Observatório Alviverde

15/09/2015

JÁ CHEGA DE O PALMEIRAS RESSUSCITAR MÚMIAS E RECUPERAR TIMES EM CRISE!


 Resultado de imagem para ressuscitar cadaveres

Palmeiras x Flu encontram-se nesta 4ª-feira às 19,30H no Maracanã e abrem a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times, que ainda lutam pelo G4, necessitam, p-r-e-m-e-n-t-e-m-e-n-t-e, da vitória.

Para o Palmeiras, com 38 pontos e 11 vitórias, vencer o garante na 6ª colocação, mas não tem o poder de incluí- lo no G4. 

O Flamengo -ainda que o time da gávea perca para o Coritiba 5ª feira em Brasília- tem 41 pontos e 13 triunfos. 

Se derrotar o Flu, o Palmeiras, no máximo, assumiria o 5º lugar.

Ocorreria, entretanto, só se os bambis perdessem amanhã, para a Chapecoense no Morumbi, o que, convenhamos, é difícil.

Se acontecer essa combinação de resultados, o Verdão não só os alcançaria em pontos (41) e empataria com eles em número de vitórias (12).

Mais do que isso, os ultrapassaria pelo critério do saldo de gols, (14x6) o que já seria um grande passo rumo ao G4.

O Fluminense, adversário do Verdão e 11º colocado no Brasileirão, tem uma campanha ligeiramente inferior à do Palmeiras.

Aliás, pode-se dizer que o time carioca se encontra distanciado do céu e do inferno, em idêntica proporção. Com mais 7 pontos chegaria ao G4 e, com menos 7, entraria no rebolo e estaria no Z4.

Comparação entre as campanhas do Palmeiras e do Flu:

a) O Palmeiras (38 pontos) é o 5º colocado do Brasileiro . 
 O Tricolor carioca (34) é o 11º colocado. 

b) O Palmeiras tem 11 vitórias. O Flu, 10.

c) O Palmeiras empatou 5 vezes. O Flu, 4.

d) O Palmeiras perdeu 9 vezes. O Flu, 11.

e) O Palmeiras marcou 41 gols. O Flu, 26.

f) O Palmeiras sofreu 27 gols. O Flu, 29.

g) O saldo do Palmeiras é de 14 gols. O saldo do Flu é negativo, -3. 

Comparação, das campanhas das duas equipes nas seis primeiras rodadas do returno do Brasileiro:

O Palmeiras perdeu o Galo 1 x 2 fora, ganhou do JEC 3 x 2 em casa perdeu para o Goiás, 0 x 1 fora, empatou com o Curica 3 x 3 em casa, perdeu para o Inter 0 x 1 fora e ganhou do Figueira em casa por 2 x 0. 

Total de 7 pontos ganhos em 6 jogos, com 2 vitórias, 3 derrotas e 1 empate, com um total de 9 gols marcados e 9 sofridos, sem saldo e sem déficit.

O Flu perdeu fora para o JEC 1 x 2, para o Galo, 1 x 2, para o Curica 0 x 2, para o Sport, 0 x 1, tendo empatado com o Coritiba fora de casa em 1 x 1.

Total de 1 ponto ganho e 12 perdidos, com 1 empate e 5 derrotas, com  apenas 3 gols marcados, 8 sofridos e um déficit de 5 gols.

Este é o pior momento do Flu desde o início da temporada, mas há explicações plausíveis para a queda brusca de produção do time carioca.

Aliás, vocês vão notar que o que foi dito na postagem anterior em relação ao Palmeiras, explica, também, a queda e a situação deles na tabela, apesar do elenco de qualidade. 

Aliás, é grande a similaridade entre a situação do time carioca e do Palmeiras. Se não acreditam, raciocinem comigo!

Em pleno Brasileiro, com o time bem e lutando pela classificação, o Flu foi buscar Ronaldinho Gaúcho a peso de ouro. 

Foi uma contratação badalada que incomodou demais o grupo de jogadores do tricolor carioca, na medida em que deflagrou uma situação traumática dentro do elenco, decorrente do descontentamento causado no grupo de jogadores em face dos altos salários do novo companheiro. 
OBS: qualquer semelhança com a contratação de Barrios não é mera coincidência. 

Semana passada os dirigentes do Flu repetiram a situação e após darem ampla divulgação ao fato contrataram o lateral Jonathan, 29, ex Inter de Milão, outro jogador que, presume-se, tenha chegado às Laranjeiras mediante um salário acima da média vigente no Brasil.

Não satisfeito, o vice de futebol carioca, Mário Mattos, digo, Mário Bittencourt, foi à mídia e declarou:

 - É uma filosofia minha e do Fernando (Simone, diretor executivo). Um time de futebol se constrói no ano anterior. Este está sendo um ano difícil, rompemos com patrocinador e perdemos muitos jogadores, mas conseguimos construir uma base para este e para o próximo ano. A gente se programou, com mais de um ano de antecedência, para chegarmos na ponta dos cascos em 2016". 

É por isso que o FLU, da noite para o dia, virou o chamado barril de pólvora, dentro e fora do campo. 

Cada jogador novo que chega, principalmente se seu salário for acima da média dos que compõem o elenco, a crise de ciúmes leva o grupo ao paroxismo da indignação e os bons resultados em campo, não vêm.  

Fora de campo a situação do Fluminense também não tem sido nada boa, em função de sua fanática torcida ter preparado recepções nada amistosas a cada tropeço e chegada da equipe ao Rio. Tem sido uma rotina!

Ocorreu, semana passada no aeroporto, numa dessas "festas de saudação e recepção aos heróis" de Fred receber contra a cabeça o impacto de uma lata de cerveja arremessada por um torcedor. Só não informaram se a lata estava cheia ou vazia!  

Paralelamente aos problemas do elenco, desenrola-se outra novela, que diz respeito à situação do técnico Enderson Moreira.

Dizem as más línguas e confirmam as boas, Moreira estaria sendo fritado pelo elenco e que teria pedido demissão ao final do jogo contra o Sport, mas continua dirigindo o time em razão de um pedido que lhe foi feito pelo diretamente pelo presidente do Flu.

Como se nota, a crise do Fluminense é imensa e intensa e o Palmeiras tem de ter inteligência e ação para tirar proveito desse fator.

Apesar de ter mais time e de ser o favorito do jogo, ainda assim eu tenho as minhas dúvidas e o Palmeiras vai partir para cima de um adversário atordoado, haja vista a propensão e a vocação do Verdão em levantar times em crise e em ressuscitar os cadáveres dos campeonatos!

Tomara que o time vá para campo ciente e consciente da responsabilidade de vencer e saiba tirar proveito, sem dó e nem piedade da aura de derrotismo dos jogadores do Flu e da situação emocional ruim que os domina, nessa que é, repito, a pior fase do time carioca neste Brasileirão.

COMENTE COMENTE COMENTE