunal, da frustração e do estrago emocional que 2017 causou à torcida alviverde este ano, imensurável, infinito!

Agora vejam se eu não tenho razão!

O PALMEIRAS NO PAULISTÃO
Apesar de ter sido eliminado pela Ponte na fase semifinal e ter chegado em 3ºlugar atrás do Curica e da Ponte, o Palmeiras (32 pontos) somou mais pontos que a Ponte (29) ficou a dois pontos do Curica (44) e ultrapassou o Curica em número de vitórias 11 x 10. Alguém da imprensa disse isto? 

Alguém da mídia disse também que o ataque palmeirense marcou 30 gols e sofreu 12, obtendo o maior saldo do certame (18) contra 11 do campeão Curica? A desgraça palmeirense proveio da derrota para o Curica 0 x 1 no  campo deles, gol de Jô, que tirou a robustez psicológica do grupo.

O PALMEIRAS NO BRASILEIRO
O Palmeiras foi o 2º colocado com 63 pontos, 9 a menos que o campeão, de quem perdeu duas vezes.
O campeão foi ajudado com pênaltis inexistentes em pelo menos 4 jogos. Até gol de mão de Jô validaram.
No duro, no duro, a pontuação do Curica, sem a arbitragem, teria sido parecida com a do Verdão.

Ao contrário do Curica o Palmeiras teve vários penais não marcados e foi o clube entre os maiores contra o qual mais foram marcados penais, entre os existentes e os inexistentes.
Com tudo isso, o Palmeiras, com times mistos escalados pela estupidez de Cuca em vários jogos ganhou 19 vezes e o campeão, 21, justamente os dois jogos em que derrotou o Verdão.

O Palmeiras empatou 9 vezes, justamente 3 vezes menos que o primeiro colocado, tendo sido o time que menos empatou em todo o campeonato. O Grêmio veio em seguida com 8.

O Verdão perdeu 13 vezes, 4 a mais que o 3º, o Santos (9) e 5 a mais que o Curica (8).

O Palmeiras teve o melhor ataque da competição (61) tendo marcado 6 gols a mais que o Grêmio (55) 19 gols a mais que o Santos, o terceiro (42) e 15 a mais que o campeão o Curica (30).

Em matéria de saldo de gols o Palmeiras obteve 16, quatro a menos que o campeão (20) e três a menos que o Grêmio (19). 

Alguém falou desses números favoráveis ao Palmeiras em rádio, Tv, jornal, revista ou com destaque na Internet?

Alguém realçou que o percentual de aproveitamento do Palmeiras foi de 55,2 %, isto é, o segundo do campeonato, a apenas 7,9% do campeão?

COPA DO BRASIL
O Palmeiras perdeu a Copa do Brasil para o campeão, o Cruzeiro apenas no saldo de gols e sem ser derrotado pelo adversário, mostrando, até, no jogo em que foi desclassificado, o 3 x 3, que tinha muito mais time que o adversário.

LIBERTADORES
Alguém realçou o problema vivido pelo Palmeiras no dia do jogo contra o Barcelona de Guayaquil em que Guerra teve de voltar às pressas para o Brasil em decorrência do problema de saúde de um dos filhos?

Alguém disse que o Palmeiras ganhou no tempo normal do time equatoriano (poucos conseguiram) e só perdeu nos pênaltis a sua classificação?

Alguém mencionou que Cuca, estupidamente, poupou desnecessariamente os jogadores tanto na Copa do Brasil como na Libertadores? 

Ou o incentivaram a agir assim?

Ou a mídia o aplaudiu por aquilo que este blog tantas vezes definiu como um tiro no pé?

O palmeirense consciente que, como este autor, leu e refletiu nos números e na campanha deste ano, tem consciência plena de que apesar dos erros, da tríplice desqualificação e da enorme tristeza que todas essas coisas deixaram no coração e na alma da torcida palmeirense, que as críticas que a mídia continua fazendo ao clube em face da campanha de 2017 são indevidas e, em alguns casos, até desproporcionais.

Trata-se de 

"OUTRA PROVA CABAL E DEFINITIVA DE QUE A MAIOR PARTE DA MÍDIA NÃO VALE MESMO O QUE O GATO ENTERRA NO JARDIM!"

ALCIDES DRUMMOND